Legacy 500

Colônia, Alemanha, 16 de dezembro de 2014 – O jato executivo Legacy 500 da Embraer recebeu hoje a certificação da EASA (European Aviation Safety Agency) durante uma cerimônia realizada na sede da entidade, em Colônia, na Alemanha. Esta autorização permite o inicio das operações da aeronave nos países membros da União Européia e em países associados.

“A certificação da EASA é um resultado muito importante para o Legacy 500, que está introduzindo tecnologias avançadas e padrão superior de conforto na catergoria midsize”, disse Marco Túlio Pellegrini, Presidente da Embraer Aviação Executiva. “A aprovação desta aeronave revolucionária atesta o nosso comprometimento com a entrega de verdadeira inovação ao mercado”.

“Este certificado demonstra o excelente desempenho de segurança das aeronaves da Embraer e do espírito de cooperação existente entre a EASA, a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) e a Embraer, fazendo pleno uso do Acordo Bilateral de Segurança da Aviação entre a União Européia e o Brasil”, disse Norbert Lohl, Diretor de Certificação da EASA. “Foi a Embraer que recebeu o primeiro certificado de homologação de tipo da EASA para aeronaves de transporte em 2004 e estão recebendo agora, 10 anos mais tarde, outro importante certificado para o Legacy 500.”

O Legacy 500 atingiu ou superou todas as expectativas de desempenho, tendo recebido certificação da ANAC em agosto e da autoridade de aviação dos Estados Unidos, FAA (Federal Aviation Administration), em outubro. O Legacy 500 agora pode entrar em operação na Europa, Brasil, Estados Unidos e em páises que exigem certificação EASA ou FAA. O primeiro Legacy 500 foi entregue para um cliente brasileiro em 10 de outubro.

Legacy 500 – Características de Desempenho

Características
Metas
Legacy 500 Certificado
Alcance(1)
3.000 nm / 5.556 km
3.125 nm / 5.788 km
Distância de Decolagem(2)
4.600 ft / 1.402 m
4.084 ft / 1.245 m
Distância de Pouso(3)
2.400 ft / 732 m
2.122 ft / 647 m
Consumo de Combustível para 600mn @ M0.80 (4)
2.610 lb / 1.184 kg
2.540 lb / 1.152 kg
Teto Operacional
45.000 ft / 13.716 m
45.000 ft / 13.716 m
Altitude Inicial de Cruzeiro (5)
43.000 ft / 13.106 m
43.000 ft / 13.106 m
Tempo de subida para FL430 (5)
22 min
22 min
MMO (Velocidade Máxima Operacional)
Mach 0.83
Mach 0.83
Velocidade Máxima de Cruzeiro (6)
460 kt/ 852 km/h
466 kt / 863 km/h
Máximo Payload (7)
2.800 lb/1.270 kg
2.800 lb/1.270 kg
Payload Disponível com Máximo Combustível (7)
1.600 lb/ 726 kg
1.600 lb/ 726 kg
Volume Total dos Bagageiros
150 ft3 /4,25m3
155 ft3/4,39 m3
Nível de Ruído Externo
Stage IV
23 EPNdB abaixo do Stage IV
Tração dos Motores
6.540 lbf
7.036 lbf
Flat Rating dos Motores
ISA + 15oC
ISA + 18oC

(1) Reservas NBAA IFR com aeroporto alternado a 200mn; 4 pax @ 200 lb (90.7 kg) cada; aeronave standard; LRC (Long Range Cruise)
(2) Nível do mar; ISA; MTOW (Maximum Takeoff Weight)
(3) Nível do mar; ISA ; 4 pax @ 200 lb (90.7 kg) cada; reservas NBAA IFR com aeroporto alternado a 200nm; aeronave standard; distância não-fatorada
(4) Reservas NBAA IFR com aeroporto alternado a 200nm; 4 pax @ 200 lb (90.7 kg) cada; aeronave standard
(5) Do nível do mar; ISA; MTOW (Maximum Takeoff Weight)
(6) Velocidade máxima de cruzeiro; FL430; ISA; 4 pax@ 200lb (90.7 kg) cada; meio tanque de combustível; aeronave standard
(7) Aeronave standard

Sobre o Legacy 500

O Legacy 500 tem a melhor cabine de passageiros da sua categoria, com 1,82m de altura, que é similar às de algumas aeronaves na categoria super midsize. Oito poltronas podem ser convertidas em quatro leitos para repouso completo em uma altitude equivalente de cabine de 6.000 pés. O sistema de entretenimento a bordo inclui vídeo de alta definição, som surround, várias opções de entrada de áudio e vídeo, sistema de gerenciamento de cabine, e três opções de comunicação e transmissão de dados, permitindo inclusive acesso à internet.

O Legacy 500 é o primeiro jato midsize totalmente equipado com sistema de comandos de voo digital, baseado na tecnologia fly-by-wire, com manche lateral de controle (sidestick) e a suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion em quatro telas planas LCD de alta resolução, de 15 polegadas, completamente digital, com planejamento gráfico de voo, além de opções como autobrakes, e o E2VS (Embraer Enhanced Vision System), o qual combina o Head Up Display (HUD) e o Enhanced Vision System (EVS).

O Legacy 500 é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 m) de altitude e é equipado com dois motores Honeywell HTF7500E, os mais ecológicos de sua classe. Decolando de uma pista tão curta quanto 4.084 pés (1.245 m), o Legacy 500 tem um alcance de 3.125 milhas náuticas (5.788 quilômetros), com quatro passageiros a bordo, nas condições NBAA IFR, o que permite voos sem escalas, de São Paulo a Caracas (Venezuela), Los Angeles (EUA) a Honolulu (Havaí), Teterboro (EUA) a Londres (Inglaterra), Moscou (Rússia) a Déli (Índia), Jacarta (Indonésia) a Sidney (Austrália), Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Zurique (Suiça). Ou de Beijing (China) até Déli (Índia).

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Eder Albino

Off topic

Adiado o primeiro voo do
KC-390.

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0JW29Q20141218

Marcos