Mais fotos e informações sobre o ataque aéreo francês ao Estado Islâmico, no Iraque
Missão dos caças Rafale teve duração de cerca de cinco horas, com três reabastecimentos em voo
–
O Ministério da Defesa da França divulgou mais imagens e informações sobre o ataque realizado hoje (19 de setembro) por dois caças Rafale da Força Aérea Francesa a um alvo do Estado Islâmico no Iraque. O objetivo foi um depósito logístico no norte do Iraque, próximo a Mosul, que foi atingido por quatro bombas guiadas a laser GBU 12, e os resultados do ataque foram divulgados na imagem abaixo.
O voo dos dois caças, que partiu da Base Aérea de Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos, teve duração de cerca de cinco horas, e no curso da missão os jatos Rafale foram reabastecidos em voo três vezes por um avião de reabastecimento C135 FR. As aeronaves, além das bombas guiadas e tanques de combustível externos, estavam equipadas com casulos (pods) de designação de alvos Damoclès.
Ainda segundo a nota do ministério, os ataques se deram entre as 9h40 e 9h58 da manhã, e tiveram a coordenação de um avião de patrulha marítima Atlantique 2, da Marinha Francesa, que voou por cerca de dez horas. O avião de patrulha captou imagens do ataque e dos danos, que foram transmitidas imediatamente ao centro de planejamento e condução de operações de Paris.
Para garantir a segurança dos pilotos em caso de ejeção sobre zona hostil, foram mobilizados meios militares americanos durante a missão, segundo a nota.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
NOTA DO EDITOR: comparando-se as imagens, provavelmente tiradas pelo avião reabastecedor na ida e na volta, percebe-se que cada caça lançou duas bombas, pois os aviões são vistos com quatro bombas cada um nas imagens logo acima e, na imagem que selecionamos para colocar no alto, com apenas duas bombas em cada.
VEJA TAMBÉM:
- Primeiro ataque de caças Rafale ao Estado Islâmico, no Iraque
- Thales apresenta sucessor do casulo Damoclès
- Iraque: caças Rafale fazem missão de reconhecimento de cinco horas de duração
- Principais armas ar-superfície americanas
- Caças Rafale franceses fazem primeira missão de reconhecimento sobre o Iraque
- África do Sul adquire Paveway II para seus caças Gripen
- 1.000 libras sobre a Líbia: Typhoons da RAF atacam com Enhanced Paveway II
- Jatos AMX italianos destroem antenas de rádio de insurgentes do Afeganistão
- Mais informações sobre a operação dos AMX no Afeganistão
- Caças Rafale franceses realizam exercício Arctic Thunder na Noruega
- Tornados da RAF prontos para usar a Paveway IV
- No Mali, caças Rafale mostraram mais uma vez suas qualidades
- França avança ao norte do Mali com o apoio dos EUA
- MMRCA: site indiano de defesa destaca superioridade do Rafale na Líbia
- Rafale comprova capacidade ‘omnirole’
- Rafales reabastecidos pela USAF no Mali
- Exercício bilateral ‘Gulf’ 2012 em Abu Dhabi, entre França e Emirados
- Caças Rafale, Mirage 2000-9 e F-16 Block60 se exercitam nos Emirados
Roberto,
Clique no link da fonte original (MD francês) ao final da matéria e você vai ver que, nas fotos incluídas na nota, eles divulgaram marcação de data e hora das mesmas.
Só se estão mentindo…
Agora, se você confia mais no vídeo que postou, repare que ele mistura imagens de missão de reconhecimento (de dias anteriores, o que se pode constatar pela falta das bombas e pelo pod de reconhecimento no pilone central) e imagens dos caças na missão descrita e documentada nas fotos desta matéria, tanto com quatro bombas nos pilones, como com apenas duas.
Roberto,
Na verdade, me confundi quanto às fotos que traziam marcação de data e hora: eram as da nota anterior, sobre o mesmo voo, da qual a nova nota é uma atualização. Clique no link abaixo e vai ver, no lado direito da nota, a relação de imagens para clicar, com os nomes dos arquivos indicando data e hora.
http://www.defense.gouv.fr/operations/actualites/irak-premieres-frappes-francaises
Mas, enfim, reitero que a fonte é o próprio MD francês, que só divulgou até o momento a realização de um ataque. Portanto, conclui-se que se trata da mesma sequência de fotos.
“Roberto F Santana 19 de setembro de 2014 at 23:24 # Edit Parece que o biplace com o pod de reconhecimento tem dois tripulantes, ja o bi de ataque, sem o pod, tem um so (?).” Sim, é isso mesmo. Lembrando mais uma vez que as missões de reconhecimento são de dias anteriores à missão de ataque. O que dá para perceber, clicando nas imagens que divulgamos nos últimos dias (veja outras matérias, que estão nos links ao final e ainda aqui nesta mesma página) e no vídeo que você postou, é que tanto nas missões de reconhecimento anteriores quanto… Read more »
Um video mais completo…
http://youtu.be/QetwGliq_h8
Roberto, já te respondi lá
Leva um Pod do lado direito e só um míssil do lado esquerdo.
Como diria o MO: “Dois aviaozinhu” (rs).
Estes é que carregam o piano e ponto.
https://www.youtube.com/watch?v=Mqp_kD-VczU
Musiquinha esquisita a do france$ …… meio ….. meio …. _______________Auto Editado
A turma que “carrega o piano”, nesse caso do Iraque, é sempre a mesma. Será que é pelo bem do sofrido povo iraquiano?
A reconstrução dos prédios destruídos será, certamente, financiada por bancos desses países que “carregam o piano”, o petróleo iraquiano, também, será negociado com os carregadores de piano.
Já nos conflitos africanos ninguém carrega o piano. Nem sentam para assistir à apresentação.