Orçamento de 2015 assegura R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen NG

54

gripen_inter

Brasília, 07/10/2014 – O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015 deverá contemplar um total de crédito na ordem de R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen New Generation (NG), Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB). A sinalização desse montante de recursos foi feita nesta segunda-feira (06), durante reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto FX-2 no Ministério da Defesa.

Para o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, a indicação “demonstra o comprometimento do governo com o projeto”, que, pelo cronograma original, deverá ter seu contrato assinado até dezembro deste ano. A previsão é que os 36 caças, desenvolvidos pela empresa Saab, sejam entregues entre 2019 e 2024.

Além dos recursos, o projeto FX-2 também deverá ter incrementos no quesito transferência de tecnologia. Segundo o brigadeiro Crepaldi, graças aos avanços nas negociações, a participação da indústria brasileira de defesa nesse projeto se dará em maior escala, estando presente em mais etapas do que o que estava previsto anteriormente. Para se ter uma ideia, já em 2015, mais de cem profissionais brasileiros da indústria de defesa deverão se mudar para Linköping, cidade localizada no sul da Suécia, onde iniciarão o processo de transferência de tecnologia dos caças Gripen NG.

O brigadeiro Crepaldi ressaltou a importância das reuniões do comitê que acompanha o andamento do projeto FX-2. “A reunião do comitê gestor é muito importante porque possibilita, via Ministério da Defesa, uma interação com todos os órgãos de governo responsáveis pelo projeto em seu mais alto nível”, disse. “As orientações que saem daqui fluem muito mais rápido em todos os níveis de governo, facilitando o projeto como um todo”, concluiu.

LAAD 2013 Nikon 429a

Sea Gripen: Defesa Aeronaval

Na reunião do comitê também foi debatida a possibilidade de o contrato a ser assinado com a Suécia contemplar ainda, no pacote de transferência de tecnologia, um estudo sobre a viabilidade de o Gripen NG ser desenvolvido para uso da Marinha, como aviões de caça embarcados.

O almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, chefe da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, explica que a ideia é que esse estudo entre como offset (tipo de compensação comercial comum em acordos de importação) do contrato e, caso seja viável, poderá representar um “ganho logístico” importante para o Brasil.

“Se eu compro um avião e utilizo esse mesmo modelo em outra Força, eu ganho no ciclo de vida, na manutenção e na operação da aeronave, reforçando os quesitos da interoperabilidade, ou seja, da capacidade de as três Forças conversarem”, explicou o almirante.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

“FONTE: Ministério da Defesa” Destaques: “…..(PLOA) para 2015 deverá …..” “….. A sinalização desse montante…..” ‘…..a indicação…..” “…..deverá ter seu contrato assinado até dezembro deste ano.” (Portanto o tópico do PA Outubro, como já sabíamos ….já era, este sim confirmado agora-“já era”). “A previsão é que os 36 caças, desenvolvidos pela empresa Saab, sejam entregues entre 2019 e 2024.” (O primeiro será em ………………… 2022). “Sea Gripen: Defesa Aeronaval” Esse eu me recuso a tecer muitos comentários, mas é risível. “Se eu compro um avião e utilizo esse mesmo modelo em outra Força, eu ganho no ciclo de vida, na… Read more »

rafael bastos

Espere ai, mas o pagamento não seria apenas após a entrega da última unidade?

Darkman

A pintura mostrada acima é linda !!! Então ficamos só na pintura.

Quanto ao dinheiro reservado para 2015, segue a mesma pergunta ? Não seria pago somente na última entrega do lote comprado ???

Quanto ao SeaGripen devido a grande demora para estar em operação a nova NAe, podemos afirmar que o SeaGripen pode ser uma realidade.

