Índia e França estão perto de finalizar acordo do Rafale, diz porta-voz do MD indiano
Ministros da Defesa dos dois países discutiram compra do caça, concordando em acelerar negociações e resolver rapidamente o assunto
–
Segundo reportagem publicada pelo jornal Times of India nesta terça-feira, 2 de dezembro, um porta-voz do Ministério da Defesa da Índia disse que seu país está perto de finalizar um acordo para comprar 126 caças Rafale da França. Ainda segundo o jornal, o acordo tem valor de cerca de 12 bilhões de euros (15 bilhões de dólares) e poderá ser a primeira venda externa do caça Rafale, testado em combate.
No momento, o ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian está visitando a Índia, e encontrou-se com sua contraparte indiana, Manohar Parrikar, na segunda-feira. A informação foi dada pelo porta-voz do Ministério da Defesa da Índia, Sitanshu Kar, que também disse que os dois ministros discutiram todas as questões de defesa entre os dois países e decidiram resolver as mais importantes, incluindo o Rafale, rapidamente.
Uma autoridade francesa, que não estava autorizada a discutir o assunto publicamente, também confirmou que os dois ministros concordaram em acelerar as negociações. A França e a fabricante da aeronave, a Dassault Aviation, vêm tentado há anos vender o jato a um cliente externo.
FONTE: Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Dassault (em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- MD francês vai à Índia (de novo) para tentar destravar a venda do Rafale
- Salada russa? Índia nega que cancelaria Rafale por França não entregar Mistral à Rússia…
- Índia avisa Rússia que não poderá continuar na espera pelos caças furtivos
- Delegação indiana visita base tcheca que opera o Gripen
- ‘Não me enforquem no primeiro dia’, diz novo ministro da Defesa da Índia
- Rafale na Índia: Dassault espera concluir contrato até março de 2015
- Safran faz parceria com empresa da Índia para manter motores de Mirage 2000 indianos
- Atrasos nos programas MMRCA, LCA e FGFA fazem soar o alerta na Força Aérea Indiana
- CEO da Dassault vai à India para discutir questões que atrasam o contrato do Rafale
- Índia quer novas negociações para quebrar impasse do Rafale, enquanto Eurofighter espreita
Talvez em 2135 a coisa saia!!!
Eu sinceramente torço, e há bastante tempo, para que saia o contrato e que mais esse importante construtor de caças, com um belo histórico de produtos de sucesso desenvolvidos, não seja eliminado do mercado por causa de um caça que é, até o momento, um retumbante fracasso de exportação (concorrência é sempre bom). Tomara que seja enfim exportado, após uma década de tentativas (pelo menos) nas concorrências pelo mundo. É um avião de qualidade e que merece sorte melhor no mercado. Enfim, parece que a coisa agora vai, mas é sempre bom ter o pé atrás. Das duas últimas vezes… Read more »
Rapaz! Eu escuto essa frase do tema da noticia já fazem 2 anos hahaha
Diegolatm, se não sair nada até o fim de janeiro do ano que vem, pode subir de 2 para 3 anos a menção no seu comentário. Aliás, segundo matéria do Defense News a expectativa é negociar os pontos mais complicados neste ano para assinar antes de 31 de março do ano que vem, quando acaba o ano fiscal indiano: http://www.defensenews.com/article/20141201/DEFREG03/312010014/India-France-Agree-Finalize-Rafale-Deal-by-Spring “The Indian MoD official refused to give details on how the two sides will resolve differences holding back the finalization of the negotiations in the run up to the inking of the contract. He did say that the two defense… Read more »
Isto vai acabar saindo a qualuqer momento, pois os Indianos estão coma janela temporal de manutenção de seus invetário indo para breca e começar um nvo propcesso ia ser um de del, então vai acontecer o seguinte:
Os Franceses vão fingir que concordam,os Indianos vão fingir que acreditam e vão terminar acertando.
Agora que os Indianos vão uma levar trolha no traseiro vão, o preço vai ser algo lá na estratosfera.
Grande abraço
Olá.
A Índia tinha (tem) interesse de comprar; a Dassaut (França) tinha (tem) interesse de vender. É somente questão de “aparar arestas” (e que “arestas”…) do contrato. Vai sair, não tenho dúvidas. Quando, ai fica difícil dizer…
SDS.
Nunão, Srs
Mas considerando-se o estado da maior parte dos aviões da India(idade), considerando-se a China, ali ao lado, e por ultimo, considerando-se que o Su-50 Indiano, sairá “só Deus sabe quando” (além das possíveis restrições, no que diz respeito ao Su-50 atender as especificações Indianas de quinta geração) – nos parece que a India não tem opção – a mesma tem que adquirir alguma coisa para modernizar a sua FA, e tem que aumentar os seus esquadrões de caça – então, vai ser caro, mas vai resolver.
Abs a todos
Jairo,
Também acho (e, pessoalmente, torço) que o contrato vai sair até o fim deste ano fiscal indiano. Creio que deixei isso claro, apenas trouxe outras informações para o debate.
Agora, é impossível negar que a negociação desse contrato encalacrou diversas vezes, independentemente das necessidades urgentes da Índia comprar caças e da França vender caças. São quase 3 anos de negociação, tempo muito longo para os dois países.
Jairo e Nunão, Além do apresentado por vcs, a Índia tem outros projetos que estão aos tropeços. O HAL Tejas Mk2 seria o vetor a substituir o grande número de MiG21 e a base da IAF está demorando a emplacar. O turbofan Kaveri travou, quando seria uma ótima oportinidade para indianos e franceses chegar a acordos (sólidos) para a SNECMA (fabricante da M88 de porte semelhante) apoiar o DRDO no desenvolvimento final, ou até mesmo novas soluções. O MMRCA (Rafale) é importante para manter e recuperar a capacidade de ataque da IAF, serão 6 (seis) esquadrões de elite, mas o… Read more »
Grande Ivan
Concordo 100% com vc!
Forte Abraço
Senhores, não se iludam. Esse contrato está por um fio muito tênue. Talvez os indianos estejam negociando com voz alta por terem sido extremamente explorados no contrato de modernização dos mirage 2000. Não se admite um custo individual de 65 milhões de dólares por aeronave! O contrato da Indonésia que prevê F-16 atualizado pro block 52 e DOADOS pelos EUA, saiu a 28 milhões a unidade! Então, se a dassault vacilar um pouquinho e não entregar tudo o que pode de ToT e mais um pouco, senão enxugar os lucros… Tem a oferta do Typhoon ali do lado, mais caro,… Read more »
Ivany
O seu ponto de vista tb é certo.
O fato é que a India tem que correr, qq coisa é melhor do que está agora – esquadrões de mi-21, mesmo que atualizados, em pleno século XXI, parece algo anacrônico.
Se a India tivesse cancelado os Rafale(que eu tb torço que venda de uma vez por todas, afinal a Dassault merece viver mais um pouco) e comprado algo os Gripen com certeza estaria bem servida.
O fato é que com o gigante ao lado, a India tem que correr!
Abs