C-295 da Força Aérea Espanhola faz primeira missão em pista não preparada

11

C-295 - T21 - operação em pista não preparada - foto Força Aérea Espanhola

Aeronave, denominada T.21 no Ejército del Aire, realizou primeira missão de transporte ao aeródromo de Bambari, na República Centro-Africana, com pista considerada curta demais para o C-130 Hércules

 –

Em nota divulgada na terça-feira, 11 de novembro, a Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) informou sobre o início das operações de aeronaves de transporte tático C-295 (T.21 na denominação daquela força) em substituição aos C-130 Hércules (T.10) a partir do Gabão. No caso, um C-295 da Ala 35 substituiu o Hércules da Ala 31 no segundo contingente em Libreville, naquele país, representando uma mudança que ultrapassou a simples substituição de pessoal do chamado “Destacamento Mamba”.

A mudança de aeronave respondeu a uma solicitação das Forças Francesas que realizam a Operação Sangaris na República Centro-Africana, e que necessitam dispor de transporte aéreo capaz de operar em pistas não preparadas (de terra) de comprimento que não permitia operações com o C-130 Hércules que formava parte do Destacamento Mamba espanhol.

C-295 - T21 - operação em pista não preparada - foto 3 Força Aérea Espanhola

Trata-se de pistas com cerca de 1.500 metros de comprimento, dos aeródromos de Bambari Ndélé e Bria, nas quais se realizou reconhecimentos por parte de tripulantes, estabelecendo-se os tipos de apoios a solicitar, proteção de forças em terra e segurança. Feitos os estudos e assegurados os apoios por parte dos franceses, comprovou-se a viabilidade de operar o C-295 nas pistas, com o primeiro voo Bangui-Bambari realizado no último dia 4.

C-295 - T21 - operação em pista não preparada - foto 2 Força Aérea Espanhola

FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments