‘HAL assumirá total responsabilidade pelos Rafales’, segundo executivo da empresa
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Declaração publicada por jornal indiano foi dada pelo ‘chairman’ da Hindustan Aeronautics Limited, estatal de aviação da Índia que deverá produzir a aeronave sob licença
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Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o jornal indiano “The Indian Express” trouxe importante declaração de T Suvarna Raju ,”chairman” da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), estatal indiana de aviação. Segundo o jornal, o executivo afirmou que a HAL está disposta a assumir total responsabilidade pelos caças Rafale que deverá fabricar, caso o contrato com a empresa francesa de defesa Dassault (fabricante original do avião) seja assinado.
Ainda segundo o jornal, a afirmação do executivo é significativa face o contexto de desacordos entre a Índia e a Dassault sobre quem assumiria a garantia pelos caças Rafale. O programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio, para aquisição de 126 exemplares, no qual a Dassault foi selecionada para negociações exclusivas) envolve a compra de 18 aeronaves diretamente da Dassault, de “prateleira” ou “prontas para voar” (flyaway condition), sendo as restantes manufaturadas sob licença pela HAL.
FONTE: The Indian Express (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Dassault
COLABOROU: Sandro
EDITORES:
Já que o assunto é Índia,
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4628083,00.html
Drones, Hélis, Mísseis, etc ….
Sds
Bem
Acredito que esse era o principal entrave. A dassault exigia da HAL uma infraestrutura pra manter seu padrão de qualidade, a HAL não queria investir aquele montante todo na linha, e por sua vez queria que a dassault assumisse a garantia das aeronaves. Espero que feche, pois esse contrato salva os deltas franceses “bastardos”, uma escola de engenharia interessante.
Muito vago, há contratos e contratos.
A HAL assumir essa tecnologia ?
Inclusive aqueles que não aparecem.
Contrato Caracu !
É. Acredito que enfim vão fazer o investimento na linha de montagem e contratar alguns engenheiros da dassault para a produção dos primeiros aviões. Vão ter que assumir o risco se finalmente assinarem o contrato, mas pelo visto, é isso ou compra de prateleira dos Su-30 (li em algum lugar que uma parte dos Su-30 tinha sido montada na india, mas se fosse o caso, não precisaria de uma compra na Sukhoi, e sim uma extensão da licença de construção). Enfim, precisam das aeronaves, os cronogramas estão atrasados e o Tejas não ganha certificação nunca. A propósito, o FC-1 parece… Read more »
Agora acredito que sai.
2015 pode ser o ano dos Rafales…
[]’s
A pergunta é: o governo indiano se dá por satisfeito com a garantia da HAL? Ou ele sabe que bela bomba é essa empresa e não quer correr o risco de ter a maioria da frota composta por Rafales downgraded?
Enfim alguém abriu as pernas e dessa vez foram os indianos.
Uma lástima.
É parte do RfP, ao qual os franceses concordaram em atender ao participarem da concorrência MRCA, então terão sim forçosamente que garantir a capacitação da HAL em a partir da ToT, fabricar as células de Le Jaca, nas Índia.
Senta e chora!!!
Vader
Aparentemente a compra do Rafale pelo Egito, mudou a postura da India, concorda?
Mauricio
Com certeza os franceses tem obrigação de capacitar a HAL, se existe TOT no contrato, não há duvidas, mas uma coisa é garantir a capacitação, e outra coisa é garantir o produto final, feito por outra empresa(ou montado em grande parte).
Abs a todos
Prezados, Desde que o almirante Rickover comandou certificação do programa polaris, garantir a qualidade de um produto significa realizar uma série de atividades objetivas. Muito simplificadamente, isto significa receber detalhes do projeto, qualidade de materias primas, e,tc, Com base nestas informações, pode-se preparar um extenso programa de inspeções e ensaios (entre outras atividades) a serem realizadas pelo cliente e confirmar se o produto está conforme. Enfim, no caso garantir que a Hal vá fabricar componentes/ montar Rafales significa que a Dassault deveria liberar aos inspetores indianos não só o seu projeto como também permitir inspeções na França e enviar supervisores… Read more »
Como a passionalidade ainda domina alguns debates. Amigos, virem a página, o F-X2 já acabou. O ódio ou o amor porque é o Rafale, ou por ser francês, ainda domina o coração e mente de alguns. Rsrsrs Na minha opinião, o Rafale é, senão o melhor, um dos cabeças como o melhor caça de 4a geração do planeta (essa coisa de 4++++, 4+/-, 4-1/2, etc….. é coisa de marketing), ponto. Um ótimo caça médio que se cumpre ao que se propõe. O resto são pendengas contratuais como aconteceria com qualquer outro projeto envolvendo bilhões de dólares, ainda mais envolvendo negociadores… Read more »