Embraer contrata empresa espanhola para fabricar cargueiro militar
Contrato é o primeiro da Sener com a empresa brasileira desde 2010. Fabricante fornecerá sistema especial para facilitar montagem de peças
–
A Embraer fechou contrato com a empresa espanhola de engenharia e construção Sener para a fabricação do novo cargueiro militar KC-390, uma alternativa ao Hércules produzido pela americana Lockheed Martin.
A Sener fornecerá um sistema especial para facilitar a montagem de grandes peças móveis do KC-390, informou nesta terça-feira (9) a companhia espanhola, em comunicado.
“Esse sistema automatizado, desenhado e fabricado pela Sener, permite montar as peças repetidamente com grande qualidade e precisão. E pode ser utilizado pela Embraer tanto na fabricação como na manuteção dos aviões”, disse a empresa, em nota.
O cargueiro KC-390, projetado pela Embraer, tem maior capacidade que o Hércules C-130, fabricado pela Lockheed Martin há várias décadas. Dezenas de aviões da empresa americana chegarão ao fim de suas vidas utéis nos próximos oito anos.
Um estudo de viabilidade da Embraer identificou 700 aviões de transporte militar em 77 países com “validade’ próxima de terminar ou que precisam de modernização. A empresa brasileira pretende aproveitar esse nicho de mercado com a oferta do novo cargueiro.
A Sener destacou que este é seu primeiro contrato com a companhia aeronáutica brasileira desde que se instalou em 2010 no Brasil, com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, que contam com 300 profissionais.
“É um importante passo para a Sener no Brasil, pois é o primeiro (contrato) que a companhia assina com o terceiro fabricante mundial de aviões civis”, afirmou o diretor do Departamento de Aeronáutica e Veículos da empresa espanhola, Iñigo Gurrea, citado no comunicado.
“O contrato com a Embraer representa um marco no Brasil para a Sener, que já estava presente em setores como os de infraestrutura civil e plantas industriais, e também no âmbito naval graças à implantação de seu sistema Foran, mas ainda não havia entrado no segmento aeroespacial”, disse o diretor geral da Sener no Brasil, Guido Casanova.
A Sener também tem contratos com a Petrobras e com a empreiteira Odebrecht, além de ter participado de projetos como a construção da Arena Corinthians e da linha 4 do metrô de São Paulo.
FONTE: G1, com informações da EFE
IMAGENS: Embraer (em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- Entregue o software Pro Line Fusion ao programa KC-390
- Motor do KC-390 é certificado
- Suécia quer participação no projeto do KC-390 da Embraer
- KC-390 da Embraer toma forma enquanto se aproxima a data do primeiro voo
- Embraer quer cargueiro a jato KC-390 competindo com maiores do mundo
- KC-390: contrato dos 28 de produção e termo aditivo de 2 protótipos, no Diário Oficial
- Nova geração de pilotos na expectativa de operar o KC-390
- KC-390 na FAB: vídeo da inauguração da linha de montagem e da assinatura da encomenda
- FAB assina contrato para compra de 28 unidades do KC-390
- KC-390: seis protótipos dos motores V2500-E5 já foram enviados à Embraer
- Embraer inaugura hangar de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto
- Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer
- Capacidade REVO do KC-390
- Fábricas de Évora da Embraer já produzem peças para novo avião militar KC-390
- KC-390: BAE System amplia parceria com a Força Aérea Brasileira
Ufa ! Que susto vocês me deram.
Por um momento pensei que iriam fabricá-lo na Espanha.
Ernaniborges,
De fato, o título original do G1 não é dos mais condizentes com o fato retratado, mas felizmente o subtítulo deixa claro o que será fornecido.
Ufa mesmo!!!
Assim temos continuidade no processo, e no Brasil!
Não sairam mais fotos, como será que andam os trabalhos no KC? Será que já esta com as asas? A deriva?
E os avionicos, estão testendo os comandos das partes moveis?
Como eles conseguem guardar tanto segredo?
No mais, bom trabalho a todos e mostrem logo esse jato!!!!!
Modo ansioso off. kkkkkkkkkk
O título da matéria é simplesmente ridículo, não condiz em nada com o conteúdo da matéria… As vezes o G1 se supera, no pior sentido da coisa!
Caminhando …..
O que nao me surpreenderia em nada, ja que no Brasil è em media 40% mais caro de produzir que no resto do mundo.