Museu Aeroespacial recebe Lockheed C-130 Hercules 2453
Pousou na manhã de terça-feira, dia 07 de outubro de 2014, o Lockheed C-130 2453 HERCULES, a mais nova aquisição para o acervo do Museu Aeroespacial.
O HERCULES é um avião dotado de quatro motores turboélices, que opera no transporte de tropas e cargas, lançamento de paraquedistas, busca e salvamento, ajuda humanitária, dentre outras missões, prestando relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, há mais de 50 anos.
Com uma tripulação de seis pessoas, comandada pelo Tenente Coronel Aviador BORBA, a aeronave 2453 decolou do Aeroporto do Galeão (RJ), para sua última missão, com destino ao Museu Aeroespacial, onde permanecerá em exposição.
Segundo o SGT Anderson, rádio navegador da tripulação, o derradeiro voo aconteceu numa altitude de 1000 pés (304,8 metros), durou cerca de cinco minutos, e a despedida foi realizada num “céu de brigadeiro”.
A cerimônia oficial de incorporação da aeronave ao acervo será realizada em 2015, mas o avião já fará parte das atrações do Domingo Aéreo no Museu Aeroespacial, com visitas ao seu interior, no dia 19 de outubro.
Essa é uma das unidades modernizadas? É um dos italianos? O que aconteceu com os modelos “E” que foram os primeiros a entrar em operação na FAB?
Clésio Luiz
Você viu as pantallas todas em LCD, esse foi um dos modernizados.
Baralho, help …. SOS …. Juárez ….. socorro.
Só no Brazil mesmo …..
http://www.aereo.jor.br/2012/01/17/colombia-quer-cargueiro-da-embraer-busca-hercules-no-curto-prazo/
E ai, melhor destino…..
Essa é uma FA que merece doação ……
O FAB 2453 é provavelmente o C-130E mais antigo da frota (nao sei se o 2451 anda voa).
Ele foi incorporado em 31 de agosto de 1964 e completou 50 anos de FAB faz pouco tempo.
Merecido descanso. Que venha o KC-390.
Não Clésio. Como respondi acima, este não é um dos “italianos”.
É fácil saber se é “italiano” ou não. A numeração dos ex-AMI começa em 2470.
Poggio,
vi um filme, não me lembro onde, do check “D” e da modernização, inclusive trocaram todo cabeamento etc etc etc.
Avião não tem ano, mas horas de vôo e fadiga, pelo painel esse deve ter sido um dos agraciados.
Para mim continua não justificando.
Entrei no sitio da FAB e nada.
Como contribuinte, quero esclarecimentos …..
Caso nenhum dos foristas (FAB) comente algo convincente, a pergunta vai direto para FAB (contato).
Aliás, no sitio tabém não há nada.
Poggio, Nunão & Galante
Há uma matéria/convite no sitio do MUSAL sobre “Domingo Aéreo dia 19”, creio que vale matéria/tópico.
http://www.musal.aer.mil.br/
Esclarecendo:
“Agraciado” com a reforma e atualização geral.
“Aliás, no sitio também não há nada.” Melhor e é no sitio do MUSAL.
Estou inconformado, adoro os Hércules …. sniff …. sniff ….
Este C-130 merece o devido descanso. Se fica na ativa, o pessoal reclama que é sucata, se vai para o museu, reclama que deveria continuar na ativa.
Como disse o Poggio, uma nova era está chegando com o roll out do KC-390.
O C-130 deve ceder o lugar ao nosso cargueiro.
Senhores, em especial meu amigo Cel Nery, Jesuixxx aviosu que o fim dos tempos está para inicar, este aí pux a fila para mas qutro células que vão dar baixa. Isto ái é o resultado das diversas intervenções do Gf mandando fazer pernadas haiti, enchentes, buscar mudança de cumpanhero, e coisas que ne posso falar se me matam. Galante, eo colocaria o mate para cevar com agua no muy caliente com esta euforia com KC 390, este negócio tem que rodar e ensaiar e digo para vocês: Não acreditem nestas datas politiqueiras, isto aí é tudo em função da eleições,… Read more »
Pô tiraram o vídeo do louro.
“……a FAB vai ter que buscar este C 130 lá do museu para o Galeão.”
Juárez, é isso ai.
