Rosoboronexport: motor russo RD-93 vai equipar caça chinês J-31, de 5ª geração
O motor RD-93 de fabricação russa vai equipar o caça chinês J-31 de quinta geração, informou um funcionário da Rosoboronexport à RIA Novosti, nesta segunda-feira.
“O J-31 com o motor russo RD-93 é considerado um programa de exportação, capaz de competir com o avião de quinta geração americano F-35 nos mercados regionais”, disse o chefe do Departamento de Equipamentos de Exportação da Força Aérea da Rosoboronexport, Sergey Kornev, à RIA Novosti em entrevista.
“O programa é ambicioso, mas muito real, especialmente considerando o alto custo do F-35 e alguns problemas com o seu desenvolvimento”, acrescentou Kornev.
O motor RD-93, um desenvolvimento do turbofan Klimov RD-33 que equipa os jatos MiG-29, também é empregado no caça sino-paquistanês JF-17.
FONTE: RIA Novosti
Pode ser preconceito meu mas um avião com esse shape made in EUA, Europa (Airbus ou SAAB) ou até Rússia seria um sucesso.
A China está conseguindo se desenvolver em várias áreas e nunca é bom menosprezar mas, se é 5 geração de verdade ainda é preciso mais evidências.
Pra quem não conhece o motor do MiG-29 é mais conhecido na OTAN pelo seu carinhoso apelido:
“Fumacinha”
🙂
As versões mais novas do RD-33 são smoke free. Isso fica evidente nas demonstrações do MiG-35 e do JF-17.
Quanto ao J-31, a denominação do fabricante (AVIC) para ele é FC-31:
https://twitter.com/alert5/status/531620546065076224/photo/1
E isso tira qualquer dúvida sobre as intenções da China em adquiri-lo. Não vai acontecer, pelo menos a curto prazo. É um programa destinado exclusivamente à exportação, como o JF-17.
O RD-93 é um senhor motor. Sendo que até agora, nem russos nem chineses conseguiram a excelência ocidental em robustez. São motores que levam mais tempo para ligar/decolar, são mais sensíveis a objetos estranhos nas entradas de ar e consomem pouco mais combustível.
Acerca do avião, as expectativas são as piores possíveis, embora eu tenha visto na jane’s uns elogios de pilotos americanos ao airframe. Se ele conseguir aliar furtividade de radar inferior a 0.05m² em RCS e tiver robustez no revestimento, já será um sucesso.
Sobre o JF-17 não soltar fumaça, apague da lista. Mas o MiG-29k indiano está ok: http://www.youtube.com/watch?v=Qd1w0e3d4hE Quanto a serem mais sensíveis a FOD e consumirem mais, você está equivocado Iväny. O fato de o MiG-29 e o Su-27 terem placas perfuradas de proteção nas entradas de ar se deve ao fato dessas aeronaves terem as entradas de ar muito próximas ao chão, somadas à força aérea soviética exigir capacidade de operar em pistas de terra para a maioria as suas aeronaves. Quanto ao consumo, o alcance do MiG-29 e do Su-27 estão aí para provar que eles não ficam a… Read more »
Se os chineses conseguirem incorporar sensores de um caça de 4 gen, feito o J10, no “shape” do J31, pretensiosamente stealth, já será um avanço e tanto !!
Clésio. Tirei as conclusões desta palestra, e, aliás, quando tomei conhecimento dela foi que acreditei que os indianos venceram os americanos em treinamento. “Nós os recebemos aqui em Mountain Home(??) por 2 semanas aonde treinamos com eles e lhes ensinamos como voar para a Red Flag…E algumas coisas aonteceram: 1- Percebemos que os motores que estão nesses aviões são muito sensíveis a danos de objetos estranhos (Foreign Object Damage). E a razão que isso é importante é que eles têm que levar 1 minuto antes de decolar e em um exercicio como o Red Flag em que lançamos de 60… Read more »
Iväny, geralmente eu tenho muito respeito quando um militar que é da área diz algo, mas esse Terrence aí é um bufão arrogante. Todo o tom da palestra dele foi de desdem pelos indianos e muito do que ele falou já foi rebatido pelo pessoal daqui.
Clésio Ele teceu muitos elogios ao Su-30 e ao Mig-21bis atualizado que os indianos possuem. Isso é uma demonstração de realismo, pelo menos. Por isso defendo que F-5 e Mig-21 ainda têm espaço nos combates aéreos atuais. Ele diz que o Bison é páreo duro para os ten-fighters. Claro que falo das versões do próprio Mike (substituindo o radar Grifo por um Elta 2032 ou 2052, por exemplo, mas não que o Grifo seja ruim), e o atualização Lancer israelita para Migs-21. Normalmente piloto americano conversa um bocado de besteira em relação aos Migs e Sukhoi’s. Mas é nítida a… Read more »
Vcs vejam como cada um vê a coisa do jeito que mais lhe convém: qdo o Cor. Terence, falando pra uma platéia exclusivamente americana, diz que o Su-30MKI é um “páreo duro” pro F-22 é a “confissão americana da superioridade russa”…
Já quando ele fala que os motores demoram 1 minuto pra aquecer e decolar, então ele é “um bufão arrogante”…
Coerência level -50…
Pois é Vader. O que entendi é isso. O Su-30 é um ótimo caça, mas por esta sensibilidade a objetos estranhos, ele operacionalmente precisa de mais tempo, coisa que os Migs também precisam.
Foristas amigos, vocês podem pesquisar o máximo. Mas o testemunho de um oficial combatente, ainda que carregado de opiniões, é um tipo de argumento difícil de combater.
Abração.
– Por que isso Papai?
– Porque sim moleque.
–––––––––––––––––––––––––––––––
– Então por que é?
– É porque o Papai disse.
_______________________________
Pois é, uma geração perdida, incapaz de gerar um único pensamento original por conta própria… completamente escravizados, pq se alguém se deu o trabalho de escrever é verdade.
Ou se esse alguém tem um distintivo, uniforme, cargo ou um papel pendurado na parede tb é verdade, afinal ele é otoridade.
Aos de mentes livres, Um Grande Abraço.
Eu gosto de pontos de vista críticos, pois a crítica nada mais é do que uma opinião abalizada. Portanto, gosto de me inteirar o máximo possível sobre os assuntos, buscar fontes FIÁVEIS, e dependendo da situação até criar algo novo, quando cabe, já que estou falando em linhas gerais. Já quando você não se informa, não entende o que foi produzido, a história do conhecimento feita por quem entende do assunto, e só tiver uma “motivação libertária”, pode virar um idiota falando besteira. Tipo bordieu. E isso não tem nada a ver com a liberdade da mente, mas sim com… Read more »