Itália enviará quatro Tornados para o Iraque
A Itália enviará quatro aviões Panavia Tornado para participar das operações da coalizão contra o Estado Islâmico no Iraque (ISIS), informou um porta-voz do Ministério da Defesa na sexta-feira.
Os aviões, que ficarão na base aérea de Ahmed Al Jaber – Kuwait, serão utilizados apenas em missões de reconhecimento, acrescentou.
Em uma carta enviada ao parlamento italiano, a ministra da Defesa italiana, Roberta Pinotti, disse que os aviões seriam acompanhado por 135 funcionários de apoio.
Pinotti disse que a Itália também enviará ao Iraque uma série de armas anticarro Folgore 80 mm anteriormente utilizadas pelo Exército italiano.
Em outubro, a Itália informou que enviaria um reabastecedor 767 e dois drones Predator desarmados para apoiar as operações contra os combatentes no Iraque, bem como 280 instrutores.
A Itália também enviou um C-130J para o Iraque em 12 de setembro com um carregamento de armas no valor de € 1.900.000 (US$ 2,4 milhões), incluindo 100 metralhadoras MG 42/59 e 100 metralhadoras Browning 12,7mm e munições retiradas dos estoques militares italianos.
Mas havia também 2.000 munições de RPG e 400.000 projéteis de metralhadora provenientes de um estoque de armas e munições apreendidas em 1994 num navio que buscava furar o bloqueio para enviar armas aos combatentes sérvios durante as guerras dos Balcãs.
FONTE: DefenseNews
Legal esse lance de apreender e usar em “proveito próprio” depois.
🙂
Qual é “carcamanos” enviem também quatro elementos de “Ghibli”, para descer a madeira nestes terroristas covardes!
Sai até mais barato a relação custo x benefício.
Moreno
Porque ‘carcamanos’?
Uma das palavras altamente ofensivas para um italiano da boa cepa é, exatamente, ‘carcamano’, em qualquer dos seus entendimentos.
O AMX fez um trabalho semelhante no Afeganistão. Não vejo o motivo de não fazer o mesmo no Iraque.
Sem dúvida, Poggio. A partir do Kuwait, de onde operarão os Tornados, daria para tranquilamente operar os AMX italianos.