Oganza

Vamos construir, ops vamos negociar uma TOT de uma catapulta medieval para ser instalada em São Pedro da Aldeia afim de familiarização das tripulações no uso dessa tecnologia. Depois vamos repassar essa TOT para a industria de couro e cordas do Brasil que vai absorver essa tecnologia tão estratégica e miniaturiza-la para ser instalada no Opalão. Este, a essa altura já vai estar com a primeira turma formada na recém criada escola de Trirremes da MB, que depois de árduo levantamento, concluiu que esse é o melhor (único acessível) meio de propulsão possível de integração em nosso baluarte flutuante (ao… Read more »

Justin Case

Amigos,

Quanto começar a pagar o financiamento apenas após a última entrega:
1. Isso teria alto custo, é claro.
2. Pode ser que tenham financiado só parte do projeto, fazendo o pagamento inicial (“downpayment”) com recursos do orçamento.
3. Pode ser que o valor (ou parte dele) seja para cobrir custos do Gripen Tampax.
4. Pode ser que seja para cobrir os custos dos fornecimentos não-suecos, que provavelmente não teriam condições tão favoráveis no financiamento.
5. Pode ser que alguém que saiba do que se trata resolva falar.
Abraços,

Justin

Marcos

Esses R$ 1 bi não seriam para células C/D?

Nick

R$ 1 Bilhão é bastante coisa. Com o dólar em R$2,50 é algo como uns US$400 milhões. PODE ser a valor inicial.

Agora, se a FAB tem de sacrificar alguma coisa, que sacrifique as modernizações, e mantenha os recursos do FX-2 e KC390.

[]’s

ernaniborges

“Nick 8 de outubro de 2014 at 7:19 # R$ 1 Bilhão é bastante coisa. Com o dólar em R$2,50 é algo como uns US$400 milhões. PODE ser a valor inicial. Agora, se a FAB tem de sacrificar alguma coisa, que sacrifique as modernizações, e mantenha os recursos do FX-2 e KC390.” Caro Nick Esse é o meu ponto de vista, cujo questionamento fiz há dias atrás. “ernaniborges 3 de outubro de 2014 at 21:18 # Caros foristas. É difícil para pessoas que como eu que são apenas entusiastas de assuntos de defesa, sem a ajuda de pessoas como os… Read more »

Sabre

Bom noite Justin, Para que o contrato de aquisição das aeronaves Gripen entre em vigor, é necessário que os recursos constem da Lei Orçamentária Anual (LOA). Pagamentos de despesas, mesmo com recursos de financiamento externo, necessitam de previsão orçamentária. Caso o Governo Brasileiro utilize recursos do financiamento oferecido pela Saab, com a garantia do Governo Sueco, o início do pagamento do empréstimo será somente após a entrega da última aeronave. Os pagamentos à Saab serão feitos pelo banco financiador segundo o cronograma físico-financeiro do contrato. Parece que existe uma pequena confusão no entendimento do cronograma de pagamento da empresa, a… Read more »

Justin Case

Bom dia, Sabre.

Acho que entendi. Então, há necessidade de previsão orçamentária, mesmo que seja para o endividamento, uma vez que o objeto contratual será recebido e a despesa realizada. Assim, esse valor seria referente ao primeiro ano do cronograma físico-financeiro.
Vamos torcer para que tudo aconteça conforme o planejamento.
Valeu pelo esclarecimento.
Abraço,

Justin

Sabre

Boa noite Justin,

É isso.

Um abraço,

Sabre

Mauricio Silva

Olá. “Mas se estamos prestes a substituir caças, bombardeiros e interceptadores por um multifunções, para racionalizar (economizar) com o ganho em escala e considerando que para cobrir o inevitável “GAP” virão os Gripens C/D, os senhores não acham razoável parar de investir numa geração já defasada para concentrar investimentos nos seus sucessores?” Sim, desde que o número de células adquiridas seja maior que 36. Se não, haverá uma tremenda redução na capacidade de proteção do território nacional. Particularmente, acredito que o Gripen seja uma excelente escolha para substituir os F-5 e A-1. Porém, ainda defendo a necessidade de um caça… Read more »

Mauricio Silva

Olá.
A notícia também indica que a assinatura do contrato com a Saab é iminente.
SDS.

Carlos

“Justin Case
8 de outubro de 2014 at 6:43 #”

Pode ser ……………….. quatro vezes (rs).

