Gripen NG - foto Saab

Empresa com sede em Porto Alegre deve ser a fornecedora de tela que ficará no painel de controle das aeronaves

 

ClippingNEWS-PAUm nome familiar aos gaúchos frequenta as apresentações formais da sueca Saab sobre os parceiros brasileiros que vão ajudar a tirar do chão a entrega de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) a partir de 2018.

A AEL, empresa com sede em Porto Alegre que pertence à israelense Elbit deve ser a fornecedora de um dos grandes diferenciais das aeronaves que vão atuar no Brasil em relação as 60 semelhantes encomendadas pela força aérea da Suécia: uma grande tela única que ficará no painel de controle vai concentrar todas as informações em lugar das três telas separadas que são consideradas “tradicionais” pelos pilotos.

Farnborough - maquete Gripen - foto 12 Saab

Display tela única em Gripen - cena vídeo promocional Saab
Acima, duas imagens da Saab mostrando configurações diferentes para o painel do Gripen NG. A do alto é de mock-up da aeronave, apresentado neste ano em Farnborough, com a configuração em três telas. Abaixo, cena de vídeo promocional do ano passado do Gripen NG com tela grande ocupando praticamente todo o painel, além de uma pequena mais abaixo, auxiliar

Conforme Jan Germunsson, vice-presidente de Parcerias Industriais da Saab, o acordo que culminou com a decisão de transferir tecnologia para o Brasil foi “um longo caminho”. Quem teve a palavra final sobre qual empresa deveria receber essa transferência, assegurou, foi a própria Saab.

O executivo assegurou que há total disposição de cumprir o compromisso, visto com certo ceticismo no Brasil, e justifica não como exigência contratual, mas como estratégia de negócios. Segundo Germunsson, quando um programa  e sua relativa compensação são entregues, o cliente pode mudar para novos mercados. Seria o caso da Saab caso a escolha da empresa sueca como fornecedora das aeronaves para FAB não passasse pela construção dessas parcerias.

Display tela única em Gripen - cena 2 vídeo promocional Saab

Display tela única em Gripen - cena 3 vídeo promocional Saab
Duas cenas de vídeo promocional da Saab para o Gripen NG, do ano passado, mostram funcionalidades da tela única do tipo “touchscreen”

Para cumprir esse objetivo, a Saab vai formar uma joint venture com a Inbra Aerospace para constituir a São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas, em São Bernardo do Campo (SP). Também participam de parcerias a Embraer, que fará a montagem final das aeronaves em Gavião Peixoto (SP), e outras quatro empresas, entre as quais a Mectron, da Odebrecht, que vai  integrar o armamento dos caças.

Conforme Andrew Wilkinson, chefe do projeto Gripen Brazil, que esteve em Porto Alegre conversando com os executivos israelenses e brasileiros da AEL, houve uma espécie de concorrência entre algumas candidatas, entre as quais uma  empresa de renome mundial”  para definir qual seria a escolhida. — Os engenheiros da Saab ficaram muito bem impressionados com o que viram na AEL — relatou.

Como o contrato com a FAB acabou de ser assinado, no dia 24 de outubro, a previsão da Saab é que os acordos com cada uma das empresas que receberá transferência de tecnologia sueca só devem ser completados até meados de 2015.

O que cada um deve fazer:

EMBRAER

  • Integra a organização do Programa Conjunto de Gerenciamento durante o programa
  • Recebimento de ampla transferência de tecnologia relacionada ao caça Gripen NG
  • Cooperação com a Saab em pacotes de trabalho de desenvolvimento dedicado relacionados ao programa
  • Montagem final da aeronave no Brasil
  • Realização de ensaios em voo e verificações
  • Participação em estudos de capacidades futuras com a Saab e o DCTA

AEL

  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao HMI e à aviônica (componentes eletrônicos da aeronave) do Gripen NG
  • Desenvolvimento, produção e entrega do WAD (WideArea Display), HUD (Head-up Display), HMD (Helmet Mounted Display) CLS (Suporte Logístico da Contratada) para aviônica e EW (Guerra Eletrônica)


Display tela única - imagem AEL

Display tela única - imagem 2 AEL
Concepções artísticas da AEL para seu painel de tela única

MECTRON

  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada à integração de armas do Gripen NG
  • Integração e entrega de sistemas de armas da aeronave
  • Integração e entrega de sistemas de rádio para Data Links
  • Manutenção de radares

ATECH

  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada aos sistemas de suporte e treinamento do Gripen NG
  • Adaptação e entrega de sistemas de suporte e treinamento

AKAER

  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao projeto e à industrialização da estrutura do Gripen NG
  • Projeto e análise de tensão de unidades estruturais
  • Industrialização de unidades estruturais

INBRA AEROSPACE

  • Exerce papel central no estabelecimento da SBTA
  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada à produção de estruturas do Gripen NG
  • Produção das principais unidades estruturais

DCTA – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL (AERONÁUTICA)

  • Recebimento de transferência de tecnologia relacionada ao levantamento de requisitos e ao projeto conceitual da aeronave
  • Cooperação com a Saab e a Embraer em estudos de capacidades futuras

Gripen NG com seis mísseis e tanque central - foto Saab

FONTE: ZH Economia (reportagem de Marta Sfredo, que viajou a Linköping, na Suécia, a convite da Saab)

IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab e AEL

NOTA DO EDITOR: algumas das impressões que o Poder Aéreo teve com as funcionalidades de um painel com grande tela única, do tipo “touchscreen”, capaz de apresentar dados táticos ao piloto de formas inovadoras e aprimorar sua consciência situacional, estão nas três últimas matérias da lista de links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments