Saito sobre o Gripen NG: ‘Foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil, para a Força Aérea’
Comandante da Aeronáutica faz palestra para as ‘Velhas Águias’
–
“Sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil, para a Força Aérea”. Com essa frase, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, resumiu a importância da aquisição dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). A declaração foi feita nesta quarta-feira (01/10) durante o encontro com as “Velhas Águias”, que reuniu cerca de 150 oficiais reformados e da reserva no Clube da Aeronáutica de Brasília para tratar das novidades da FAB.
“Essa reunião foi maravilhosa, ainda mais para quem está na inatividade poder saber o progresso que está acontecendo”, disse o Major-Brigadeiro Silas Rodrigues, que foi para a reserva em 1982. “A gente se atualiza do que está acontecendo. Estar informado é sempre muito importante”, completou o Coronel Brival Bello Souza, na reserva desde 1991. Encontros com militares da reserva fazem parte da agenda de outubro do Comandante da Aeronáutica como parte das comemorações do “Mês da Asa”.
Na palestra de ontem (nota do editor: a reportagem foi publicada na quinta-feira, 2/10), o Tenente-Brigadeiro Saito recebeu o agradecimento do Tenente-Brigadeiro Lélio Viana Lobo, Ministro da Aeronáutica nos anos 90.
Renovação
De acordo com o Tenente-Brigadeiro Saito, a aquisição dos 36 caças Gripen NG será um marco para a FAB e o objetivo é futuramente adquirir mais unidades para substituir os caças A-1 e F-5. As novas aeronaves chegarão ao Brasil para ocupar o lugar dos Mirage 2000, aposentados em dezembro de 2013.
A palestra também abordou o KC-390, aeronave que será apresentada oficialmente ainda este mês pela Embraer e com primeiro voo planejado para 2014. Foram ainda esclarecidos detalhes sobre o recebimento de novas aeronaves, como as três unidades adicionais do SC-105 Amazonas, os helicópteros H-36 e as Aeronave Remotamente Pilotadas Hermes 450 e Hermes 900.
O apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira foi um ponto de destaque. “Isso vem desde a criação da Aeronáutica”, afirmou o Brigadeiro Saito. Em sua apresentação, disse que a Embraer já entregou, até hoje, mais de 600 aeronaves para a FAB. Há ainda a participação de dezenas de empresas em projetos como o desenvolvimento do Link BR2 e dos mísseis MAA-1B, A-Darter e MAR-1. O Comandante da Aeronáutica ressaltou ainda que já estão totalmente integrados à frota os mísseis Python 4 e Derby, além do Litening, equipamento para designação de alvos.
A palestra de duas horas de duração também abordou temas como gestão de recursos, política de pessoal, unidades de saúde e tráfego aéreo. O Brigadeiro Saito lembrou de projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o novo software utilizado por controladores de tráfego e a implantação de novos procedimentos de voo.
FONTE / FOTOS DO EVENTO: FAB
IMAGEM DO ALTO: Saab/Gripen International (fotomontagem a partir de foto de K. Tokunaga)
NOTA DO EDITOR: o título original da reportagem da FAB é o subtítulo.
VEJA TAMBÉM:
- Saito sobre o Gripen: ‘O raio de ação é igual ao dos outros dois’
- Em detalhes, a audiência na CRE sobre F-X2 e a escolha do Gripen
- ‘Mudar ou lapidar?’ – artigo do comandante da Aeronáutica
- ‘Não é um avião para assustar, mas impõe respeito’
- Brasil e Suécia avançam nas negociações para aquisição dos caças Gripen NG
- ‘O GDA não terá avião até a chegada do F-X2′
- ‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab
- Mais fotos da maquete do Gripen E, exposta pela Saab em Farnborough
- SAAB e Embraer fecham parceria para programa conjunto de gerenciamento do projeto FX-2 no Brasil
- KC-390: contrato dos 28 de produção e termo aditivo de 2 protótipos, no Diário Oficial
- Renovação da FAB: o tempo passa, a COPAC fica
- Discurso de despedida do Major-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr na passagem de Comando do COMDABRA
- Caças F-5M efetivamente nos esquadrões da FAB equivalem ao programa F-X2: 36 aviões
‘Não é um avião para assustar, mas impõe respeito’
http://www.aereo.jor.br/2013/12/28/nao-e-um-aviao-para-assustar-mas-impoe-respeito/
O Japa esqueceu de falar: 1.- Modernização dos A 1 para o padrão M – parados, esquecidos etc …. 2.- Modernização dos E-99 – parados, esquecidos etc …. 3.- Cadê os “Jordanianos” ? Parados, esquecidos etc …. 4.- KC 767 (3?) – esquecidos etc …. 5.- C 130 – Somente dois 100% operacionais, um ou dois com restrições, os demais (quantos ?) – parados, esquecidos etc …. 6.- Alguém pode me ajudar com mais mazelas por favor ? Não me venham com conversinha de “veja o lado bom das coisas”, conversa de quem não enxerga o todo. Felizmente os bolivarianos… Read more »
“O Japa esqueceu de falar”
Carlos,
Você estava no evento retratado na matéria?
Creio que só quem esteve no evento retratado na matéria poderá dizer se ele se esqueceu ou não de falar sobre as mazelas que você mencionou, pois a reportagem em si não traz a íntegra do que ele disse, apenas uma ou outra frase selecionada e uma menção a assuntos abordados.
Agora, se você estava lá, ou conhece alguém que lá esteve e pode fazer o relato, então peço que compartilhe conosco os detalhes do que o Saito realmente falou ou esqueceu de falar.
Nunão,
por favor, delete meu primeiro post por favor, mantenho o segundo.
Tarde demais. O primeiro que estava preso no antispam foi mantido, e o segundo já foi para a lixeira.
Quando ocorrer de um comentário ficar preso, peço que aguarde algum editor liberar o comentário.
Corrigindo, não é o primeiro, é o segundo, por favor ….
Tirando as mazelas que levam os membros sérios de nossas FFAA a matar um leão por dia, realmente o Gripen pode vir a ser o melhor e mais bem sucedido programa de aqusição da história da FAB.
Talvez nós nunca tivemos um vetor que entregasse tanto quanto o Gripen E entregará, tanto em sua missão quanto para os seus operadores.
O Gripen é bom, bonito e o melhor, cabe em nosso bolso, mesmo que esse seja furado e cheio de aproveitadores esperando um vacilo para meter a mão tb.
Grande abraço.
FONTE / FOTOS DO EVENTO: FAB Entendo o Júbilo do evento, mas o próprio Cel Reinaldo Nery colocou ontem em outro post sua decepção com os acontecimentos. E você Nunão sabe muito bem que minha revolta não é com o AC da FAB mas sim com o MD e o GF. Perderam nesse evento a oportunidade de “rodar a baiana” e colocar a “boca no trombone”. Não, eu não estava lá …. mas isso não desqualifica meus comentários e você sabe um milhão de vezes mais do que eu, afinal de contas o Editor e o Especialista é você, o… Read more »
Bom, independente do Carlos ter estado lá ou pescando em Jericoacoara, a resposta vai ser a mesma: Não,porque isto aí é que nem festa de esquadrão, festa da FAE, dia do aviador e etc…aonde só se fala abóbrinha e coisas do mundo encantado….. a propósito eu acrescentaria s seguintes perguntas: Quantos Derbys temos no paiol(eu sei) mas ……. Quantos Mikes temos disponiveis nas linha de voo(também sei), mas….. Claro que isto aí não importa, o que importa é a festa, são os OITENTA E QUATRO BRIGADEIROS NA ATIVA, enquanto aquela força aéera desmilinguida chamada Royal Air Force tinha até pouco… Read more »
Completando então: Mais mazelas: 7.- Modernização dos Bandeirantes – esquecidos …. 8.- Modernização dos Bandeirulhas – esquecidos …. 9.- Armamentos para os P 3 M (por sinal, ótimo projeto e aquisição), torpedos ? Misseis ? – Parados e esquecidos …. E quando me refiro ao Comandante Saito como “Japa”, quem acompanha meus comentários sabe que o faço de forma carinhosa. Sempre fui contra essa dinastia de 12 anos no comando, isso é muito maléfico, mas o Japa e o Enzo foram os que conseguiram fazer algo com essa m#rd@ de MD e GF por cima. Quanto ao Admiral Moon, assunto… Read more »
Carlos, o Brasil não será invadido pelos bolivarianos pelo simples motivo de já termos um governo (?) bolivariano. Pelo menos até o fim do ano, se tudo der certo (apesar das perspectivas nada alvissareiras).
Oganza, você está certo de que o Gripen cabe no bolso da FAB, que sequer consegue modernizar um punhado de F-5 e AMX?
Juárez, peço licença Gaudério: “juarezmartinez 3 de outubro de 2014 at 9:09 # Cel Nery, só R 99 está parado por falta de recurssos… Hahahaha, vamos aos fatos: Vou abrii o bico e sei que vou me encomodar: Tem quase uma vintena de células de A 1 na Embraer e sabem o que aconteceu recentemente em regime de sigilo absoluto: Não! Um comunicado da FAB mandando suspender todos os trabalhos nos A 1 porque não haverá recursos para honrar os pagamentos, o projeto corre sério risco de não ir adiante ou ficar restrito a pouco mais mais de vinte células.… Read more »
Bob F Santana
kkkk rsrsrsrs ótimo vídeo,
“Sempre fui contra essa dinastia de 12 anos no comando, isso é muito maléfico, mas o Japa e o Enzo foram os que conseguiram fazer algo com essa m#rd@ de MD e GF por cima.”
“Oitenta e quatro brigadeiros na ativa?”
Brazil colega, Brazil ….
Juárez
“…..independente do Carlos ter estado lá ou pescando em Jericoacoara….”
Morando e comendo peixes, camarões e lagostas …. bem melhor. (rs)
Roberto F Santana,
“Oitenta e quatro brigadeiros na ativa?”
Esse é o menor dos problemas. A FAB possui 77.454 militares na ativa. Eu nunca entendi o motivo desse corpo tão grande.
Pangloss, meu caro,
se ele não couber, nós não precisamos mais de FAB. Fecha tudo e o ultimo apaga luz.
PS. Quem tiver pexada, pode conseguir alguma coisa lá no GTE, que dado a conjuntura será rebatizado de Aerolinhas Bolivarianas.
Sds.
Júlio Costa,
meu querido… são 84 Brigadeiros.
Quem vai aparar a grama das residências, levar os filhos para a escola, trazer a esposa do supermercado, etc… etc… e o melhor: quem vai sevir o cafezinho?
Queria que o pessoal da reseva presente desse uma amostra das regalias, 90% delas esdruxulas.
E vou logo falando que fui vizinho de um e “dei uns sacodes” na filha de outro… e não foi nem uma nem duas vezes que o Cabo Bicalho foi buscar nós dois bebados na frente da boate.
Sds.
Oganza,
Os caras deve viver com marajás e sultões
Só faltou falar que tem pessoal para limpar a mer** do cachorro.
A situação é fod*** mesmo.
abraço
Eu sei que o comandante Saito até tentou lá pelas tantas racionalizar a força, junto com o Brig Burnier na época, este coitado foi defenestrado porque queria uma força operacional e não de faz de conta. O que aconteceu com ele: Deram um jeito de taxar ele de bêbado e o mandaram para o pijama mais cedo. É senhores, isto é o sistema, ele se protege, tem anti corpos, tem ramificações e não deixa ninguém com boas intenções ir muito adiante, ou se enquadra ou está fora: Querem exemplos Cel Justin(mesmo tendo diferenças, respeito muito o trabalho dele) Cel Nery… Read more »
Juarez assino embaixo. No EB é idem ibidem. Nós é que temos de monitorar o andamento destes programas por todas as formas e denunciar os faz de contas.
Como já disse aki uma vez… nunca tive parente militar nem nunca cheguei perto de um quartel, salvo para me regularizar junto a Justiça Militar. Mas quando era adolessente lá em Belém do Pará, meus pais tinham um Ap em uma rua onde ficam algumas das residências (isso é eufemismo, as casas são lindas), dos altos oficiais da FAB – I COMAR. E como bom moleque do interior, tratei de formar uma turminha e no fim de semana, fachava-mos a rua jogávamos uma pelada (chamava-mos de “travinha”), andava-mos de skate… e foi ai que tive contato com minha linda filha… Read more »
Cabo Bicalho ……. hummmmmm ……. sei não …… (rs)
“Querem exemplos”
Faltou mais uns ……. JuarezMartinez
e outros ….
