F-15 movimentado para servir de monumento em Warner Robins EUA - foto USAF

Fotos divulgadas pela USAF (Força Aérea dos EUA) mostram um caça F-15 sendo movimentado em plena avenida da cidade de Warner Robins (Geórgia, Estados Unidos), a caminho da prefeitura da cidade. O avião foi fornecido pela 116ª Ala de Controle Aéreo da Guarda Aérea Nacional da Geórgia, unidade que voa o E-8C Joint STARS visto ao fundo na foto acima, e que antes era um esquadrão de caça (no qual a aeronave voou entre 1986 e 1996). O F-15  estava estocad0 na Base Aérea de Robins e agora ficará em exposição estática como parte de um memorial planejado para veteranos, numa esquina próxima à prefeitura.

F-15 movimentado para servir de monumento em Warner Robins EUA - foto 3 USAF

A cidade tem grande tradição militar, e votou em agosto um gasto de 15.000 dólares para construção de uma base de concreto para exibir o caça e movê-lo para o local. Inicialmente, planejava-se instalar o F-15 junto a uma rodovia, onde antes estava um jato T-33, mas uma proposta de exibi-lo como parte de um memorial a veteranos, planejado desde 1977, tomou corpo.

F-15 movimentado para servir de monumento em Warner Robins EUA - foto 2 USAF

FONTES: USAF (também fotos) e The Telegraph Middle Georgia (tradução e edição do P0der Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Luxo do luxo, quem pode …. pode ….

Blind Man's Bluff

F15 no espeto! Na FAB estaria sendo “modernizado” por uma das monopolistas pseudo estatais ate 2135!

Mauricio R.

E detalhe, o ac foi rebocado em plena luz do dia.
Imagina só a FAB rebocando um F-5 montadinho, pela Marginal até Cumbica…

Iväny Junior

Grande eagle.

Nick

Esse F-15 devidamente modernizado e retrofitado ainda seria muito útil… 😛

[]’s

Clésio Luiz

OFF Topic:

Matéria da Time sobre custos de hora de voo na USAF:

http://nation.time.com/2013/04/02/costly-flight-hours/

Tem um link para um arquivo do Excel com uma extensa lista de aeronaves. O F-15C está nos 40.000 dólares e o F-16C nos 20.000. O F-22 está saindo pela bagatela de 60.000. O negócio está feio por lá.

Aldo Ghisolfi

A distância que nos separa… um F-15 parado numa esquina da cidade…

Vader

E indo pro espeto…

Binão

A ostentação começa com o carro da polícia…

Aldo Ghisolfi

Binão, até acho que não é ostentação… normalzito no más…

Vader

Acho que a qualidade do poderio aéreo poderia ser medida em termos das aeronaves que se “empalha” (em museus) ou se “empala” (em “espetos”).

Pronto. Nossos inimigos já podem começar a tremer. Tem M-3, Xavante, T-38, F-5B, M-2000-C…

🙂

Renan

Aldo,

É um Mustange né? Poxa, pra mim é ostentação sim… rsrs

Já o F-15, nem se fale…

Mas lá ambos são “normalzitos”, claro…

Aqui os normazitos são F-5 e Golzinho… hehe

Phacsantos

Renan,

Na verdade é um Dodge Charger.

Lá ele custa a partir de, aprox., R$ 60 mil. O equivalente a uns 40 minutos de voo do F-15 que está sendo rebocado!rs

Quem pode, pode!

Renan

Sem dúvida… quem pode, pode!
Obrigado Phacsantos!

Pangloss

Anteontem, passei pela Praça do Avião, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.

Ia em direção ao Cemitério do Cacuia.

Tive a impressão de que o cemitério foi deslocado de lugar, sem aviso prévio.

O AMX ali espetado bem poderia exibir a legenda “Aqui jaz a Força Aérea Brasileira”.

Seu estado é lamentável. Seria melhor não apresentar nada, ou colocar uma escultura no lugar, como ocorre na Praça Del Prete, em Laranjeiras, também no Rio de Janeiro.

Pangloss

Nunão, agradeço a atenção de seu aparte.

Mantenho minha impressão: a FAB deveria cuidar melhor de sua imagem institucional, pois a Praça do Avião está com péssima aparência.

Phacsantos

Pangloss e Nunão,

Aproveitando o gancho, segue notícia (de 2011) sobre o restauro de um Xavante que está exposto numa praça de Vinhedo-SP:
http://www.vinhedo.sp.gov.br/noticia.php?id=3904

Notar que o avião foi ali instalado em 2008 e, em 2009, por interferência de um militar, foi solicitado o restauro. Vieram militares do Pama de Recife (!) para fazer o serviço.

Obs: Não sei qual o estado do avião hoje.

Abraços

Rinaldo Nery

O de Vinhedo foi repintado por solicitação do Guidi, ex Diretor do PAMARF, que mora em Vinhedo.
Todo mundo quer uma aeronave pra ¨espetar¨, mas a responsabilidade de manter recai sobre a FAB. É uma encheção de saco.