Primeiros três jatos Mirage 2000D franceses chegam à Jordânia para combater EI
Traslado de 4h30 a partir de Nancy, realizado em 28 de novembro, teve dois reabastecimentos em voo com C-135FR, que também transportou equipamentos à Jordânia. Outros suprimentos para operação dos jatos chegaram no mesmo dia ao país a bordo do navio de desembarque-doca Siroco
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Nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França informou que, em 28 de novembro, três jatos Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, baseados em Nancy, se desdobraram para a Jordânia para integrar o dispositivo militar francês engajado na luta contra o Estado Islâmico (EI), também denominado Daech, na Operação Chammal.
O traslado durou 4 horas e 30 minutos, sem escalas, com dois reabastecimentos em voo realizados por um avião-tanque C-135FR da Base Aérea de Istres, que também transportou material militar. Com a chegada das três aeronaves ao teatro de operações, o dispositivo francês passa a ter nove caças Rafale, um reabastecedor C-135FR e um avião de patrulha marítima Atlantique 2 (da Marinha, os demais da Força Aérea), aeronaves que já operavam a partir de base na Base Aérea de Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos, além dos três jatos de ataque Mirage 2000D na Jordânia. No mar, a fragata antiaérea Jean Bart integra o grupo aeronaval da Marinha dos EUA (USN) nucleado pelo navio-aeródromo USS Carl Vinson.
A partir da próxima semana, outros três jatos Mirage 2000D completarão o reforço do dispositivo, somando seis aeronaves do tipo. O uso de base na Jordânia marca uma melhoria notável no tempo de voo até os objetivos no Iraque: as quatro horas gastas em rota tendo como base os Emirados diminuirão para uma hora e meia a partir da Jordânia. Os caças Rafale em Al Dhafra passarão, com o início das operações dos jatos Mirage 2000D, a realizar primordialmente missões de reconhecimento em profundidade. Contudo, poderão reforçar a capacidade de ataque a qualquer momento.
Material necessário para a operação dos jatos Mirage 2000D chegou à Jordânia naquele mesmo dia a bordo do navio de desembarque-doca Siroco (TCD – transport de chaland et de débarquement) que atracou em Aqaba.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
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Quem manda não ter Super Tucano para esta missão… vai pagar bem caro para voar com estes tios….
Falando em ST, em breve haverá mais um operador…Gana.
SDs.
Faz todo sentido, Baschera:
http://www.aereo.jor.br/2013/09/19/bndes-financia-construcao-de-hangar-em-base-aerea-de-gana/
Saudações!
PS – deixemos para falar de Gana em post específico, que estou colocando no ar.
Estes Mirage fazem o translado a 700km/h?? É a velocidade de cruzeiro deles?
Blackhawk,
Se pensarmos em distância de voo em linha reta entre o nordeste da França e a Jordânia (cerca de 3.000km) de fato dá uns 700km/h de média, se não houver nenhum erro na informação dada pelo MD francês de que o traslado foi feito em 4h30.
Mas precisa saber se a rota foi em linha reta ou se seguiu outro curso.
A velocidade de cruzeiro do Mirage 2000 é bem superior a 700km/h. Está mais para 900 a 1.000km/h, dependendo da configuração. E é compatível com a velocidade de cruzeiro do avião-tanque.
Por que os Mirage franceses continuam voando e os nossos que foram escolhidos e revisados pararam de voar ?
Lord Trader, São versões bem diferentes, e casos também diferentes. Estes mostrados na matéria são Mirage 2000D, versão especializada em ataque. Estão entre os últimos encomendados pela Força Aérea Francesa à Dassault e entregues em meados da década de 1990. Ou seja, são cerca de 10 a 15 anos mais novos que os que voamos (que eram versões de interceptação Mirage 2000C/B produzidos no início dos anos 1980) e deverão ter ainda uns 10 a 15 anos de operação pela frente, complementando o Rafale. Assim, vale a pena para a França continuar a revisar esses Mirage 2000D periodicamente, e até… Read more »
Fernando “Nunão” muito obrigado pela informação abs.
Obrigado pela resposta, Nunão.
De fato fiz o cálculo aproximado em linha reta. Até porque, a princípio, no trajeto os aviões passam por nações que creio serem amigas da França.
O desvio é comum ou só quando não há autorização prévia das nações por onde passa?
Aí não sei dizer, Blackhawk, mesmo porque estamos entrando muito no campo da suposição (necessidade de autorização ou desvio comum), ainda mais sobre outra suposição (o tempo de voo frente ao trajeto).
A única coisa que posso realmente afirmar é que a velocidade de cruzeiro usual do Mirage 2000 é bem superior a 700km/h…
OFF TOPPIC:
Aparentemente F-4 iranianos estão operando no Iraque:
http://www.janes.com/article/46514/iranian-phantom-jet-strikes-the-islamic-state-in-iraq