MD francês vai à Índia (de novo) para tentar destravar a venda do Rafale

17

Rafale - foto Força Aérea Francesa

As partes conseguiram finalizar 90% do contrato para vender 126 caças Dassault Rafale à Índia, mas negociações travaram nos estágios finais

Segundo reportagem do jornal Times of India, com o programa MMRCA (avião de combate de porte médio) travado nos estágios finais para a venda de 126 caças Dassault Rafale aos indianos, o ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian conversará com sua contraparte indiana Manohar Parrikar na semana que vem, numa tentativa de resolver a questão.

Como já noticiado pelo jornal, 90% do contrato foi finalizado, num programa que prevê a entrega dos primeiros 18 aviões à Força Aérea Indiana (IAF) entre 36 e 48 meses da assinatura do contrato, com os restantes 108 fabricados pela estatal Hindustan Aeronautics (HAL) ao longo dos sete anos seguintes, com transferência de tecnologia. O problema é que a fabricante dos caças, Dassault Aviation, continua relutante em aceitar responsabilidade pelos 108 caças que a HAL fabricará, especialmente sobre penalidades e cronogramas de produção.

Caças Rafale fazem desdobramento em Faya-Largeau - foto Força Aérea Francesa

Isso travou a finalização do projeto por diversos meses, e por isso Le Drian, em sua visita de dois dias à Índia, tem marcado em 1º de dezembro um encontro com o ministro da Defesa da Índia Manohar Parrikar, para conversações no nível de delegação. Segundo uma autoridade, “o MMRCA terá óbvia presença nas conversas”.

A Índia anunciou a seleção do Dassault Rafale e

m janeiro de 2012, vencendo cinco outros rivais no programa MMRCA após uma extensa avaliação técnica e comercial, mas as negociações andaram em ritmo glacial desde então.

Rafale em apresentação - foto Força Aérea Francesa

FONTE: Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: não é a primeira vez em que Le Drian visita a Índia com o assunto do Rafale na agenda. O primeiro link da lista de matérias a seguir, por exemplo, é de 2013. Neste ano, o ministro das Relações Exteriores da França já esteve lá também (segundo link). O terceiro link da lista trata de visita de ministro da Defesa anterior a Le Drian, em2011. Até a presidente do Brasil Dilma Rousseff, em visita à Índia anos atrás, supostamente teria o Rafale na agenda, segundo um dos links mais abaixo, embora isso tenha sido negado depois, ao menos oficialmente (mesmo após nota do MD do Brasil ter citado, à época, a vitória do Rafale na Índia ao tratar de visita de comitiva brasileira ao país asiático).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments