Base americana poderá receber A-29 Super Tucano já em setembro
Moody AFB, no estado da Geórgia, foi selecionada para ser a base de treinamento de pilotos e mecânicos afegãos de A-29 Super Tucano nos EUA, atividade marcada para começar em fevereiro do ano que vem
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Segundo notícia publicada pela Força Aérea dos EUA (USAF) na sexta-feira, 22 de agosto, foi recentemente completada a análise para selecionar a base aérea que treinará pilotos e mecânicos afegãos na aeronave A-29 Super Tucano. Essas atividades serão realizadas na Base Aérea (AFB) de Moody, no estado da Geórgia – EUA. Outras candidatas eram Mountain Home, no Idaho, e Shaw, na Carolina do Sul.
A base foi selecionada devido à disponibilidade do campo de pouso, espaço aéreo e instalações, assim como o custo global para iniciar o programa de treinamento conforme o cronograma. Moody vai abrigar 20 turboélices A-29, 17 instrutores da USAF e 24 pessoas da equipe de manutenção e apoio, que deverão treinar 30 pilotos e 90 mecânicos afegãos, ao longo dos próximos quatro anos.
O informe da USAF afirma que as aeronaves poderão chegar à base tão cedo quanto setembro deste ano, e os primeiros treinamentos com pessoal do Afeganistão estão previstos para início em fevereiro de 2015. O compromisso com a missão de treinamento envolve uma presença limitada na base entre 2014 e 2018. Após o treinamento, todos os 20 aviões deverão ser fornecidos para a Força Aérea Afegã.
Segundo a USAF, o A-29 é um avião multitarefa que permitirá à Força Aérea Afegã operar com uma capacidade própria de ataque ar-terra e de reconhecimento, apoiando as operações contrainsurgência do país. A compra das aeronaves, por parte do Departamento da Força Aérea dos EUA, faz parte do chamado “Combined Security Transition Command-Afghanistan”, e emprega verbas do fundo do Departamento de Defesa para as Forças de Segurança do Afeganistão. Ainda segundo a nota da USAF, o fornecimento dos turboélices A-29 Super Tucano, que fazem parte do programa LAS (Light Air Support – apoio aéreo leve) ampliarão a capacidade da Força Aérea Afegã para prover a defesa de seu governo e cidadãos.
FONTE: Força Aérea dos EUA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Roberto Santana
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Espero que aconteçam muito mais encomendas
e que a Maria Antonieta Tupiniquim, o molusco, o MAG, o FM e toda a quadrilha não atrapalhem.
Edward Snowden FDP
SH sniff …..
Reitero:
Espero que aconteçam muito mais encomendas
Carlos Alberto Soares
25 de agosto de 2014 at 16:13 #
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Snowden FDP ??? O cara denunciou um crime contra a soberania do país… e ele que é o FDP ???
Ta de sacanagem, só pode…
Orgulho…que o Roberto F Santana descreveu tão bem com sua elegância recorrente!
Quero pensar que essas 20 unidades são apenas a “amostra de homologação”.
Parabens ao Cel Nery
Alguém saberia me dizer se o Super tucano e em geral os avioes da Embraer usa sistema metrico ou standard?
sds
GC
Prezado Galeão Cumbica
Se eu entendi bem a sua pergunta, a construção dos aviões da Embraer emprega o sistema métrico. Mas se você está se referindo à apresentação dos parâmetros de voo para o piloto, estes são como a maioria das aeronaves ocidentais (pés para altitude, milhas por hora para velocidade, etc.)
Obrigado Poggio, é isso mesmo que eu queria saber!
Mas motores e todos os sistemas fornecidos from USA são standard, não?
sds
GC
Alfredo Araujo Não, não estou. Todo mundo espiona todo mundo ou tudo que lhe interessa. Quero ver a cara da Merkel agora …. e a Turquia está na lista dos prediletos da Alemanha. Somente ingênuos ou quem não conhece a CI tem esse pensamento. Caro, o Paraguay, a Bolívia, Los Hermanos(todos) ficam com um olho no gato e outro no peixe, se é que me entendes ? (rs) O Igor também tá, os Ling Ching então óooooooooo …. Somente uzamericanus malvados né ….. tá bom …. “Significado de Ingenuo adj. De uma inocência franca: rapaz ingênuo; ar ingênuo. / Simples,… Read more »
Por isso uzamericanus compraram o A 29, somente pelos pré-quesitos ?
Também, mas já tinham a “capivara” na mão tchê, sabiam que era a melhor escolha …..
Ah esses uzamericanus …..
Edward Snowden e Julian Assange, dois FDP.
O quê esses m#rd@s mudaram no mundo ?
N A D A !
Deve ser uma delícia morar disfarçado no Tio Igor e na Embaixada do Ecuador.
Agora sendo elegante,
que comprem muito mais, muito mais mesmo.
Sds
Esta é a pintura definitiva ??
Se for…eu gostei !
Sds.
O CBT da aeronave é produzido pela e-Fly, de São Paulo. Faz, também, o CBT do blindado Guarani.