Falei, pantallas LCD e digitais, isso em 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=5d2m2G2X258
“Sandrini F. Scremin
O C-130 Hércules é de fabricação americana e não italiana. Nessa categoria de aeronave o mais importante é a qualidade da tripulação, na Red Flag de 2008 a tripulação da FAB com seu Hércules se destacou, sendo ele a aeronave mais velha naquele ano.”
Os caras que escolhem as músicas …. deixa pra lá vai, vale o vídeo ….
http://www.youtube.com/watch?v=BaLiLi2oD88
http://www.youtube.com/watch?v=UOnf8w9tLB8
http://www.youtube.com/watch?v=b9PERVT2_fU
Vejam nos vídeos as diferenças do painel com a foto do painel do nosso que está no MUSAL.
Sei lá, afinal de contas temos 84 Brigadeiros que sabem o que fazem né ….. mas o dindim é nosso ….. mas …..
Obrigado pelas respostas.
Lembrei agora que um tempo atrás a FAB estava convertendo os “E” para o padrão “H”. Não sabia que tinham modernizado a frota toda, pensei que tinha sido apenas os italianos.
Carlos
7 de outubro de 2014 at 19:47 #
Colega, discordo.
Sou contra a doação de artigos militares (a menos que seja um “agrado” por compra de equipamentos novos e com valor significativo).
Acho que o destino desse C-130, com 50 anos de serviço, foi mais do que justo!
Se não fosse isso, ele poderia ser destinado exclusivamente ao combate a incêndios no Cerrado, por exemplo. Contudo, não sei se seria viável $$$.
Abraço
É isso mesmo Clésio.
Primeiramente falou-se apenas na modernização dos ex-AMI (os “italianos”). Mas depois incluíram algumas células mais antigas no pacote.
Cito o 2453 (“E”) e o 2459 (SC-130E), além dos dois KC-130H.
“Phacsantos 8 de outubro de 2014 at 8:51 #” “Se não fosse isso, ele poderia ser destinado exclusivamente ao combate a incêndios no Cerrado, por exemplo. Contudo, não sei se seria viável $$$.” Ótima ideia Ph, muito boa mesmo. Quem pode responder isso é o pessoal BAGL, não falam sua origem: GTT/GT/BINFAE-GL Seria fundamental a informação vir de quem o operava, real …. sem frescuras, a lá tipo “Juárez Martinez”. Quem sabe nosso colega consegue algo por lá. Quando mencionei “doar” e eu sistematicamente na Trilogia tenho me manisfestado CONTRA, foi por caso das compras e cooperação da Colômbia conosco… Read more »
Eu realmente não entendo o por que de tanta celeuma em relação à baixa desta aeronave especificamente. Trata-se de um C-130 da primeira compra feita pela FAB, de meados da década de 1960. Tem 50 anos de serviço, e se não é o mais velho, voado e usado da frota, está entre eles. Nessas 5 décadas, acumulou milhares e milhares de horas de voo, realizou diversas revisões nível parque, modernizações, atualizações, troca de peças, partes e motores. Foi transformado de C-130E para C-130H. Foi depois modernizado para o padrão C-130M, com novos aviônicos, em meados da década passada, na iniciativa… Read more »
Comentário de leitor enviado pela página de contato do blog:
O site poder aéreo é muito bom mas tem uma cambada de comentaristas que está dando nojo.
É impressionante a capacidade desse pessoal de ver coisa ruim em tudo, o maior vira latas de todos é um tal de … e tem outros bem idiotas também.
Esse pessoal está fazendo voces perderem muitos leitores e tirando o brilho de seu trabalho, obrigado.
Ops
O ping pong aqui esta totalmente centrado ao tópico.
Mas o post já foi respondido em outro tópico.
Shalon
Carlos, desculpe responder tão atrasado. É como o Nunao postou: estava ficando inviável pra FAB manter a aeronave. Já devia estar próxima do limite da vida em fadiga, se é que já não atingiu esse limite. Os C-130 foram todos concentrados no Galeão pra otimizar a manutenção. Posso estar enganado, mas de 20 aeronaves só 4 ou 5 estavam voando. A FAB, assim como as demais Forças, estão no fundo do poço, graças à incompetência da nossa presidAnta e sua corja, que afundaram o País.
A FAB já está concentrada somente no KC-390.
Rinaldo Nery 13 de dezembro de 2015 at 21:10
Obrigado Coronel e G abraço.