Primeiras fotos da apresentação do protótipo do KC-390
Os editores do Poder Aéreo estão nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, participando da apresentação (roll out) do protótipo do jato de transporte militar KC-390.
E aqui estão, fresquinhas, as primeiras fotos que tiramos da maior aeronave já construída pela Embraer, para nossos leitores sentirem como nós as impressões de ver bem de perto esse imponente avião, pela primeira vez. Afinal, não é todo dia que se vê, frente a frente, um marco para a história da indústria aeronáutica do Brasil. Em breve, mais imagens e detalhes sobre o evento e a aeronave!
BRASIL
Uma grande conquista para a FAB e Embraer.
Belo cargueiro que será um grande sucesso !!!
Lindo, lindo, lindo!
Emoção maior do que essa só no primeiro voo hehehe.
Estão todos de parabéns, tanto a FAB quanto a Embraer pelo grande avanço. Espero por muitas vendas desse bichinho!
Taca-le pau no cargueiro, Saito véio!!!
🙂
Que maravilha! Como referência o soldado logo abaixo da turbina digo: Eita “bichão grande”!
Parabéns, Galante e Nunão.
Nunão – ‘Cês querem uma revisão da EMBRAER e seus antecedentes, tal como eu as vi a partir de outubro de 1965? Resposta por aqui. Abraço. Bom retorno. Prudência. Franco
Finalmente, dia histórico! 🙂
E o bichão ficou bonito, mais ibagens, kd as ibagens!?!?
[]’s
Ora viva!
Achei os sponsons um tanto exagerados….
Sds.
Pessoal será que o 390 ligou os motores e saiu do hangar ou aquele “tablado” na frente do trem de pouso frontal o puxou? Bem, normalmente nestas apresentações sempre tem um caminhão puxando as aeronaves!
Att.
Agora sim,… Que aeronave imprecionante, muito bom.
Parabéns aos envolvidos, e que inveja não ser um dos envolvidos….
Parabéns, Parabéns…..
Lindo !!!!!
Espetacular!
Já nasceu vestido para trabalhar.
Parabéns à FAB, COPAC, Embraer e ao Brasil.
1º) Tem um Indiano na segunda foto de cima para baixo?
2º) Maurício R., conseguiu bons ângulos?
Interessante as “bandeirinhas” do consórcio global à lá JSF. Legal o fato de ter duas nações sul-americanas e duas européias, demonstrando a globalização do projeto.
Espero que isso dê mais credibilidade ao KC mundo afora.
P.S.: Gostaria de ver também certa bandeira de faixas vermelhas e brancas, com 50 estrelas sob fundo azul escuro, adicionada à essa lista. Sonhar não custa 😀
Vida longa! Excelentes fotos. Felicitações a equipe do PA.
CM
Parecia bem maior nas projeções, pelo tamanho das pessoas perto da aeronave, percebo que é bem pequeno.
Interessante notar como que o avião ainda no rollout já está incomodando certos “parceiros estratégicos”.
Se ele levantar voo dessa forma, pode ser que seja bom, risssssss
http://youtu.be/fRtOGJTqjkQ
exatamente, o aviao eh BEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMM menor do que era divulvado…
divulgado
Pessoal, as janelas ENORMES estão enganando a percepção dos senhores. Comparem o tamanho da aeronave com o sujeito que está posicionado abaixo da turbina.
Lembrem-se que ele é maior que um E-190. Para quem já voou neste, com a Azul, por exemplo, fica fácil imaginar a dimensão.
Lembrem-se também que ele não é um C-17 😀
E o sindicato e os trabalhadores já querendo uma fatia do bolo:
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/10/operarios-da-embraer-fazem-greve-por-reajuste-salarial-em-sao-jose-sp.html
Ele poderia até ser do tamanho de um Ford Ka!
O importante é manter as capacidades de peso e cubagem informadas!
E…Jean….baba baby!kkkk
Parabens à Fab e à Embraer, lindaaaaaassa aeronave e que cumpra alem de suas metas as missoes fins de seu projeto.
Obs.: o Jean num aguentooooooooooo !!!!!!!!
Sds.
Parabéns a EMBRAER, FAB e o pessoal do PODER AÈREO, pelas fotos. Só queria ver a cara dos ABUTRES DE PLANTÃO, devem estar se roendo de raiva.