Um dos donos é um ex comandado meu, e um dos fundadores do 2/6 GAV.
CBT?
Computer Based Training,
Taí o nosso “perdigão” para tristeza daquele falcatrua, desculpe, desculpe, jornalista” expert em difesa”, amigo do Vader, que espalhou por toda a rede que jamais “uzamericanu” comprariam o ST.
Tái, tiro dado, bugio deitado.
Parabéns ao Cel Nery, seu filho criou asas……..
Grande abraço
Essa ?
http://www.efly.com.br/
DC 3 ao fundo na 2ª foto ?
“Baschera
25 de agosto de 2014 at 20:50 #
Esta é a pintura definitiva ??
Se for…eu gostei !”
Dois.
Seria este um dos motivos ?
https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+montanhas+no+afeganist%C3%A3o&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=T_L7U6XMMbDKsQTIsILQCA&ved=0CBwQsAQ&biw=1280&bih=699
“Milhares e milhares de aviões e olha para o céu e vê um avião que não é americano, não é inglês ou francês mas brasileiro.”
Roberto, por favor sem mistificação, “avião brasileiro” deve voar nos EUA desde a década de 70.
Mauricio R.
26 de agosto de 2014 at 1:07
Sim. E quais outros países tem seus aviões civis voando nos EUA? A China tem? A Argentina tem? O México talvez? Ahhh…a Austrália tem né?
E aviões militares????? quantos países mesmo?
Se é desde os anos 70 então…melhor ainda!
Menos, muito menos… Foram adquiridos VIA EUA apenas duas dezenas de aeronaves que serão fabricadas nos EUA (com quase todos componentes “nacionais” e por nacionais) e assim que terminar a ‘atividade” os brasicaninhos vão ter que se orgulhar nos céus do Afeganistão. Vendemos os rolyalties para a Sierra Nevada fabricar Super Tucanos e foi “UM PARTO” de ANOS para os maravilhosos e honestos americanos reconhecerem a ÓBVIA qualidade superior do produto brasileiro por causa da gambiarra da Bitchcraft. No que me diz respeito, até prova em contrário, esta foi uma vitória de Pirro, uma vez que as forças internas já… Read more »
Só esclarecendo a vitória da Embraer foi só uma vitória de Pirro pois com a contra-ofensiva no Iraque a expectativa do Super Tucano virar um padrão para oferecimento para os aliados de baixa renda dos yankees e eventualmente, com o tempo, viesse até a ser adotado pelas forças americanas aparentemente não vai se realizar.
As encomendas para os aliados yankees vão ser “divididas” no melhor dos casos e vai dar tempo para o projeto perdedor “maturar” para poder ser fornecido a USAF se for o caso…
Para o marketing internacional da Embraer continua sendo uma TREMENDA vitória a ser usufruída.
Enquanto isso:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1505876-vendas-do-a380-tem-dificuldade-para-decolar.shtml
Pintura bonita do ST.
Se não me engano esta pintura é daquela aeronave da antiga Blackwater que mudou várias vezes de nome (seria agora Academi se não mudou dinovo).
Participou do programa Imminent Fury e estas fotos são do ano passado quando ficou em exposição em Oshkosh 2013 como diz na informação da foto.
Só colocar o pointer do mouse em cima e esperar um segundinho… 🙂
Embraer: “Em 27 de fevereiro (de 2013), o Departamento de Defesa concedeu, pela segunda vez, um contrato de US$ 427 milhões para a Embraer e Sierra Nevada para 20 aviões Super Tucano de ataque leve.” http://www.aereo.jor.br/2013/03/09/jornal-da-florida-destaca-persistencia-da-embraer-no-programa-las/ Um ano e três meses DEPOIS: Raytheon Beechcraft: “O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar ao exterior (sistema FMS – Foreign Military Sale) relacionada a 24 aeronaves de ataque leve / COIN (contra-insurgência) AT-6C Texan II ao Iraque. A venda está estimada em 790 milhões de dólares e inclui equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico, sendo que a… Read more »
Senhores,
Como está escrito ao final da matéria, as fotos são em caráter meramente ilustrativo (fizemos questão de salientar isso). E foram tiradas no ano passado, em Oshkosh, pelo Roberto Santana – como bem lembrou o Gilberto, basta passar o cursor sobre elas para aparecer essa descrição. Creio que esse recurso também continua funcionando nos tablets ao se tocar nas fotos (ao menos até a última atualização do programa wordpress, eu acho que funcionava).
arlos Alberto Soares 25 de agosto de 2014 at 23:29 #
DC 3 ao fundo na 2ª foto ?
Veja melhor!
http://www.airliners.net/photo/The-Smile-in/Douglas-C-47-Skytrain/1025867/L/&sid=66b939e9f6123f300b8bec8e4ad72630
Caro Sergio Cintra
Linda foto, obrigado.