Carlos

Vou repetir, parece que não entenderam……Jesuixxxx, Juárez………………….Socorro……………. “deverá, sinaliza, indica, deverá, previsão ….” Vocês não leem o noticiário econômico ? As colunas e comentários de especialistas, professores, mestres, doutores em economia, bons veículos das diversas mídias especializadas em economia, vocês não leem né ? Ah …… agora entendi. Nunca comentei antes aqui, mas sou economista por formação Universitária. Eugênio Gudin, Delfin Neto, Mario Henrique Simonsen, Francisco Dorneles, João Paulo Veloso, José Pastore e muito mais ….. foram meus professores …. Há mais inúmeros nomes de primeira linha, uns mais conhecidos, outros um pouco menos porém …. gênios, mestres etc …..… Read more »

Phacsantos

Achei esse trecho importantíssimo:

“Para se ter uma ideia, já em 2015, mais de cem profissionais brasileiros da indústria de defesa deverão se mudar para Linköping, cidade localizada no sul da Suécia, onde iniciarão o processo de transferência de tecnologia dos caças Gripen NG.”

Pangloss

Senhores, lembro a todos que o orçamento brasileiro tem caráter meramente autorizativo e não impositivo. Significa dizer que somente o que consta no orçamento pode ser executado, mas o mero fato de ali constar não implica sua necessária e obrigatória execução. Assim, nossa lei orçamentária é uma peça de ficção. Pode colocar ali a erradicação da miséria, a promoção da saúde no estado da arte para todos os brasileiros, o desenvolvimento da educação como nunca antes neste país, o fim das desigualdades, a cura da burrice, a purgação da fealdade, a redenção da alma, amém. Papel aceita qualquer coisa. Acredita… Read more »

Sabre

Pangloss,

Você tem razão. O orçamento é realmente apenas autorizativo, não impositivo.

Porém, a boa notícia (para alguns) é que a despesa deverá constar na LOA. Caso contrário, o contrato não poderia entrar em vigência no ano fiscal de 2015.

Estar na LOA é uma condição necessária mas não suficiente, como você quis dizer.

Sabre

Galeão Cumbica

Parece me que muitos aqui so ficariam felizes quando sair uma noticia realmente ruim!

Pro pessimista a derrota é certa! E não me venha falar de realista, pois sei muito bem a nossa realidade! quem aqui não sabe!

Esta ladainha já deu! todas as matérias sobre nossos projetos la vem a lista, mas o A1M ta cancelado, e o KC isso e o FX2 aquilo, mudem a nota!

o PA ta virando um muro de lamentações!

sds
GC

Pangloss

Galeão, gostaria mesmo de exibir um otimismo capaz de me fazer merecedor do meu “nickname” (cuja escolha se deu por mera ironia, pois eu sou um pessimista patológico).

Mas a realidade se impõe.

juarezmartinez

X 2, Galeão, faz piloff a esquerda, perna do vento a e pousa a tua aeronave no aeroporto REALIDADE.

Grande abraço

Galeão Cumbica

Amigo Juarez, a tempos que acompanho seus comentários, muito lucidos por sinal, o meu avião ta bem pousado neste aeroporto da REALIDADE!

Só acho que esta choradeira não enriquece nada o debate!

Mas, O choro é de quem quer chorrar! e segue!

sds
GC

Phacsantos

Concordo com o Galeão…ou melhor..prefiro concordar!

Tudo, em qualquer país, planeta, galáxia ou universo, até que se realize, é apenas uma expectativa!

Rogério

Tô com o Galeão, a coisa tá ruim?? Tá, mas essas noticias, mesmo que ufanistas, são boas e pronto. Agora se vai se realizar ou não é outra coisa, mas se:

“Orçamento de 2015 assegura R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen NG”

e

“FAB destina US$ 1,9 bilhão para produção do KC-390”

são noticias ruins então……..

Colombelli

O lado bom é que pelo menos se mostra que o cancelamento está cada vez mais distante.

Baschera

A fronte precipitium, a tergo lupi.
(Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come)

Será que a Tia assina antes do segundo turno ?? E se não, e perder…. vai dar uma de Lulla Molusco e deixar para o sucessor ??

Aliás, orçamento no Brasil, é igual a note de três reais….

Sds.

Rafael Oliveira

Sendo realista, o contrato do Gripen tem tudo para ser assinado.

Os desenvolvimentistas da Dilma vão querer esse investimento, tendo ou não dinheiro para fazê-lo.

E os monetaristas do Aécio pretendem atrair investimento estrangeiro, o que não deixa de ser o caso, ainda mais com pagamento futuro.

Veremos nos próximos dias ou meses.