Lá no PN e no Forte tem também …. só para registro.
Senhores, São as “saúvas”… aquelas de quem alguns de nós falamos aqui desde o nascimento do Poder Aéreo. “Elas” venceram !! As saúvas comem tudo o que encontram pela frente…. principalmente o orçamento ! As “saúvas” são o “sistema”….. Só um país do faz de conta é que tem mais oficiais de quatro estrelas na reserva do que outras maiores, mais relevantes e mais importantes forças correlatas…. Por isto, entre outros, é que temos um orçamento militar de faz de conta, onde 70% do mesmo é para pagar pensões e aposentadorias. O dia em que o Juarez, ou outro com… Read more »
Carlos,
kkkkk pois é… parece até a piada: Guarda Pinto se apresentando Sr.
kkkkkk
Sds.
Os mesmos brigadeiros, almirantes e generais que dão ordens ao Guarda Pinto e ao Cabo Bicalho são os que reclamam que tem que aumentar o orçamento, que o soldo tá baixo, que o FHC tirou direitos dele e de sua prole de vagabundas…
E a gente aqui preocupado com os armamentos, treinamentos, etc.
Vamos voltar ao Gripen que é algo que presta.
Ok Rafael ….. em 2022 …..
“Carlos em 3 de outubro às 17:51” Carlos, Pelo jeito você entendeu errado o meu comentário. Não estou em nenhum momento negando a existência de mazelas, e elas são muitas, certamente. Não estou ignorando que você também as conhece ou que sejam assunto aqui. Isso é pra lá de óbvio. Já noticiei, eu mesmo, problemas, questões delicadas etc. Já as comentei, já as ouvi, já as apurei. A questão que coloquei foi simplesmente saber sobre o que foi falado ou esquecido de se falar na tal reunião sem saber de alguem ou sem ter ido e ouvido. Eu, por exemplo,… Read more »
Os M-2000 foram para suprir um gap;
Os F-5M foram para suprir um gap;
Os eventuais J29C/D serão para cumprir um gap.
Senhores, não é a FAB que está inchada. É o Estado brasileiro INTEIRO que está inchado e podre.
Não adianta reclamar: a única solução é pelejar por um Estado mínimo e enxuto, única coisa que pode gerar eficiência.
Pensem ________________________________
_______________________________________
COMENTÁRIO EDITADO. MAIS UMA VEZ, PEDIMOS ATENÇÃO ÀS REGRAS DESSE ESPAÇO SOBRE NÃO FAZER COMENTÁRIOS COM CONTEÚDO QUE PODE SER VISTO COMO PROPAGANDA / CONTRAPROPAGANDA POLÍTICA, AINDA MAIS A UM DIA DA ELEIÇÃO.
Lord Vader
advinha quem apareceu no face da nossa revista com comentário do G NG-BR ?
Ele ….. sim ele ….. JMJ……
Dar a cara aqui, necas …….
Ô Nunão …..
fica frio, aliás ….. você conhece o Cabo Bicalho ? Amigo do Oganza …. (rs)
“Roberto F Santana
4 de outubro de 2014 at 0:11 #”
Verdade Bob ….. concordo plenamente, afinal de contas …..
2022 está logo ai ……
“Marcos
4 de outubro de 2014 at 8:36 #
Os M-2000 foram para suprir um gap;
Os F-5M foram para suprir um gap;
Os eventuais J29C/D serão para cumprir um gap.”
Marcos, só tem um problema ….. não vão sobrar C/D, a Eslováquia tá “papando” e parece que a Tailândia vai pelo mesmo caminho.
Sobrará o quê ?
Comprarmos F 5 da Tailândia, Suíça, Taiwan etc …. ou
…….. :
http://www.youtube.com/watch?v=1aTtbjEOHL0
5775 41 שנים של מלחמת יום הכיפורים
A FAB não está inchada. Ela cresceu (mais UAE, OM…) e precisou de mais gente.
Quanto ao número de oficiais generais, também concordo. Tem demais.
Só 29 células do A-1 serão modernizadas.