Parabéns a todos os responsáveis por este magnífico projeto, cujo sucesso, não tenho dúvidas, é certo! Monopólio ou não é um orgulho para a engenharia e indústria aeronáutica brasileira.Quanto a Herr Jardino, como sempre, perdeu uma boa oportunidade para explicar os anos de atraso e aumento de custos astronomicos do Hércules vitaminado…… erros de projeto? magalomania? Aproveito para perguntar aos especialistas se ele decola daquela maneira operacionalmente, com carga total ou é só para apresentação em shows? rsrsrs
Com o devido e alargado respeito, consideração e estima ao caríssimo amigo RFS, e invocando o dito popular de que “gosto não se discute”, mas feio, ou o mais feio na história da aviação, não me parece atribuível ao KC 390…
Numa era de “quadrados-retângulos” saídos das pranchetas dos projetistas o 390 é bem harmonioso em suas curvas.
Parabéns aos envolvidos, é algo para se orgulhar.
Realmente essas janelas sempre me deixaram confuso em termos de tamanho. Vendo pelas fotos me parece menor do que imaginava, mas posso estar totalmente enganado. Se o Poder Aereo colocar uma comparação clara com o C-130 ficaria muito agradecido. Inclusive se a Embraer conseguiu uma capacidade equivalente ao Hércules num tamanho menor isso só mostra a excelência do projeto.
Gosto estético não se discute, mas eu perfilo ao lado do Roberto Santana.
Não dá nem para chamar de feio, porque, para que ele chegasse a essa categoria, ainda teria que melhorar muito.
Por enquanto, ele é abominável!
Para mim, parece que montaram asas de um avião na fuselagem de outro. E o encaixe foi feito com durepoxi.
Que sua performance possa ser melhor do que sua aparência, e que venda bem.
Será ridículo ao amigos compararem esse avião com qualquer outro americano ou russo ou chines, sei-lá. Mas para nosso primeiro projeto verdadeiro e de ponta já dá pro gasto! Quem sabe no futuro, ai sim, um parecido com o B2!
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=WC-X2-IycXs
Ficou com mais cara de invocado do que nas projeções. Muito bonito mesmo.
É ligeiramente maior que o Hércules, mas por ser mais gordinho e por ter esses para-brisas enormes (e blindados, por sinal) esse carinha aí parece menor do que realmente é.
E, a despeito de ser o primeiro da categoria projetado no Brasil, veio sim para superar o Hércules em muitos requisitos. Já nasceu blindado e com uma suíte de autoproteção respeitável, feito para operar na linha de frente. A FAB soube definir o que a Embraer colocar nesse avião.
Parabéns, e rumo ao primeiro vôo!
Nas imagens parece que ele é pequeno, mas o video deu a exata dimensao do bicho! Alguem sabe quando sera o primeiro voou?
Srs
Parabéns ao Brasil e a Embraer – é um momento histórico sem duvida.
Abs
Aproveitando a opinião do Baschera sobre os sponsons, penso que esses é que deixaram o avião… um pouco estranho. Mas o importante é que ele voe e cumpra a missão com qualidade e segurança.
Quando deverá ser o primeiro voo?
Realmente as janelas enganam. Vão no Google images e vejam fotos do Hércules, e então vocês irão perceber. Os para-brisas do C-130 são bem pequenos enquanto os do KC-390 são enormes!
Deem uma olhada:
http://www.chicktime.com/wp-content/uploads/Air-Force-C-130.jpg
Porém eu ainda não sei como foi que ele se movimentou pra fora do hangar!:(
Gostei do aspecto geral. Só as protuberancias que acomodam os trens de pouso estão com um aspecto estranho.
Não lembro de ter perguntado nem de ter visto ninguém perguntado alguma coisa, muito menos ter feito comparação, mas, devemos ser condescendentes com esse tipo de gente. Acredito que seja uma patologia conhecida como dismorfia morfológica.
Quando tempo esperando por esse dia, da um orgulho danado, so achei ele muito baixo, nao vai dar problema para operar em pistas sem serem preparadas.
Parabéns à FAB, Embraer e ao Exército, que ganha uma projeção sem paralelo em nível sulamericano com essa belíssima aeronave.
E ignoremos a típica arrogância européia pré-falimentar de nosso colega “francês” acima. Isso é só dor de cotovelo pelo modelo de consórcio horizontalizado do Embraer KC-390, muito parecido com o do SAAB Gripen, estar se tornando benchmark no mundo, ao contrário do modelo “faz-tudo” franco-europeu…
Fato curioso:
O tamanho das janelas da cabine faz com que a aeronave pareça menor do que de fato é.
Em 1080p pessoal:
https://www.youtube.com/watch?v=SxJL0oiSPgU
Acredito que esses “janelões” vão ser um dos diferenciais do KC-390 no mercado, principalmente para SAR.