Vader

Caras, as novas são boas. A coisa tá andando. Se vai virar ou não são outros 500. Ninguém aqui é bidú lra saber. E de fato o país não ESTÁ derretendo, ele JÁ derreteu. Só os duença mental PeTralha pra negar. Ano que vem vai ser o bicho ganhe quem ganhar, com a ressalva de que se for a Tia a Argentina é só o começo… No que toca ao Sea Gripen, o almirantado da mais antiga tinha é que tomar vergonha na cara e pedir pra sair. Só isso. Ora almirante, vai botar Sea Gripen aonde? No seu fundilho?… Read more »

juarezmartinez

Olhem, eu não estou criando fantasmas ou torçendo contra, apenas como o Vader disse a economia está derretendo dai após dia e nada de desta gente sair do sonho encantado.
Senhores, dias ruins virão pela frente, e quanto menos inventar de mudanças no projeto, mais viável ele se torna.

Grande abraço

Oganza

Já que a novela da escolha do FX-2 terminou e ao menos estamos no processo de contar os borós e mandar todo mundo se coçar para ver se cai alguma moedinha dos bolsos para então ver se sai uma canetada no contrato, seja lá de quem for: – Outra concorrência, meio off-topic, mas é grande….

http://aviationweek.com/awin-only/bell-sikorskyboeing-build-army-jmr-rotorcraft-demonstrators

Dois conceitos: X2 Technology x Tiltrotor

Sds.

Carlos

“Pangloss
8 de outubro de 2014 at 11:18 #”

Tava indo bem …..

Carlos

Mas este é imperdível.

Editores e foristas, a explanação econômica é das melhores atualmente, peço compreensão e deixem o link, pois os fundamentos expostos ….. são incontestáveis, planeia da Direita a Esquerda, sem viés eleitoral ou político, apenas analise Macro-Econômica:

http://www.empiricus.com.br/outbrain5/

Abraços.

Carlos

Entenderam ?

Foi em Maio, estamos em Outubro ….. todos os números mencionados simplesmente pioraram ….

Basta ver os noticiários desta semana.

Dúvidas sobre economia ?

Perguntem …..

Carlos

“Phacsantos
8 de outubro de 2014 at 12:34 #”

Concordo.

Assim é nas Empresas.

Estamos falando de quê ?

As Empresas que estarão envolvidas …….

Hamadjr

Então quer dizer que esta masturbação mental eh porque a escolha foi pelo caça da Suécia, que não vai pagar, que é remendo heim héim heim, acha paciência do baralho

Mauricio Silva

Off Topic.

Quem é “arauto do apocalipse” tem uma das tarefas mais fáceis do mundo: se o apocalipse chegar, já estava tudo indicando, óbvio até para a mais obtusa das criaturas; se não chegar, é por que não aconteceu ainda, mas os sinais estão lá, é só questão de tempo.
E pensar que tem gente que é paga para fazer isso…
Sábia é a frase: “Don’t feed the trolls”.

SDS.

juarezmartinez

Mauricio tu és funcionário público???

Grande abraço

mdanton

O BRASIL atualmente tem dívida líquida com o exterior lastreada pelo governo federal em US$ 400 bilhões e crescendo. Nossas reservas externas são menores que US$ 290 bilhões e diminuindo. Caso a situação (precária) vença, o objetivo original da organização criminosa é solapar a democracia e instalar o bolivarianismo pobretão famélico. Não vai melindra as F.A. NUNCA, muito pelo contrário. Vai continuar fustigando o exército (comissão da verdade para denegrir e diminuir o apoio da população. ex: como fizeram com a PM) e alimentando as outras forças para tentar cooptar quando a “onça for beber água” (dividir para dominar). O… Read more »

Alexandre Galante

Comentário de leitor enviado pela página de contato do blog:

O site poder aéreo é muito bom mas tem uma cambada de comentaristas que está dando nojo.
É impressionante a capacidade desse pessoal de ver coisa ruim em tudo, o maior vira latas de todos é um tal de … e tem outros bem idiotas também.
Esse pessoal está fazendo voces perderem muitos leitores e tirando o brilho de seu trabalho, obrigado.