Saudações
Caro GilTiger,
Nada mas natural que os iraquianos adquirissem uma aeronave para COIN semelhante a que adquiriram antes, pelos motivos mais óbvios, ou seja…. o HBC Hawker T-6A…adquiridos em 2009, num total de 15 aeronaves.
http://www.aereo.jor.br/2010/02/02/hawker-beechcraft-entrega-treinadores-t-6a-para-a-forca-aerea-iraquiana/
Sds.
Hawker T-6A ?
Como o prezado MO menciona,
“aviãozinho”
Para colocar em números… (aproximados):
cerca de 63 EMB-110 Bandeirantes operaram nos EUA;
cerca de 150 EMB-120 Brasilia operam (ou operaram nos EUA);
Aprox. 710 aviões da família do ERJ-145 (que incluem os ERJ-135, 140 e 145 e Legacy) operam ou operaram nos EUA;
Algo em torno de 330 Ejet´s operam nos EUA.
Se somarmos esses números, serão nada menos que 1250 aviões brasucas que já riscaram (ou riscam) os céus dos EUA.
Apenas para colocar números na discussão.
“…já está no mercado de aeronaves militares pesadas e…”
P-47D MTOW: 7.938Kg
AT-29 MTOW: 5.400Kg
Para ambas as aeronaves, a fonte é a Wikipédia em inglês.
Amigos, o importante nesse caso para a Embraer não foi a venda em si, que é minúscula. O importante foi ter ganho selo “USAF approved”. É isso que conta, na hora em que se quer vender um produto para um cliente de primeiro mundo. Em outras palavras: uma coisa é você chegar pro Rei da Arábia Saudita ou a Rainha da Inglaterra e dizer: “olha, já vendemos pra Colômbia, pro Ecuador, pra Angola, etc.” Outra é você dizer: “olha só, a toda-poderosa Força Aérea Americana aprovou e comprou nosso produto”. Quem entende o mínimo de mercado sabe o que um… Read more »
Quanto à venda dos Texan II pro Iraque, aguardem. O barril de pólvora que aquilo está virando talvez faça algumas coisas mudarem por ali: eles irão precisar de aeronaves COIN prontas e testadas.
“Com as cartas de intecoes, futuras concorrencias,interesses e compromissos na aquisicao da aeoronave, isso em si ja projeta a empresa nesse tipo de mercado.”
Que viagem!!!
Nenhum dos parceiros do programa KC-390, transformou suas intenções em vendas concretas e firmes, somente a FAB.
E especular sobre futuras concorrências, interesses e supostos compromissos, é somente isto: E-S-P-E-C-U-L-A-Ç-Ã-O
O que não significa nem de longe, avião vendido.
Mestre baschera, sabe o que aconteceu para o site da Alide/Base Militar estar fora do ar? Faz 3 dias que os links não acessam mais o forum…..
Verdade, Roberto.
Como já escrevi em comentários de matérias sobre o Scorpion publicadas aqui, se eventuais interessados no Super Tucano, boa parte dos quais é operador ou ex-operador de A-37 Dragonfly, quiserem manter o “status” de operar um jato na sua força aérea ao invés de turboélice, o Scorpion parece ser um caminho.
Ao menos esteticamente, deu uma boa abertura de matéria sobre Farnborough na nova edição da Combat Aircraft Monthly
http://www.scorpionjet.com/wp-content/uploads/2014/08/CombatAircraft-ScorpionJet-Farnborough2014.pdf
O Scorpion custa US$ 20 mm, bem mais que o ALX.
Fora o custo de aquisição, existe o custo hora voo de US$ 3 mil contra US$ 500,00 apenas do Super Tucano.
É uma boa diferença e convenhamos que pesa bastante na decisão…principalmente que com este dinheiro voce já ingressaria razoavelmente no mercado de caças usados que mesmo meia boca, superariam o Scorpion.
Para alguem competir com o Tucano no cenário COIN é um osso duro de roer…dificil superar a performance pelo custo envolvido.
É um unico motor turbo-helice contra 2 turbinas….
Roberto, É difícil responder. Que custo é esse? É fly away? Porque precisa computar um monte de coisas para comparar. A maioria das vendas hoje incluem pacotes logísticos etc. Já li em mais de uma fonte que o custo “Fly-Away” do Super Tucano beira os 10 milhões de dólares, mas já faz um tempo que não me atualizo quanto a esse detalhe. O que se tem de mais concreto para comparar, recentemente, são contratos que incluem muitos outros itens. O contrato LAS para a USAF, por exemplo, é de 427 milhões de dólares para 20 aeronaves A-29, o que dá… Read more »
“Vader
28 de agosto de 2014 at 7:23 #
Vader
28 de agosto de 2014 at 7:25 #”
Aonde assino ?
http://www.embraerds.com/portugues/content/combat/tucano_origin.asp
http://www.scorpionjet.com/
Concorrem entre si ?
Duvido.
São classes, faixa e cu$to$ totais bem diferentes.
Ambos tem seu mercado.
E ponto.
http://www.embraerds.com/portugues/content/combat/tucano_multi_role.asp