“Roberto F Santana 21 de outubro de 2014 at 11:33 # Um dos aviões mais feios que já vi.” “Hoje eu sei que minha beleza maior estava aqui dentro, em um lugar onde ninguém se interessou em olhar.” “Apelidado de C-MUSIC, o sistema da Elbit detecta e avisa a tripulação de um avião sobre a vinda de um míssil superfície-ar, usando uma câmera infravermelha para detectar lançamentos de mísseis anti-aéreos, e imediatamente emite um feixe de laser na direção do míssil. O feixe tem por objetivo iluminar o seeker (cabeça de busca) do míssil e impedir que permaneça travado no… Read more »
Da ORGULHO, de ver esse BICHÂO, aí!!!
Imaginem o primeiro voo!!!
Parabéns BRASIL!!! Agora sim, Acima de Tudo!!!
Prezados, boa noite.
Sei que gosto não se discute e beleza está nos olhos de quem vê, mas o KC-390 não é propriamente um exemplo de beleza aeronáutica. O avião ficou “atarracado” na sua aparência.
Também me chamou a atenção a altura dos motores: são bem mais altos do que os desenhos me fez prever.
Além disso, o protótipo já está pintado com as cores da camuflagem padrão FAB, embora sem matrícula (esperado).
Grande evento, grande dia, grande aparelho. Mas “bonito”…
SDS.
Além disso, o protótipo já está pintado com as cores da camuflagem padrão FAB, embora sem matrícula (esperado).
Prezado Maurício Silva
Acho muito difícil que esta aeronave venha a ter uma matrícula da FAB. Trata-se de um protótipo e não acredito que será “carregada” no inventário da FAB. Ela possui sim uma matrícula civil como as fotos mostram: PT-ZNF
Eu achei ele belíssimo.
Senhores, Eu estava lá e posso dizer sem medo: não tem nada de pequeno nessa aeronave. Andando ao redor do KC-390, abaixando-se para perceber detalhes embaixo, esticando o braço para conseguir tocar na parte de baixo das naceles dos motores, a mais de dois metros de altura do solo, percebe-se claramente que tanto o comprimento quanto a largura da fuselagem quanto o porte, altura de asa etc é maior em todos os sentidos do que as medidas dos C-130H da FAB. Apenas a envergadura dos nossos Hercules é maior porque as asas são retas, e não em flecha como as… Read more »
É lindo… muito lindo para um cargueiro.
E gosto é sim pessoal, e subjetivo.
E beleza tem que ser comparada com aviões de mesma classe… e para mim, neste aspecto, é o mais belo cargueiro militar que já vi.
Sds,
Cassio
Quanto à esta discussão se é bonito ou é feio, para mim trata-se de um desenho bastante conhecido. Não difere muito do arranjo geral do Kawasaki C-1. Não deveria causar tanto espanto assim.
Uma impressão que só tive hoje foi que os turbofans do KC-390 têm pequeno diâmetro, o que implica numa baixa taxa de contorno (low bipass ratio).
Pra mim ele tinha um diâmetro maior.
É só uma observação e não uma crítica.
Uma impressão que só tive hoje foi que os turbofans do KC-390 têm pequeno diâmetro, o que implica numa baixa taxa de contorno (low bipass ratio). Pra mim ele tinha um diâmetro maior. Bosco É só impressão sua mesmo quando comparado ao tamanho do avião. O V2500 é uma motor do tipo high-bypass. O diâmetro do “fan” da família V2500 é de 1,6m. Isso vale para o motor do KC-390 assim como para os motores que equipam vários A-320. É só você ir a qualquer aeroporto do Brasil e reparar nos A320 da TAM equipados com esse motor. Por fora… Read more »
“Guilherme Poggio em 21/10/2014 as 20:14 | Em resposta a joseboscojr. Uma impressão que só tive hoje foi que os turbofans do KC-390 têm pequeno diâmetro, o que implica numa baixa taxa de contorno (low bipass ratio). Pra mim ele tinha um diâmetro maior. Bosco É só impressão sua mesmo quando comparado ao tamanho do avião. O V2500 é uma motor do tipo high-bypass. O diâmetro do “fan” da família V2500 é de 1,6m. Isso vale para o motor do KC-390 assim como para os motores que equipam vários A-320. É só você ir a qualquer aeroporto do Brasil e… Read more »
Enojante ver o complexo de vira-lata demonstrado por alguns…
Valeu Poggio!