Vídeo: acidente com ATR da TransAsia
Um avião da companhia TransAsia bateu em uma ponte e caiu em um rio na capital de Taiwan, Taipé, nesta quarta-feira (4), deixando ao menos 23 mortos. A aeronave levava 58 pessoas a bordo.
O avião modelo ATR-72 havia acabado de decolar do aeroporto Taipei Songshan e estava indo para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China, segundo a agência de notícias oficial de Taiwan.
Equipes de resgate cortaram a fuselagem e tentam resgatar cerca de 20 pessoas que permanecem na aeronave. Os outros passageiros, entre eles uma criança, foram levados para o hospital – segundo as autoridades de Taiwan, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.
“Nunca vi nada assim. Isso é inédito”, disse um voluntário da equipe de resgate.
As imagens do acidente, postadas em redes sociais e aparentemente filmadas de dentro de carros, mostram a aeronave passando entre prédios, “esbarrando” na ponte e caindo no rio Jilong.
O piloto do avião enviou três mensagens para a torre de controle indicando situação de extremo perigo pouco após decolar, informou a Administração de Aviação Civil de Twaian, que já iniciou uma investigação sobre as causas do acidente.
O local do acidente está a apenas 5 km da pista de decolagem, segundo a agência taiuanesa CNA.
O bimotor turboélice ATR-72, de fabricação franco-italiana, foi construído em abril do ano passado e tinha passado por sua última revisão em 26 de janeiro, segundo confirmou um representante da Aviação Civil Aeronáutica da ilha.
Em julho do ano passado, 48 pessoas morreram quando um avião da TransAsia caiu durante uma tempestade no arquipélago taiwanês de Penghu. Autoridades dizem que o acidente aconteceu por erro do piloto. (Com BBC e agências internacionais)
FONTE: UOL
NOTA DO EDITOR: não é costume do blog divulgar acidentes com aeronaves civis, mas neste caso trata-se dum vídeo fora do comum.
Espetaculares as imagens apesar do terror.
Parece ter perdido potência em ambas as turbinas e vinha em voo planado. Se não houvesse a ponte (e outros obstáculos) talvez tivesse conseguido uma amerrissagem segura.
O avião estolou ?
Há uma imagem de frente passando na CNN, aparentemente perda de sustentabilidade e inclina para a esquerda.
Cel Rinaldo Nery creio poder dar uma impressão melhor, ATR 72 (600 ?), ele é comandante e instrutor.
Lamento pelas perdas de vidas, meus sentimentos aos familiares.
Caraaaaamba!!!
A ponta da asa do avião chegou a bater no carro da frente, PQP!!!
Esse acidente poderia ter sido muito pior!
Assistam ao novo vídeo, dá para ver que o avião estolou.
Estava tentando pousar na água talvéz?
E não conseguiu pousar de bariga no rio, nossa.
Lamentavél. 🙁
Incrível mesmo. Sim, parece ter entrado em stall.
Sentimentos aos familiares das vítimas.
Parece estava sem potencia ,caiu d asa e dai sem altitude para recuperação um abraço
https://www.facebook.com/video.php?v=10153135759428128&set=vb.8304333127&type=2&theater
Incrível video. Parece mesmo que entrou em stall.
Sentimentos às famílias das vítimas.
Fico pensando na situação do piloto, sem motores, com a ponte se aproximando. Salvou as vidas que pode.
Ps: Galante, você viu as notícias sobre a trágica morte do piloto jordaniano?
Vi sim, Clésio, lamentável e repugnante. Não vamos publicar porque seria fazer propaganda para o terror.
Difícil julgar só pelas imagens. Mas a aeronave voa bem na condição monomotor. Treina-se exaustivamente falha do motor na V1 durante a decolagem, em simulador. O avião é controlável, mas o piloto tem que ter uma mínima habilidade.
Coisa que os pilotos chineses não tem. Afirmação feita por vários companheiros da Azul que voaram em companhias chinesas, inclusive nessa do acidente.
A postagem é minha, não sei porquê saiu “Anônimo” ?
“Anônimo
4 de fevereiro de 2015 at 10:38 #”
Kojak
O avião estolou ?
Há uma imagem de frente passando na CNN, aparentemente perda de sustentabilidade e inclina para a esquerda.
Cel Rinaldo Nery creio poder dar uma impressão melhor, ATR 72 (600 ?), ele é comandante e instrutor.
