Museu Aeroespacial incorpora helicóptero da Marinha ao acervo
Em solenidade, no mês de agosto, o Museu Aeroespacial incorporou ao acervo histórico a aeronave Sikorsky SH-3 Sea King, doado pela Marinha do Brasil. O Sea King, uma aeronave de fabricação norte americana, operou na Marinha até 2012, a bordo dos porta-aviões São Paulo e Minas Gerais. Veja as fotos no Poder Naval, clicando aqui.
Bela foto, bela máquina.
Pergunto:
Ao lado é um Schweizer ?
Valeria a pena a MB ter retrofitado esses hélis na fábrica ?
“Ao lado é um Schweizer ?”
Não, é o Bell 47, aliás H-13, OH-13.
A Soloy turbinava esses helicópteros.
Cultura inútil! O Schweizer é o “remake” do Hughes 300. O H-13 veio em duas levas: 1- Para instrução (os esquis não tinham ângulos, eram dobrados) e 2- Para transporte de macas externas (com os esquis da foto); estes comprados à Alemanha no início da década de setenta. Ainda havia 3 (talvez fossem 2) H-13J adquiridos para atender ao Presidente Juscelino. Um destes caiu na piscina de tratamento de esgotos (o popular “pote-de-merda”) na AFA em 1971. Havia dois tripulantes: Ajax Augusto Mendes Correa e Gastão Eduardo Figueiredo. O Ajax (que perigosamente treinava pouso de precisão na pequena plataforma existente… Read more »
Editores;
Fiz um longo comentário histórico sobre o H-13. Não saiu!
Estão de mal comigo?
Franco
Franco,
Não estamos de mal contigo…
O sistema antispam, que é automático, pelo jeito ficou de mal e prendeu seu comentário das 9h02. Acabamos de liberar.
Se não me engano tem um deste no museu da TAM.
Sds
GC
Lopes Filho, da minha turma, estagiário do 1°/11° GAV em 1987, morreu queimado num acidente com um H-13 em Santos, naquele ano. Aqueles tanques acima da cabeça eram um problema.
Galeão, há sim um SH-3 em São Carlos