Assinado contrato de 1 bilhão de euros para o radar AESA do Eurofighter

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Eurofighter Typhoon - radar Captor E-Scan - foto Eurofighter

Na quarta-feira, 19 de novembro, foi assinado um contrato de 1 bilhão de euros (cerca de 1,25 bilhão de dólares ou 3,19 bilhões de reias) referente ao novo radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Captor E-Scan do caça Eurofighter Typhoon. A cerimônia de assinatura, realizada em Edinbugh (Escócia) contou com a presença dos ministros da Defesa do Reino Unido, Alemanha Itália e Espanha.

O contrato, assinado entre Eurofighter Jadgflugzeug GmbH e NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency – agência de gerenciamento do Eurofighter e Tornado da Organização do Tratado do Atlântico Norte), permitirá a integração do novo radar à aeronave. Segundo nota divulgada pelo consórcio Eurofighter sobre o assunto, a grande área do nariz do caça, combinada à capacidade de movimento da antena, dará ao Typhoon maior “visão” que seus competidores, proporcionando melhor desempenho operacional à aeronave e ao seu sistema de armas.

Eurofighter Typhoon - radar Captor E-Scan - assinatura contrato - foto Eurofighter

A nota também destacou que esse foi um marco histórico para o programa, que confirma o compromisso das quatro nações parceiras em proporcionar ao caça as melhores capacidades para perseguir atuais e futuras oportunidades no mercado de exportação. Os consórcios Eurofighter e Euroradar confirmaram que o radar Captor E-Scan possui significativo potencial de crescimento, e que atuais e futuros clientes poderão participar na customização do mesmo para atender a seus requerimentos operacionais específicos.

Eurofighter Typhoon - radar Captor E-Scan - assinatura contrato - foto 2 Eurofighter

O radar poderá ser instalado tanto nas novas aeronaves do chamado “Tranche 3” quanto do “Tranche 2”, oferecendo aos clientes a liberdade de reequipar seus atuais jatos Eurofighter Typhoon quando isso for requerido. O Captor E-Scan oferece uma variedade de benefícios sobre o M-Scan (de varredura mecânica), com maior alcance de detecção e travamento dos alvos, capacidade ar-superfície avançada e medidas de proteção eletrônica aprimoradas. Também mantém, segundo a nota do consórcio, características-chave da arquitetura do atual radar Captor.

Outra vantagem destacada é que a antena AESA de grande tamanho, incorporando um maior número de dispositivos TRM (módulos de transmissão e recepção) e  com capacidade de ser reposicionada, proporcionam um amplo campo de busca de 200 graus, significativamente superior aos radares AESA de antena fixa.

Eurofighter Typhoon - radar Captor E-Scan - ilustração Eurofighter

Desde a entrega do primeiro jato Eurofighter Typhoon à Força Aérea Real Britânica (RAF) no final de 2003, um total de 420 aeronaves já foi entregue a seis nações (os quatro parceiros originais e dois clientes de exportação, Áustria e Arábia Saudita) e mais de 268.000 horas de voo foram acumuladas. O caça também foi encomendado por Oman.

FONTE / FOTOS: Eurofighter (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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