Primeiro voo do KC-390 deve ocorrer na próxima semana
A Embraer planeja fazer o primeiro voo do jato de transporte KC-390 na próxima semana, informou o gerente do projeto na Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), coronel Sergio Henrique da Silva Carneiro. “Pela nossa programação está tudo certo para que o voo aconteça a partir do dia 19”, disse.
Segundo Carneiro, até no máximo o início da próxima semana a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) deverá emitir o certificado que autoriza a Embraer a realizar o voo com a aeronave. “Trata-se de um procedimento padrão onde a autoridade certificadora verifica se todos os ensaios, procedimentos de segurança e documentação técnica para o voo foram feitos e cumpridos de acordo com o previsto”, afirmou.
Com relação ao problema identificado no motor durante um teste no fim de dezembro, Carneiro disse que o equipamento foi substituído e encaminhado para manutenção. “O problema com o motor não impediria o voo. Está tudo caminhando bem e dentro do cronograma.”
O gerente do KC-390 comentou que mais de 300 pessoas, entre técnicos, engenheiros e representantes das empresas parceiras dos principais sistemas da aeronave estão envolvidas no primeiro voo da aeronave, a maior já desenvolvida pela indústria aeronáutica brasileira. Todas as atividades estão sendo realizadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O local concentra a produção das aeronaves de defesa da empresa.
Carneiro informou ainda que a FAB continua trabalhando para fechar os acordos de “offset” relacionados ao KC-390. O objetivo é exigir desses parceiros contrapartidas tecnológicas e de cooperação industrial em função da participação deles no projeto. Todos os “offsets” serão revertidos em benefício das empresas do setor aeroespacial brasileiro.
De acordo com o coronel Carneiro, já foram assinados três contratos de offset com as empresas Rockwell Collins, BAE e Rohde-Schwarz. Um deles está em vias de ser assinado com a Thales e dois em negociação avançada com a Cobham e Goodrich. “São offsets relacionados aos sistemas de propulsão, comandos de voo, aviônica, manuseio e lançamento de carga e sistema de missão”, explicou.
A FAB também negocia com as empresas DRS, Eaton, Hamilton-Sundstrand, Safram / Sagem, Selex-Galileo e Rafael. “O grande offset, no entanto será na área de motores e está sendo discutido com a International Aero Engines (IAE)”, afirmou Carneiro.
FONTE: Valor Econômico, via Notimp (reportagem de Virgínia Silveira)
Que venha o primeiro voo deste belo avião que nos levará a outro patamar na industria aeronautica.
Sds.
Os acordos de off set divulgados parecem ser bem interessantes.Em particular com a IAE que por envolver as turbinas deveria ser muito bem estudado e consolidado, de forma a garantir ao Brasil pelo menos condições para efetuar manutenções avançadas e talvez, por que não, produzir alguns componentes no país.
Os três últimos parágrafos do artigo mostram a FAB em franca atividade privada negociando, coisa que, no meu entender deveria ser feita não pela Força, mas via atividade privada.
Não entendi.
Aldo, entendo que a FAB tenha participação obrigatória devido ao (provavel) teor do contrato de desenvolvimento assinado com a Embraer. De qq modo, acho que a FAB (e o EB/MB) é uma exceção exemplar pois a Embraer tem muito a ganhar; e vice versa. Pena que isto não possa ser falado a respeito de outras áreas do estado brasileiro.
Aldo,
No meu entendimento, se o offset é em benefício da FAB (e de organizações a ela ligadas e empresas por elas escolhidas), quem tem que negociar o que quer e como quer é a própria FAB.
A propriedade intelectual do KC-390 é da FAB, como a Embraer já deixou claro quando da apresentação do protótipo do avião.
http://www.aereo.jor.br/2014/10/22/prototipos-se-somarao-aos-kc-390-encomendados-pela-fab-para-uma-frota-total-de-30-avioes/
rommelque e Nunão, gracias pelas explicações.
Quem será o paquera neste voo histórico?????????
Faz tempo que não vejo informações sobre aquele Hunter de propriedade da Embraer…………..
Abraços.
rommelqe 15 de janeiro de 2015 at 12:47 #
Realmente, qualquer ação que contribua para conhecimento sobre motores/turbinas deve ser muito bem-vinda.
Quem sabe, um dia, uma “intelligentzia” nacional se empenhe em iniciar um centro de pesquisa e desenvolvimento de motores/turbinas aqui no país.
Ótima noticia.
Ótimas noticias sobre os acordos.
Agora é cruzar os dedos e a FAB manter as 29 células, agir com contrário pode comprometer as vendas externas ? Ou pode até ajudar (rapidez), veremos !
Rogo tudo de bom para esse vetor, para FAB e para a EMBRAER.
Hoje, 19 de janeiro, o KC-390 está pronto para o primeiro voo. Agira só depende da Anarc.