Falando na base chilena na Antártida onde o C-130 da FAB se acidentou…
… algumas fotos mostrando o local um dia antes do acidente, quando houve a troca de comando na Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva
–
No dia 26 de novembro, um antes do acidente no pouso do C-130 Hercules da FAB (Força Aérea Brasileira), houve uma cerimônia de troca de comando na Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, num dia de sol. Em frente ao Hangar de Operações, o comandante de grupo Gonzalo Opazo entregou o comando da unidade ao comandante de grupo Rodrigo Zeballos, conforme nota e fotos divulgadas pela Força Aérea do Chile (FACh).
Participaram oficiais, pessoal do Quadro Permanente, familiares, representantes das bases do Uruguai, China, Rússia, além de pessoal da Armada do Chile e da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC). Presidiu a cerimônia o comandante em chefe da IVª Brigada Aérea e presidente da Comissão Interventora, general de Brigada Aérea Manuel Sainz Salas. A Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva é a base permanente mais austral da FACh.
FONTE / FOTOS: FACh (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
NOTA DO EDITOR: a localização da Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva (Baser Frei) pode ser vista nos mapas ao lado e abaixo, que mostram as rotas com escalas ou direta de aeronaves da FACh como os DHC-6 Twin Otter e C-130 Hercules entre a Base Aérea de Punta Arenas (PUQ), no sul do Chile, e a Base Glaciar Unión, na Antártida. Rothera, que aparece num dos mapas, é uma base britânica. Clique nos mapas para ver em tamanho maior.
No momento, ocorre a chamada “Operación Glaciar Unión 2014-2015”, na qual alguns dias atrás, em 23 de novembro, dois aviões Twin Otter realizaram a primeira aterrissagem na nova pista de neve em Glaciar Unión, que foi mudada para uma área mais próxima da EPCCGU (Estación Polar Científica Conjunta Glaciar Unión), e que conta com 1000m de extensão e 30m de largura. Para saber mais sobre a operação, para a qual a Base Frei onde ocorreu o acidente com avião da FAB é um dos pontos de apoio para os meios empregados, clique aqui para hotsite em espanhol da FACh.
A Base Eduardo Frei Montalva não é só uma base científica, lá são conduzidos modelos de “ocupação” tb, com algumas famílias chilenas e seus filhos vivendo lá. Ela conta com escola, biblioteca pública, um mini-mercado e até uma agência oficial do correio chileno.
Hj ela é uma comunidade no sentido real da palavra e uma das instalações mais bem equipadas para esse objetivo hj na Antártica.
Grande Abraço.