Embraer se aproxima de primeiro voo-teste de novo avião militar, segundo blog de aviação
A notícia é do blog ‘Todos a Bordo’, do UOL
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Fontes próximas à Embraer confirmaram ao Todos a Bordo que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento.
De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menor custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais.
O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis –o novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão.
O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).
O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que comissionou a Embraer em 2009 para desenvolver a aeronave. Parcerias industriais com Argentina, Portugal e República Tcheca também foram firmadas, dando à aeronave um caráter multinacional.
O programa encontra-se no fim da fase de testes que antecedem o primeiro voo, após o qual se inicia o estágio de certificação da aeronave.
A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016, com 28 encomendas da FAB e outras 32 opções de compra dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.
Confira aqui a ficha técnica do KC-390:
- Fabricante: Embraer S.A.
- Envergadura: 35,05 m
- Comprimento: 35,20 m
- Altura: 11,84 m
- Velocidade máxima de cruzeiro: 470 nós (870 km/h)
- Altitude máxima: 36.000 pés (11.000 m)
- Alcance (c/ 23 toneladas de carga): 1.380 milhas náuticas (2.556 km)
FONTE: Todos a Bordo / UOL
IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer
COLABOROU: Ronaldo
Ora viva!
Contagem regressiva…
“Contagem regressiva…”
A aeronave está pronta desde o dia vinte passado.
A contagem deve estar em menos 80.544, menos 80.545, menos 80.546, menos 80.547 e contando…
“De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”.
Os ajustes técnicos são abastecimento e inspeção pré voo.
Os acertos políticos é basicamente a liberação de aeronavegabilidade da aeronave por parte da Anac.
E o marketing é nenhuma coisa, já que a empresa não tem o abito de divulgar qualquer coisa.
Pelo que se diz em outros sites, o voo inaugural ainda não ocorreu por causa da demora em ter a liberação por parte da ANAC………
Aposto como o Poder Aéreo vai quebrar o recorde de acessos diários e talvez tb de comentários no dia que o voo acontecer…………
Abraços.
Marcos,
o que gera tanta burocracia pra liberar isso? vc saberia explicar pra gente?
sds
GC
Galeão Cumbica
P: “O que gera tanta burocracia pra liberar isso?”
R: Burocracia!!!!
Na pratica ninguém tem uma resposta pra nossa burocracia! só sabemos que ela existe!
sds
GC
Marcos 31 de janeiro de 2015 at 11:10 #
Cara, você é especialista no assunto?
Especialista? Eu?
No, no, no… Só piloto!
E bem informado.
Agenda da Tia Eny, ela vai querer faturar essa ……….
Off topic
https://www.facebook.com/AfsocOfficial/photos/a.464225111302.255293.331525386302/10153064012081303/?type=1&theater
Off topic II
https://www.facebook.com/IsraeliAirForce.EN/photos/a.247957101913936.56748.234494436593536/871727239536916/?type=1&theater
Ajuste fino, normal !
Almocei ontem com um piloto de provas da EMBRAER, antigo, e o mesmo me disse que faltam muitas coisas. Não especificou. Talvez o Marcos esteja certo.
Disse que é uma aeronave bem complexa, e a EMBRAER está enfrentando algumas dificuldades com a integração da avionica.
Há uma estrada vicinal próxima a Embraer-G.Peixoto de onde é possível observar a pista. Ao menos era possivel anos atrás. Se a vizinhança souber da data do voo o local ficará cheio.
“Rinaldo Nery
31 de janeiro de 2015 at 21:32 #”
Pronto, informação do meio.
Normal,
não é um “paulistinha”, (rs)
Off topic
https://www.facebook.com/WarbirdsNews/photos/a.488004567927870.105732.488000687928258/1024344137627241/?type=1&theater
Muito interessante, off topic
http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/investigan-uso-drones-para-transporte-organos-para-trasplantes-coruna/2971544/?ext=SM_FB_TELEDIARIO
Ha informações sobre um provável incêndio no protótipo quando fazia testes e arremetidas no solo. Seria o real motivo do atraso.
Penso que essa Demora se deve à complexidade da aeronave. Normal.
off topic
Rússia convida Brasil, juntamente com os demais países dos Brics, para construir uma estação espacial.
Agora vai. Ninguém segura esse país. Depois a gente já tem o foguete e o submarino nuclear para ir ao espaço.
rsrsrs deve ser muito Carimbo e em muitas Vias… 🙁
Grande Abraço
“Universal
1 de fevereiro de 2015 at 9:31 #
Ha informações sobre um provável incêndio no protótipo quando fazia testes e arremetidas no solo. Seria o real motivo do atraso.”
Ok, qual a fonte ??
Sds
Como assim testes de arremetida se o prototipo nem decolou ainda??????????????????????????
Kojak: Fonte interna e sua identidade não será informada.
Joner: Arremetidas, no caso, aceleração e frenagem forte na pista. Super aquecimento nos freios seria a provável causa do suposto incêndio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
Uma grande conquista para a Embraer e para a FAB.
Ansiedade é grande para a decolagem do nosso KC 390
Tá certo que a Embraer fez de tudo para não ter que Reinventar a Roda, e eu até concordo, pelo que foi liberado do projeto, que eles foram bem sucedidos, no projeto.
Mas como sempre, O KC-390 não é qualquer Rodinha não… e para fazer essa roda girar redondinha, vai dar trabalho… é a coisa mais complexa que a Embraer jamais se meteu e não se iludam, essa campanha de testes e certificações será loooonga.
Grande Abraço.
É preciso que alguém que entenda do assunto diga algo, pois em testes de grandes aeronaves é COMUM incendio no sistema dos freios nas rodas, até com incendio nos pneus.
Pois busca-se exatamente o limite em que será possivél operar, então é preciso tomar cuidado com a informação, um leigo vai ver um incendio na aeronave, técnicos envolvidos nos testes vão dizer: Precisamos liberar os freios antes no proximo teste. 🙂
Incêndio ?
http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/
(rs)