Kovacs paga promessa e faz barba após primeiro voo T-Xc - imagem 3 Novaer

‘Seu Zé’ Kovacs cumpre promessa e entrega a barba à equipe Novaer

Após o primeiro voo do protótipo do T-Xc, o “filho mais novo” projetado por ele, Joseph Kovacs, carinhosamente apelidado de “Seu Zé” Kovacs, cumpriu uma promessa, e tradição antiga sua de cortar sua vetusta e venerada barba. Para explicar um pouco melhor o que aconteceu na Novaer, voltamos mais de 30 anos ao passado para contar uma história narrada pelo próprio Kovacs no livro “Histórias da Nossa História”, publicado em outubro de 2003 pela APVE, Performa Comunicação e Gráfica Modelo.

Era o ano de 1979 e o seu Zé nos contou que após “15 anos de lobby pró turbo treinador, quando já haviamos perdido as esperanças, enfim saiu o contrato de desenvolvimento e construção de dois protótipos do EMB-312 (o T-27 “Tucano”). O projeto oficialmente começou no início de 1979 e, como sempre, o primeiro voo foi marcado para 19 de agosto do ano seguinte, tendo que realizar, portanto, todo um trabalho imenso em um ano e meio. O planejamento e a programação dos trabalhos começou do fim para o começo.”

“Os trabalhos começaram e prosseguiram com certa lentidão por vários motivos”, nos contava ele, “Eu, coordenador do programa, tinha toda responsabilidade, mas não plena liberdade de ação para remediar essa situação. Pedia ao Diretor Técnico que passasse diariamente no ambiente dos trabalhos, mostrando sua autoridade e interesse no projeto. Cheguei a rastrear os desenhos liberados para a produção, perdidos nos meandros da burocracia técnica e reclamar os atrasos. Sugeri até a eliminação do ensaio em túnel de vento (alegando minha experiência anterior no assunto).”

Kovacs paga promessa e faz barba após primeiro voo T-Xc - imagem Novaer

Mas foi só quando Kovacs conheceu o engenheiro Domingos Regino que a solução para o cumprimento do prazo surgiu. Regino liderava a equipe de fabricação e montagem, cerca de 120 pessoas e, portanto, era quem dirigia diretamente a construção do protótipo. “Sargentos é que ganham a batalha e eles tem que ser incentivados de alguma forma.” Pensou Seu Zé, e na próxima reunião conjunta disse:

– “Acho que vocês não conseguem construir o protótipo dentro do prazo. Até sou capaz de fazer uma aposta: duas caixas de uísque, uma de escocês e outra de nacional do melhor.”

– “Aceitamos a aposta, mas queremos mais. Queremos a sua barba também!”, respondeu Regino.

“Eu gostei da reação, porque senti que eles levaram a sério a aposta. A equipe de fabricação nunca mais falou em uísque. Eles só queriam saber da minha barba e, para isso, trabalharam dia e noite, em infindáveis horas extras. Por fim, instalaram uma barbearia sobre um elevado de madeira, em pleno salão de montagem final do avião! Todos, até os funcionários mais modestos, cortaram um pedaço da minha barba. Naturalmente, eu fiquei muito feliz com tudo isso, porque além do objetivo atingido, acho que todos eles ficaram meus amigos e ocorreu também o inverso. Nunca gastei tanto uísque por causa tão nobre”.

Desde então, Seu Zé Kovacs fez desse momento um de seus rituais, uma das tradições que permeiam sua vida aeronáutica. Sempre que um projeto no qual ele está envolvido faz seu voo inaugural ele corta sua longeva e respeitável barba. Dessa forma, com o projeto T-Xc não poderia ser diferente, especialmente quando se trata de uma aeronave que ele mesmo desenhou, que carrega a sua assinatura e a sua impressão digital. Na semana seguinte ao voo inaugural do seu “filho” mais novo e mais moderno, Seu Zé Kovacs foi trabalhar como seu fosse um dia normal, ou quase isso, já que foi à Novaer com a faca e o queijo na mão, ou melhor, com o barbeador e a toalha na mão! A barbearia Novaer foi instalada na sala de projetos e, como manda a tradição, até os mais tímidos e modestos funcionários cortaram um pedaço de sua barba.

Gostaríamos de reproduzir aqui, também, a nota da equipe envolvida com o EMB-312 e reiterar toda nossa interminável admiração, gratidão e respeito por esse senhor que, simplesmente movido pela sua imensa paixão por voar, inspirou tantas pessoas e ajudou a consolidar a indústria aeronáutica nacional.

“A sua capacidade fez de todos nós seus aplicados discípulos. A sua dedicação deu a todos nós mais fôlego; a sua cativante simpatia mitigou o nosso cansaço e a sua inteligente teimosia nos proporcionou, com todo o respeito, o deleito, o prazer e a honra de oficialmente cortar a sua vetusta e venerada barba.”

Kovacs paga promessa e faz barba após primeiro voo T-Xc - imagem 2 Novaer

DIVULGAÇÃO: Novaer

NOTA DO EDITOR: o título original da nota divulgada pela Novaer é o subtítulo.

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Mayuan

Tão importante quanto desconhecido pelo público geral. Esse país definitivamente precisa rever seus conceitos!

Marcos

– A título de curiosidade: Kovacs construiu e voou seu primeiro “avião” aos quinze anos.

“Sugeri até a eliminação do ensaio em túnel de vento (alegando minha experiência anterior no assunto).”

– Quem pode, pode!

Clésio Luiz

Joseph Kovacs Tem uma história de vida e carreira muito interessantes. O Poder Aéreo poderia fazer uma reportagem sobre ele.

rommelqe

Prezado Joseph Kovacs,
Eu gostaria de muito mais do que parabeniza-lo, AGRADECER publicamente pelos inúmeros empregos de brasileiros que foram possibilitados pelos seus excelentes aviões. Desejo muitas felicidades a todos aqueles que terão a honra e o orgulho de desenvolver e produzir centenas de Tx-c , em Lages, para FAB e, espero, muito outros clientes.
Quem não gostar trate de botar as barbas de molho, mas isso não será suficiente para se igualar ao Kovacs.

Carlos

Rolem a barra, chegarão nele :

http://www.novaercraft.com.br/equipe.html

Carlos
Marcos

Quem salvou o projeto do treinador sul coreano foi…

… Kovacs.

juarezmartinez

E que também nos salvou de ter que engolir o treinador “Merdasur”, face a rapidez no projeto do TX.

Grrande abraço

juarezmartinez

e mais recentemente nos salvou de ter que engolir o unamerd..sur…

Grande abraço

Rinaldo Nery

Juarez, na primeira foto aparece bem o canopy da versão militar. Bem parecido com o do T-25.
Depois de 2.300:00h voadas nos A/T-27, nas mais variadas configurações e lançando todos os armamentos permitidos para ele, realmente, o projeto do Kovacs é sensacional.