Phacsantos

mdanton
9 de outubro de 2014 at 13:20

Colega, tomo a liberdade de lhe corrigir:
Divida externa : Aprox US$ 330 bilhões.
Reservas Internacionais: Aprox. US$ 380 bilhões.

Abs.

mdanton

Estão correto estes números que são de agosto 2014.
http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPEXT

Só que os “papagaios” até outubro são enormes, deficit balanço de pagamentos até outubro 2014 US$ 35-40 bilhões aos números de agosto.

Tem muito mais coisas escondidas ai pela contabilidade criativa da organização criminosa…. só aguardar que chegamos aos meus números. rsrsrs abs.

Phacsantos

mdanton

Disso não duvido!

Carlos

“Alexandre Galante 9 de outubro de 2014 at 13:23 # Comentário de leitor enviado pela página de contato do blog: O site poder aéreo é muito bom mas tem uma cambada de comentaristas que está dando nojo. É impressionante a capacidade desse pessoal de ver coisa ruim em tudo, o maior vira latas de todos é um tal de … e tem outros bem idiotas também. Esse pessoal está fazendo voces perderem muitos leitores e tirando o brilho de seu trabalho, obrigado.” Não me sinto atingido, faço parte da trilogia, tenho orgulho disso e considero o melhor espaço do Brazil… Read more »

Vader

Galante, só a referência a mim (sei que foi a mim apesar de sua gentil edição) já faz com que saibamos que isso é coisa de banido retardado que não se conforma que a jaca subiu no telhado.

É só não dar bola pra esses lixos…

Vader

PS: Ou ___________ asqueroso de dentro de algum bunker…

COMENTÁRIO EDITADO

Vader

PPS: aliás, pelo estilo de escrita sou capaz de dizer quem é que escreveu: um velho conhecido nosso, Rafinha, a Rafalítica Faniquítica…

Oganza

Galante, me desculpe, mas se vc me permite, vou me dirigir ao leitor em questão e vou dar o direito da dúvida a ele, pois não tenho a habilidade de Lord Vader em reconhecer o estilo de escrita rsrs: Minha percepção é que o espaço criado pela Trilogia se tornou o maior canal de informação e discussão sobre Defesa da internet brasileira e talvez da América Latina pelo simples fato deles manterem as vias abertas para a discussão SEM IDEOLOGIAS de qualquer espécie e que os debates por mais acalorados que sejam, se mantenham dentro do assunto em questão: DEFESA… Read more »

juarezmartinez

Senhores, assim, como mestre Vader me coloco também na linha de tiro deste ente interplanetário que mandou esta mensagem “a Garcia”, provavelemnte deve fazer parte dos ETs que atualmente dão sustentaculo a toda uma legião de ladrões que estão subtraindo este país, bem, disto isto quero dizer o seguinte. O Brasileiro de uma maneira geral é individuo “manso” sob todos os aspectos, porque se 1% do que está acontecendo aqui acontecesse, por exemplo no Canadá, estaria todo mundo na rua, gente na cadeia e olha, acho até coisa pior, mas aqui todo mundo acha que no fim vai dar tudo… Read more »

mdanton

BINGO VADER!
Gastaram muitas letras com esse ________________________________________ SEMPRE OFENDEM e depois dão uma de “vitiminhas”.

COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: OS COMENTÁRIOS JÁ ESTÃO FUGINDO DO TEMA E PARTINDO PARA ASSUNTOS QUE PODEM SER CARACTERIZADOS COMO PROPAGANDA / CONTRAPROPAGANDA POLÍTICA. PEDIMOS A COLABORAÇÃO PARA NÃO FAZER ISSO, SEGUINDO A REGRA PARA COMENTÁRIOS NESTE BLOG (VEJA NA COLUNA DIREITA DA PÁGINA), E EM ESPECIAL NESSE PERÍODO DE ELEIÇÕES.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/17059/EXCLUSIVO-%E2%80%93-GRIPEN-NG-Tera-Display-Panoramico/

Pressiosimo estilo “Admiral Moon” desnecessário, a FAB não é a USAF e nem de mto longe tem as mesmas necessidades desta, já estaria mto bem servida pela aviônica Rockell-Collins do projeto original.
Israel que arrume aonde instalar essa aviônica.
Por outro lado malandro-prego só aprende, qndo toma na cabeça.
Ou no bolso.