Comandante da USAF na Europa visita ala de Gripen na Suécia
Visita do general Frank Gorenc, que deseja expandir exercícios entre as forças, incluiu ‘voo’ no simulador do caça JAS 39 Gripen da Ala 21 Norrbotten
–
Nota publicada nesta sexta-feira (28/11) no site das Forças Armadas da Suécia informou sobre visita do comandante da USAFE (Força Aérea dos Estados Unidos na Europa), general Frank Gorenc, à Ala 21 Norrbotten da Força Aérea Sueca (Svenska Flygvapnet), a convite do comandante desta, o major-general Micael Bydén. A visita do general de quatro estrelas à F21 teve como objetivo discutir possíveis colaborações em benefício da USAF e da Svenska Flygvapnet.
O general Gorenc enfatizou que estava ali para “discutir maneiras de expandir exercícios práticos, na expectativa de que isso desenvolva e aprimore nossa interoperabilidade” e para “discutir outros tópicos táticos relevantes e procedimentos técnicos que ambas as forças precisam.” De interesse especial para o comandante da USAFE é o conceito de treinamento transfronteiriço, no qual esquadrões no norte da Suécia, Finlândia e Noruega decolam e pousam em suas próprias bases, mas se encontram em espaços além de suas fronteiras para exercícios.
Durante a visita, Gorenc experimentou o simulador do caça JAS 39 Gripen da Ala 21 Norrboten, “voando” na área de Lulea. Ele também enfatizou as mudanças no panorama de segurança na região, trazendo novos desafios: “Especialmente , e com todo o respeito, após o envolvimento da Rússia na península da Crimeia e no leste da Ucrânia, temos que encarar que as coisas mudaram”, disse o comandante da USAFE. Agora a questão não é “se” mas “quando” mobilizar uma força aérea nesse cenário, em suas capacidades de superioridade aérea, mobilidade, inteligência, vigilância, reconhecimento e gerenciamento.
FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
VEJA TAMBÉM:
- Gripen na Suécia: com chegada do outono, novos treinamentos noturnos
- Agora é com o ‘Eagle’
- Caças F-15, F-16, F-18, Gripen eTyphoon no Artic Challenge 2013
- General aponta redução da capacidade de combate da OTAN
- Caças Gripen a caminho do ‘Frisian Flag’: reabastecimento no solo em 4 minutos
- C-130: USAFE recebe mais um novinho…
- Enquanto isso, no norte da Suécia…
- Caças Gripen suecos participam de exercício na Islândia
- NVG faz sua estréia nos Gripens suecos
- Gripen em exercícios multinacionais
- Entregue o primeiro C-130J da USAFE
- Falcons do 555th FS treinam em conjunto com Gripens, na Suécia
- Líbia: troca de comando no destacamento sueco baseado na Sicília
- Exercício reunirá todas as unidades da Força Aérea Sueca
Nunão:
Os velhos agradecem o nova forma.
Franco
Correção “a”, em vez de “o”
Franco, apesar de eu não saber sobre o que você está agradecendo, de nada!
GooF!
Na primeira vez que eu abri esta post, a lista de “veja mais” apareceu escrita num corpo maior que 20. Facílimo de ver… Eu pensei que tinha sido intencional. Agradeci.
hahahahahaha Franco, na verdade os agradecimentos são para o sr. “Pau do WordPress”, velho conhecido nosso. Todas as vezes que precisamos atualizar o sistema no qual funcionam os blogs, que é esse tal de WordPress, algumas coisas melhoram e, como bônus, aparecem alguns problemas que nunca sabíamos que um dia teríamos. Esses itens no final em corpo gigante são um deles, e o post costuma sair por alguns segundos desse jeito até que consertemos “na unha”. Quem sabe na próxima versão esse pau seja corrigido e trocado por algum novo! Saudações! PS – o padrão do “Veja Também” é o… Read more »
O comandante aí parece meio grandinho pra caber dentro de um caça. Ele deve ter sido piloto de C-5.
Aproveitando a deixa do Bosco sobre o tamanho do cara, segundo o ti ti ti dos corredores, para “ajeitar” o painel WAD da Elbit no NG, parte da fuselagem será modificada, ou seja, o NG BR deverá ser um pouco diferente do Sueco e aos pouco, no meu modesto entender vamos construindo o nosso AMX 2.
Grande abraço
“Agora a questão não é “se” mas “quando” mobilizar uma força aérea nesse cenário, em suas capacidades de superioridade aérea, mobilidade, inteligência, vigilância, reconhecimento e gerenciamento.” – É assim que comandante fala rapa… é preciso os Yankees irem lá dá um sacode nos eurobambi, de novo e conduzi as coisas para os trilhos, de novo.
Grande Abraço.
Juarez
Essa avião vai acabar virando um Frank GripenStein.
No nosso caso, talvez, vire um Bento Carneiro!
Juarez:
Os cara, pelo visto, ao invés de pegarem um coturno maior para calçar, resolveram cortar um pedaço do pé fora!!!