Juarez e Colombelli, Retomando o assunto “sistema”, um familiar meu, quando era Capitão-de-Corveta, ouviu um Contra-Almirante lamurioso queixando-se de tudo na MB, para encerrar com uma frase emblemática: “Quando eu for uma autoridade, vou fazer, acontecer, isso e aquilo, etc.” Aí, por um momento, meu parente pensou: “porra, se esse cara ainda não se sente uma autoridade, quando irá sentir-se?” Mas essa reflexão passou logo. É nítido que, para Contra-Almirantes, tudo deve permanecer como está, pois está tudo muito bem, caso contrário não alcançarão a terceira estrela. O mesmo vale para os Vice-Almirantes, em busca da quarta estrela. Aí, quando… Read more »
Para mim a melhor coisa que aconteceu para a FAB nesses ultimos anos foi o KC-390 (que voará em breve). O Gripen NG-BR ainda não aconteceu, né?
Além do mais, o Gipen, quando ficar pronto, não será melhor que um Rafale, que não é melhor que o F-35. Será apenas muito bom e mais barato. Já o KC-390 será superior ao C-130J em muitos aspectos. Nenhuma força aérea no mundo possui um cargueiro médio melhor do que será o KC-390.
Rinaldo Nery 4 de outubro de 2014 at 20:07 # A FAB não está inchada. Ela cresceu (mais UAE, OM…) e precisou de mais gente. Quanto ao número de oficiais generais, também concordo. Tem demais. Só 29 células do A-1 serão modernizadas. Cel, não vou entrar em uma discussão eterna sobre este assunto, pois minha opinião esta fundamentada e bem formada. Eu vou citar um exemplo que pe da ciar o saco: A BAFL abriga o Phênix com 4 Pinóquios e 1400 militares, tem cabimento, quatro aeronaves, ahh tem prefeitura aeronáutica, DRPV, ___________________ não sei mais o que…. só ,que… Read more »
Totalmente off topic:
Bomba ….. inédito:
IBOPE e DATAFOLHA confirmam:
PCO não vai para o segundo turno.
Bosco, estamos sem o MD em nossas mãos, uma pena cumpanheiro. (rs)
Nunão
não edita não colega, foi somente para dar a notícia para o Bosco, não tenho o número do Telex dele pô !
Ainda isistindo no tema desgraças futuras:
Começem apartir da metade do ano de 2015 a verem os P 3 serem encostados um a um……
Grande abraço
Uma dúvida: o Gipen-BR será omnirole ou multirole? Já que vai poder mexer no SW à vontade, poderia aproveitar e misturar todos os modos de operação.
_RJ_, Meu caro, se tivesse que fazer uma classificação, ele é multi-emprego… esse papo de omnirole e multirole nom equixiste, é puro marketing pelo simples fato de que os atuais caças da geração 4,5 ++plus apesar de poderem decolar com uma configuração FULL, eles não poderão executa-las explorando o máximo de seus envelopes pois estarão iguais a um burro de carga cheios de tranqueras penduradas neles. O ÚNICO caça que poderá ostentar a alcunha de omnirole (se é que isso existe), será o F-35 QUANDO entrar de fato em serviço daqui a 5 ou 6 anos. E NÃO existe NADA… Read more »
“– É churrasco? Pegue a bermuda. É casamento? Pegue o smoking.
– Se for casamento com churrasco na piscina? Ai cenário de baixa intensidade.
O resto é marketing.”
kkkk rsrsrs ……….. f#d&u …….. perdi o sono …… rsrs
” E isso vale para TODOS da geração 4,5 ++plus que existem, ou seja, cada um no seu quadrado.”
Concordo com tudo que dissestes, mas o E-99 atualizado e os DL integrados ……..
‘Não é um avião para assustar, mas impõe respeito’
Python-5 ??
Será integrado ?
Carlos, O problema é que os caras querem TOT em atualização… não tem s…..co que aguente conversar com o Brasil. O pior que é em meia dúzia de aeronaves… A gente simplesmente não se enxergar e não tem noção do ridículo. PS.: concordo com vc… pois sem as devidas atualizações os ganhos de equipamentos e doutrina adquiridos na virada do século vai pro ralo. – Defesa é igual a lavoura: Gradeia o campo, aduba o campo, semeia o campo, aplica os defensivos (atualizações) e colhe-se a safra… ANO que vem começa TUDO de novo… até o fim dos tempos… Não… Read more »