Lamento pelas perdas de vidas, meus sentimentos aos familiares.
Ok, apoiado.
“rinaldo nery
4 de fevereiro de 2015 at 13:25 #”
Caro Cel, comandante e instrutor.
Acrescento que tem muitas aeronaves ATR mundo afora e o índice de acidentes é baixíssimo, praticamente não se houve falar.
Voei inúmeras vezes como pax e transmite uma segurança impar.
Abraços
Pois então. Tem que manter a V2, ou acima, e calçar o pé do motor bom pra manter a reta. Se desesperar e puxar o manche estola mesmo. Pra isso existe o treinamento em simulador. Qual deve ter sido o desempenho do piloto nesse quesito?
Mas Rinaldo, ele parece afundar muito rápido. Se uma turbina estivesse boa e a pleno a aeronave não seria capaz de se manter em subida, ainda que com baixíssima razão?
Parece que estolou mesmo. O pitch estava muito alto.
A asa esquerda, que bateu no asfalto, parecia estar com seu motor inerte.
Tenho a impressão que o avião já aparece “de nariz alto” enquanto está em cima dos prédios. Parece que o aviador estava tentando “esticar o planeio”. A respeito: “Ainda teve a calma, o INSTRUTOR77, de organizar um programa de alimentação tal que eu não reagisse mais às manobras horizontais. De Maurício aprendi as duas máximas mais importantes da aviação. NUNCA DESISTA DO CONTROLE DE SEU AVIÃO e EM PANE DE DECOLAGEM, NUNCA VOLTE PARA O CAMPO DE ONDE SAIU. Os que o fizeram – audazes – deram azo ao ditado: Há velhos aviadores e há aviadores audazes; não há velhos… Read more »
Olha “mais feio que tombo com a mão no bolso”, estava ouvindo na rádio Gaúcha pela manhã que ainda teve 26 sobreviventes.
Abraços.
Caixas-pretas revelam que turbinas de avião de Taiwan falharam
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2015/02/06/caixas-pretas-revelam-que-turbinas-de-aviao-de-taiwan-falharam.htm
A Rinaldo Nery:
Meu amigo.
Nunca vi e não tenho o Manual deste avião. Tenho antecedente histórico com um C-95 decolado de SBSP, caiu na Av. Bandeirantes, q
Erro de transmissão; continuando:
quando o motor ruim (que era o master) puxou o bom (escravo). Perda total.
Certamente este avião tem sincronizador. Decola ligado?
Amigos,
Ontem comentaram que os dois motores estavam sem potência.
Hoje apareceu o motivo. Em vez de cortar (desligar) o motor em pane, os pilotos erroneamente cortaram o motor bom.
Não é um erro tão raro assim, infelizmente.
http://edition.cnn.com/videos/us/2015/02/06/lead-dnt-marsh-transasia-plane-crash-taiwan.cnn
Abraços,
Justin
Amigos,
Um pouco fora do tópico, também há comentários de que procedimentos inesperados dos pilotos podem ter contribuido para o acidente com o A-320 da AirAsia.
http://www.nzherald.co.nz/air-accidents/news/article.cfm?c_id=665&objectid=11395534
Abraços,
Justin
Cel Franco, o ATR72-600 tem sincronizador automático, e está sempre ligado. Interruptor de sincronismo é coisa do passado. Conforme disse o Justin, foi confirmado o corte indevido do motor bom. A Azul já emitiu um alerta de safety sobre o ocorrido. Isso vem ao encontro do que postei anteriormente, a falta de habilidade dos pilotos chineses. No 600 há vários alertas pra evitar a ocorrencia. Mas quanto pior o piloto, mais desesperado fica nas emergencias, e acaba fazendo m… O exemplo do A-320 informado pelo Justin corrobora a tese. Quando forem voar em companhia chinesa. verifiquem se o piloto é… Read more »
Amigos,
Vejam interessante video oficial que reproduz o acidente do Air France 447.
http://www.youtube.com/watch?v=DpZzwcDyaDY#t=405
Abraços,
Justin
Houve pane em um dos motores, o piloto ao desligar o motor com defeito ele acabou erroneamente desligando o outro motor que estava em pleno funcionamento, acabou ficando sem os 2, apesar de tudo ele teve pericia e decisão certa desviando dos predios, se não tivesse estolado ele teria conseguido pousar na água, seria um belo desfecho.