Moço, como chego na prefeitura?
Fotos divulgadas pela USAF (Força Aérea dos EUA) mostram um caça F-15 sendo movimentado em plena avenida da cidade de Warner Robins (Geórgia, Estados Unidos), a caminho da prefeitura da cidade. O avião foi fornecido pela 116ª Ala de Controle Aéreo da Guarda Aérea Nacional da Geórgia, unidade que voa o E-8C Joint STARS visto ao fundo na foto acima, e que antes era um esquadrão de caça (no qual a aeronave voou entre 1986 e 1996). O F-15 estava estocad0 na Base Aérea de Robins e agora ficará em exposição estática como parte de um memorial planejado para veteranos, numa esquina próxima à prefeitura.
A cidade tem grande tradição militar, e votou em agosto um gasto de 15.000 dólares para construção de uma base de concreto para exibir o caça e movê-lo para o local. Inicialmente, planejava-se instalar o F-15 junto a uma rodovia, onde antes estava um jato T-33, mas uma proposta de exibi-lo como parte de um memorial a veteranos, planejado desde 1977, tomou corpo.
FONTES: USAF (também fotos) e The Telegraph Middle Georgia (tradução e edição do P0der Aéreo a partir de originais em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Um Jaguar à solta em Gibraltar
- Último ‘voo’ de um Impala, a caminho do ‘espeto’
- Em que ano morreu Santos Dumont?
- Falando em Suíça, troca da guarda na porta do ‘Flieger-Flab-Museum’
- Araras recebe Mirage III da Força Aérea Brasileira
- Onde espeta um, espetam dois
- RF-4C Phantom II novamente sob o céu espanhol…
- Cadê aquele F-5B que estava aqui? O Mirage comeu!
- ‘Dijon Boys’ participam de inauguração na Base Aérea de Anápolis
- F-5B vestido de ‘Mike’: do portão do PAMA-SP ao estacionamento do IV Comar
- Mais um Mirage III vira monumento
- Resposta do último desafio: F-5B na Base Aérea de Santa Cruz
- O Xavante de São Carlos
- AT-26: espetado, mas ainda não acabado
- Espetado, mas ainda não acabado II
- F-103 ‘espetado’ na BAAN
- AT-26A: prestes a ser espetado, mas ainda não acabado
- Transformação de U-42 em monumento gera discussão em Passo Fundo
- ‘Cidade dos Caças’ vai receber mais um monumento
Luxo do luxo, quem pode …. pode ….
F15 no espeto! Na FAB estaria sendo “modernizado” por uma das monopolistas pseudo estatais ate 2135!
E detalhe, o ac foi rebocado em plena luz do dia.
Imagina só a FAB rebocando um F-5 montadinho, pela Marginal até Cumbica…
Grande eagle.
Esse F-15 devidamente modernizado e retrofitado ainda seria muito útil… 😛
[]’s
OFF Topic:
Matéria da Time sobre custos de hora de voo na USAF:
http://nation.time.com/2013/04/02/costly-flight-hours/
Tem um link para um arquivo do Excel com uma extensa lista de aeronaves. O F-15C está nos 40.000 dólares e o F-16C nos 20.000. O F-22 está saindo pela bagatela de 60.000. O negócio está feio por lá.
A distância que nos separa… um F-15 parado numa esquina da cidade…
E indo pro espeto…
A ostentação começa com o carro da polícia…
Binão, até acho que não é ostentação… normalzito no más…
Acho que a qualidade do poderio aéreo poderia ser medida em termos das aeronaves que se “empalha” (em museus) ou se “empala” (em “espetos”).
Pronto. Nossos inimigos já podem começar a tremer. Tem M-3, Xavante, T-38, F-5B, M-2000-C…
🙂
Aldo,
É um Mustange né? Poxa, pra mim é ostentação sim… rsrs
Já o F-15, nem se fale…
Mas lá ambos são “normalzitos”, claro…
Aqui os normazitos são F-5 e Golzinho… hehe
Renan,
Na verdade é um Dodge Charger.
Lá ele custa a partir de, aprox., R$ 60 mil. O equivalente a uns 40 minutos de voo do F-15 que está sendo rebocado!rs
Quem pode, pode!
Sem dúvida… quem pode, pode!
Obrigado Phacsantos!
Anteontem, passei pela Praça do Avião, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.
Ia em direção ao Cemitério do Cacuia.
Tive a impressão de que o cemitério foi deslocado de lugar, sem aviso prévio.
O AMX ali espetado bem poderia exibir a legenda “Aqui jaz a Força Aérea Brasileira”.
Seu estado é lamentável. Seria melhor não apresentar nada, ou colocar uma escultura no lugar, como ocorre na Praça Del Prete, em Laranjeiras, também no Rio de Janeiro.
Pangloss,
Só um aparte: até onde sei (nunca passei por lá, só vi fotos), o que está exposto na Praça do Avião é uma réplica de detalhamento mínimo, e não um AMX original.
Nunão, agradeço a atenção de seu aparte.
Mantenho minha impressão: a FAB deveria cuidar melhor de sua imagem institucional, pois a Praça do Avião está com péssima aparência.
Ah, sim, sem dúvida. O aparte foi só isso. Um aparte. Seja uma aeronave de verdade espetada em praça pública, ou uma réplica, o mínimo que se deve fazer é periodicamente repintar (sendo que a pintura costuma se desgastar rapidamente com sol e chuva). No mínimo. Precisa só saber de quem é a responsabilidade, no caso da Praça do Avião, se é da FAB, da prefeitura do Rio ou de quem quer que seja (o comum, em praças que não sejam exatamente entradas de organizações da FAB, é a aeronave / réplica ser uma doação da FAB à prefeitura). E,… Read more »
Pangloss e Nunão,
Aproveitando o gancho, segue notícia (de 2011) sobre o restauro de um Xavante que está exposto numa praça de Vinhedo-SP:
http://www.vinhedo.sp.gov.br/noticia.php?id=3904
Notar que o avião foi ali instalado em 2008 e, em 2009, por interferência de um militar, foi solicitado o restauro. Vieram militares do Pama de Recife (!) para fazer o serviço.
Obs: Não sei qual o estado do avião hoje.
Abraços
O de Vinhedo foi repintado por solicitação do Guidi, ex Diretor do PAMARF, que mora em Vinhedo.
Todo mundo quer uma aeronave pra ¨espetar¨, mas a responsabilidade de manter recai sobre a FAB. É uma encheção de saco.