Acidente na Base Aérea de Albacete, na Espanha: nove mortos franceses e dois gregos
Na manobra de decolagem, F-16 grego caiu sobre aeronaves sendo preparadas para missões de treinamento da OTAN, do programa de liderança tática – TLP
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A Força Aérea Espanhola divulgou nota atualizada sobre acidente com caça F-16 grego ocorrido segunda-feira, 26 de janeiro, na Base Aérea de Albacete. Naquela tarde, durante a manobra de decolagem o jato da Força Aérea Grega caiu sobre a área de estacionamento, onde estavam outras aeronaves e pessoal. Os aviões e os militares estão em Albacete para a primeira edição do programa de liderança tática (Tactical Leadership Programme – TLP) da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 2015.
Segundo a nota, um dos militares franceses que ingressaram à noite no hospital madrilenho La Paz, François Combourie, faleceu devido às graves queimaduras sofridas no acidente. Dentre os demais feridos, três franceses e um italiano permanecem naquele hospital, em estado grave, porém estável. Outros dois militares franceses se encontram em estado grave, com evolução favorável, no hospital de Albacete. Já no hospital de Hellín, estão cinco militares italianos que foram intoxicados por hidrazina, à espera de receber alta. Por último, na própria base aérea se encontram três italianos com ferimentos leves e em observação.
Com o falecimento do militar francês, o acidente passou a somar onze mortos: dois gregos e nove franceses. O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, visitou o hospital de La Paz, e é esperado em Madri o ministro da Defesa da França, Jean Yves Le Drian.
FONTE: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
FOTOS: AP, via G1
NOTA DO EDITOR: a Força Aérea Francesa, a Força Aérea Italiana e a OTAN também divulgaram notas lamentando o acidente (clique nos links para acessar). Deixamos aqui nossos pêsames para os familiares e amigos das vítimas.
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Acidente terrível.
Talvez o pior envolvendo caças, que eu me lembro.
[]’s
Nick, esquecestes daquele envolvendo o Flechee tricolori em Ramstein
Segundo o Le Monde, o F-16 grego perdeu potência na decolagem e caiu sobre cinco aviões no solo, dois deles Mirage 2000D e dois Alphajet. Na queda, matou no solo um piloto, um navegador e seis mecânicos franceses (creio que esse trecho final ainda não tinha sido atualizado com a nona morte francesa que já haviam atualizado no título). http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/01/26/dix-morts-dans-le-crash-d-un-avion-de-chasse-grec-en-espagne_4563876_3214.html Alguns trechos: Onze morts dont neuf Français lors du crash d’un avion de chasse en Espagne L’accident s’est produit vers 15 heures, lors d’un entraînement sur la base aérienne de Los Llanos dans la province d’Albacete, située à environ 250… Read more »
Já sobre aeronaves, o Ministério da Defesa da Espanha divulgou nota sobre quais foram envolvidas no acidente:
2 AMX Italianos.
2 Alfa Jet franceses.
1 Mirage 2000 francés.
1 F-16 griego, origen del accidente.
http://www.defensa.gob.es/gabinete/notasPrensa/2015/01/DGC-150126-accidente-albacete-f-16.html
Pergunta absolutamente leiga: é normal manter aviões estacionados em alinhamento com a pista de onde decolam outras aeronaves?
Pangloss, Em bases militares, é comum que existam áreas de estacionamento / hangaretes etc localizados o mais próximo possível da pista (embora normalmente separadas desta pelas pistas de táxi) para que as aeronaves de alerta decolem rapidamente, ou mesmo várias aeronaves que formem um pacote de missão. No caso de Albacete, parece haver duas pequenas áreas de estacionamento de aviões prontos para decolagem em missão, próximas a cada cabeceira, como se pode ver na imagem do googlemaps abaixo: https://www.google.com.br/maps/@38.9501258,-1.8603534,2498m/data=!3m1!1e3 Porém, é preciso ter informações precisas antes de fazer qualquer suposição. Afinal, vê-se também uma área de estacionamento maior contígua aos… Read more »
#RIP.
A noticia diz que foi durante a decolagem, a questão fica com a manobra feita pelo F-16 grego neste processo. Tal manobra agravou o acidente?
Minhas condolências!
Vai saber como anda a manutenção dos F-16 gregos…
A Força Aérea Francesa divulgou há pouco uma nota com fotos sobre a bandeira da França, homenageando os nove militares franceses mortos, incluindo links em pdf para seus currículos na força.
http://www.defense.gouv.fr/air/actus-air/in-memoriam
Também divulgou uma nota do comandante (chefe do estado-maior) da Força Aérea Francesa, general Denis Mercier, lamentando o acidente em Albacete:
http://www.defense.gouv.fr/air/actus-air/accident-aerien-a-albacete-message-du-cemaa
Uma grande perda de material humano e bélico. Triste!!!
Lámentavel , fica a pergunta no ar sobre a manutenção do f-16 grego .
Não acho que os gregos sejam displicentes com manutenção Vespão! Aliás, até onde sei é em virtude das tensões com a Turquia os padrões ali são bem elevados.
HMS Tireless, obrigado pelo aviso. Já está no ar, a partir de nota da FAB sobre o assunto.
Nunão,
acho que o acidente ocorreu mesmo na grande área de estacionamento localizada entre as edificações da Base e as pistas de taxi.
segue uma foto do “spotters day” realizado em 2012 com os caças nessa área e pode-se ver ao fundo parte dois grandes hangares da base ao fundo.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/03/Mirage-2000D-franc%C3%AAs-e-Harriers-no-TLP-2012-foto-For%C3%A7a-A%C3%A9rea-Espanhola.jpg
Uma tragédia o ocorrido, ainda mais que eventos como esse são tb uma grande confraternização entre as forças.
