IAI e FAB negociam contrato para 767 tanker
Acordo deverá ser retomado nos próximos meses
A IAI (Israel Aerospace Industries) e a Força Aérea Brasileira reiniciaram as negociações para o contrato de aquisição de três Boeing 767-300ER, que serão convertidos em reabastecedores.
O contrato inicial entre a IAI e a FAB foi assinado no início de 2014, mas teve de ser paralisado devido as eleições presidenciais em outubro. Atualmente as partes devem formalizar os detalhes contratuais, que inclui o plano de conversão. Inicialmente o projeto prevê que o primeiro exemplar seja convertido em Israel e os dois restantes no Brasil, pela TAP Manutenção e Engenharia Brasil, em Porto Alegre, RS.
A TAP, anteriormente Varig Engenharia e Manutenção, realizou em meados de 2005 algumas conversões do Boeing 767 em parceria com a IAI.
A chegada dos 767 Tanker são fundamentais para a FAB reestabelecer sua capacidade de transporte estratégico e de reabastecimento em voo com aeronave a jato, que foi temporariamente paralisado devido a aposentadoria do KC-137.
De acordo com os requisitos formulados pela FAB, o aviões serão convertidos a partir de células usadas do Boeing 767-300ER devendo realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica.
A IAI possui ampla experiência na conversão do Boeing 767 de passageiros na versão cargueira, mas atualmente produziu um único 767 reabastecedor, vendido a Colômbia. O projeto israelense batizado de 767 MMTT (Multi-Mission Tanker-Transport) é considerado um dos mais modernos e flexíveis da categoria, permitindo uma série de configurações, incluindo a instalação de pods de reabastecimento, boom de reabastecimento aéreo, ou ambos. Além de uma série de opções de layout interno.
FONTE: UOL, via Notimp
IMAGENS: IAI (em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- KC-X2: comissão da Câmara aprova emenda de 30 milhões para compra de avião-tanque
- KC-X2: ‘encontrar 767 usados no mercado é fácil’
- ‘Habemus’ KC-X2: FAB seleciona proposta da IAI para novo avião-tanque
- Campanha dos Projetos Estratégicos da FAB: onde está o A-1M?
- A conversão de um Boeing 767 comercial em avião de reabastecimento em voo
- Contrato de 12 aviões A330 MRTT para a Força Aérea Francesa
- Fanning: tudo certo com o programa do KC-46
- Não é só o time da Colômbia que está no Brasil
- Caças Rafale e Mirage franceses testaram REVO com A310 MRTT alemão
- Novos aviões-tanque terão envolvimento de indústrias brasileiras, segundo IAI
- GAO: preço do KC-46 baixou
- Cingapura divulga escolha do MRTT pelo Twitter
- Boeing e USAF realizam com sucesso primeiro teste de voo do avião tanque KC-46
- Exercício aéreo expõe limitação da FAB
- Spirit AeroSystems apresenta seção da fuselagem do primeiro KC-46
- Pela primeira vez, Brasil e Colômbia juntos em voos de reabastecimento
- Reuters: custo do programa KC-46A está US$ 1 bi acima do previsto
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- KC-46A batizado com o nome de ‘Pegasus’
- Boeing começa a montar quarto e último KC-46 de teste
- Começou a construção do primeiro KC-46 da Força Aérea dos EUA
- Aposentadoria do KC-137 marca aniversário do Esquadrão Corsário
- Tripulações sauditas do A330 MRTT já treinam na Espanha
- IAI entra no capital de brasileiras para disputar projetos estratégicos