Gripen E: Saab recebe contrato da Suécia para equipamentos de apoio e manutenção

23

Farnborough - maquete Gripen - foto 10 Saab

Valor do contrato equivale a 2 bilhões de reais e soma-se a outros já concedidos, de desenvolvimento e produção do Gripen E para a Suécia

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Saab informou o recebimento de um contrato para equipamentos relacionados ao Gripen E, no valor anunciado de 5,8 bilhões de coroas suecas (cerca de 809 milhões de dólares ou 2 bilhões de reais). A nota indica que são equipamentos necessários para a operação do Gripen (Gripen E role equipment), assim como para manutenção e apoio, fazendo parte de um acordo mais amplo entre a empresa e a Administração de Material de Defesa Sueca (FMV), cobrindo atividades para o Gripen E entre 2013 e 2026.

Trata-se do quarto contrato relacionado a esse acordo anunciado em 15 de fevereiro de 2013, e as entregas dos itens deste novo contrato, em trabalhos a serem feitos pelas áreas de negócios de Aeronáutica, Sistemas de Defesa Eletrônica e Apoio & Serviços da Saab, começarão em 2016. Encomendas anteriores, ligadas ao desenvolvimento e produção do Gripen E, foram recebidas ao longo de 2013.

Concepção artística Gripen E nas cores da Suécia - imagem Saab

Farnborough - maquete Gripen - foto 3 Saab

Segundo Lennart Sindahl, executivo sênior, vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios de Aeronáutica, “o trabalho no Gripen E continua de acordo com o cronograma e o orçamento. Esta encomenda representa outro importante passo no compromisso da Saab em entregar a próxima geração do sistema Gripen para a Suécia.”

O Gripen, segundo a empresa, é um caça único no sentido de combinar alta tecnologia e capacidades com eficiência de custo, sendo que o Gripen E traz significativas melhorias: motor mais potente, maior alcance, mais armas, novo radar AESA (varredura eletrônica ativa) e aviônicos mais avançados.

Farnborough - maquete Gripen - foto 7 Saab

Gripen E em detalhes - legendas em inglês - ilustração Saab

FONTE / IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo
Guizmo

off

Mauricio Silva

Olá.

Pode ser somente implicância minha (reflexo da idade… 😛 ), mas essas denominações distintas (“NG” para o Brasil e “E” para a Suécia) do Gripen me incomoda.
Afinal, estamos ou não falando do mesmo aparelho?

SDS.

Júlio Costa

Mauricio Silva

“Afinal, estamos ou não falando do mesmo aparelho?”

A única diferença que eu sei é que o Gripen brasileiro terá versões biplace, além de ter aviônicos diferentes.

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/17059/EXCLUSIVO-%E2%80%93-GRIPEN-NG-Tera-Display-Panoramico/

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14023/Gripen-NG-biplace-podera-ser-inteiramente-desenvolvida-no-Brasil/

Abraços

Oganza

EDITORES:

A primeira foto da matéria é uma montagem discarada e mau feita do Gripen… foi feita de várias partes diferentes de diferentes fotos… a tomada de Ar direita está sobre o canop.

Grande abraço.

Carlos

G NG-BR, eu gosto dessa denominação.

Esse contrato denota que a fila por lá está andando.

“…. (e, se o contrato brasileiro enfim sair, …..”

É, até o Nunão já está meio em dúvida (rs).

2022.

Carlos

Oganza

Coitado do diagramador, mas lá é Suécia…..

Aqui seria MEME com muitos rsrskk .

Carlos

“Guizmo
16 de outubro de 2014 at 15:28 #”

Guizmo

citei e coloquei esse link as 10:25 em outro tópico.

Trata-se de assunto de defesa USA, agora é com os EDITORES.

Oganza

Nunão… Vlw

é que eu gosto do bichinho e quando alguém faz uma coisas dessas, fico chateado mesmo… mas vlw de verdade 🙂

Grande Abraço.

tiagobap

Nunão

Com todo respeito a sensibilidade visual dos colegas comentaristas (desculpe aí, Oganza! :-)!), não vi a 1ª foto-montagem do Gripen e por causa da “polêmica” da mesma fiquei curioso… É possível mandar o link da mesma? Grato por sua atenção.

Tiago

Carlos
Carlos

Tiago

Tá de sacanagem colega ….. (rs)

Nunão

Ok, Chief ………….. 2022. (rs)

Guizmo

Carlos,
Essa foto do AMX deu saudades….era o protótipo YA 1-4200 certo?

Oganza

Tiago,

eu baixei a foto original que estava com a gambiarra, mas tentei acha-la agora no google mas não tive sucesso… mas possa manda-la para vc…

se vc quizer posso postar um link de compartilhamento aki com a foto… blz?

🙂

Grande Abraço.

Oganza

Tiago,

hahahahaha ACHEI…

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2014/08/Gripen-E.jpg

estava no cahe do google. 🙂

Mauricio Silva

Olá Nunão, bom dia.

Obrigado pela resposta, embora o meu comentário tenha tido a intenção de ser sarcástico com o marketing do aparelho (Saab + FAB).
Aliás, acho que essa foi mais uma prova que engenheiros e “marketeiros” não vão combinar nunca… 🙂

SDS.

tiagobap

Oganza, valeu! 🙂

Carlos, é pra treinar o olho contra falcatruas na internet! rs

Abraços a todos.

Mauricio Silva

Olá Oganza.

O “piloto” do Photoshop estava “chapado” quando trabalhou na foto (o trocadilho ficou sem graça nenhuma… 🙁 )

SDS.

Carlos

Oganza

valeu atender o colega, mais eu “embromaria mais um pouco” (rskk) ……

Carlos

“Guizmo
17 de outubro de 2014 at 8:39 #”

Não sei Guizmo,

mas eu estava na Tamoios no IEAv e vi o bicho depois de decolar dar umas passagens por cima do aeroporto e pousar.

Sniff, era fornecedor, ganhei convite mas cheguei atrasado, a entrada pela Dutra congestionou, altas autoridades, ministros, militares, presidente, PQP tava o mundo lá.

Corri pra Tamoios, os dois lados do acostamento “tolado” de gente e carros, corri pro IEAv(eu tinha crachá) e fiquei do alto com meu binóculo.

Bons tempos.

Sou um generalista, certamente outro colega poderá lhe responder.

Abraços

Carlos

Tiago,

gostou ? (rs)

Abs