Grande Abraço.
Aos que estão questionando a manutenção grega, ela pode estar dentro do padrão e ainda assim pode ocorrer acidentes.
Por exemplo, a USAF perdeu 2 F-16 e 1 F-15 ano passado, e isso é só o que me vem à cabeça agora. Eu vi vários acidentes que não foram noticiados pelo Poder Aéreo. Esse provavelmente só ganhou às manchetes por causa das numerosas perdas humanas.
Já se a aeronave de não fosse de procedência americana já estariam questionando a qualidade da mesma…
Clésio,
Não temos por hábito, de fato, dedicar posts e mais posts a respeito de acidentes aeronáuticos como outros sites fazem (mas publicamos eventualmente notícias a respeito conforme achamos pertinente, envolvendo aeronaves militares de procedências as mais diversas, americanas, francesas, russas, indianas, brasileiras etc).
Porém, no caso do acidente em Albacete, não está aqui somente por causa das numerosas perdas humanas. Mesmo que fosse menos trágico, publicaríamos de qualquer forma, pois se trata de treinamento (TLP) que costumamos abordar praticamente todos os anos, com fotos e informações.
uma tragédia, e da forma mais temida por pilotos e tripulates. A perda de potência na decolagem é a pior situação que existe. E sobre o argumento acima de que a manobra do F-16 poderia ter piorado as coisas, não acredito. Com o caça stolando a poucos metros do solo já era, é quase impossível ejetar e sobreviver, pois uma das asas perde a sustentação e os controles não atuam, não tem fluxo de ar suficiente passando por eles, o F-16 deve ter entrado em um voo invertido e mergulhado, se o piloto percebeu e ejetou antes do stol, passou,… Read more »
Joner
Caro colega, no link abaixo que o nosso amigo Justin Case postou há uma testemunha narrando o ocorrido:
http://www.rtve.es/noticias/20150126/dos-muertos-10-heridos-estrellarse-16-griego-base-aerea-albacete/1087380
Sim Kojak, pouca velocidade e baixa altitude não deixam opções para o piloto. Se o F-16 virou para a direita é por que foi a asa que perdeu sustentação primeiro, nessa situação não adianta cabrar o mache ou virar para a esquerda, pois os controles atuam quase que aos cem por cento, mas como não existe fluxo de ar passando por eles, quase nada acontece. Em altitudes elevadas, aproveita-se o voo invertido, baixa-se o nariz para ganhar velocidade, nivela-se a aeronave e PROCEDE-SE DESESPERADAMENTE com os procedimentos de partida do motor, mas….. Há uns 10 metros do solo e +-… Read more »
Amigos, Lembro-me de um acidente de Xavante na decolagem em Fortaleza. O avião caiu a uns 200 metros à esquerda da pista, no meio de seu comprimento. O piloto ejetou baixo e só se safou porque seu paraquedas parcialmente aberto foi engatando nos arbustos e desacelerando. Pode não estar precisa a descrição, mas o cenário foi aproximadamente esse. É interessante que, neste caso do F-16, os pilotos não tenham tentado ejetar. Quando há falha mecânica normalmente os pilotos não hesitam em abandonar a aeronave. Já quando eles são culpados pela situação crítica, é comum que tentem “salvar” a aeronave e… Read more »
Segundo informes, o saldo da tragédia em aeronaves foi:
-1 F-16 D grego;
– 2 Rafale D franceses (ADLA);
– 2 Mirage 2000 (D ou -5, não ficou claro ainda);
– 2 Alpha-Jet (ADLA);
– 2 AMX italianos.
A França de longe levou a maior parte do prejú, tanto material como pessoal.
Lamentável.
Vader, vale lembrar que não existe Rafale D.
Você tem o link de onde tirou esse dado?
Informe do MD da Espanha (link em comentário mais acima) fala em 2 AMX italianos, 2 Alphajets franceses, 1 Mirage 2000 francês, além do F-16 grego que ocasionou o acidente.
Além disso, nota anterior ao acidente (matéria publicada aqui) indicava que dois caças Rafale participavam do TLP, e a foto que abre esta matéria aqui (acima), mostra um Rafale fora da área atingida, junto a outras aeronaves que não constam da relação das sinistradas.
Aqui tem a foto do alto da matéria, em tamanho maior. Há um Rafale aparentemente bem fora da área atingida, próximo a jatos F-15, Tornado e F-16.
http://ep00.epimg.net/elpais/imagenes/2015/01/26/album/1422291075_137549_1422308386_album_normal.jpg
O Rafale ao fundo parece que tem uma parte escura na deriva, ou é sombra da fumaça?
Se aviam apenas dois Rafales nestes exercicíos, um é possível afirmar que não foi atingido.
Tem razão Nunão, eu que me atrapalhei e confundi o Mirage-D com o Rafale.
Mas consta (informes) que os dois Rafale que participavam do exercício foram atingidos, não se sabe em que grau.
A se confirmar é uma perda catastrófica para o AdLA, já que já existem tão poucos Rafale. Sem falar nos custos… 😉
Só não confundir a deriva do Tornado com a de outro. Ela geralmente está chamuscada, mas é devido ao reverso que ele utiliza.
No 2000D que aparece logo depois do Rafale na foto do Nunão realmente parece que ele esta com a deriva chamuscada.
Vamos esperar mais fotos.
Grande Abraço.
Amigos,
Eu tinha achado estranho os pilotos não tentarem ejetar.
Pelo que noticia o jornal espanhol El País, não foi bem assim.
http://politica.elpais.com/politica/2015/01/29/actualidad/1422539377_302244.html
Abraços,
Justin