Força Aérea Argentina restaura A-4B veterano das Malvinas
‘El Tordillo’ foi apresentado nos 70 anos da Aérea de Material Rio IV
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Em 15 de agosto, os 70 anos da Área de Material Rio IV da Força Aérea Argentina, organização instalada em Río Cuarto, província de Córdoba, foram comemorados com um feito especial: a apresentação de um jato A-4B Skyhawk restaurado.
Trata-se do A-4B de matrícula C222, denominado “El Tordillo”, que participou em várias missões de sucesso no Conflito do Atlântico Sul (Guerra das Malvinas / Falklands), de 1982. No discurso antes de descobrir a aeronave, o chefe do “Grupo Mantenimiento del Área Material Río IV”, comodoro Julio Ayut, afirmou: “Este avião leva sobre sua fuselagem o nome dos nove heróis da V Brigada Aérea mortos nas Malvinas, como um testemunhos de que nunca esqueceremos seus sacrifícios para conosco. El Tordillo é história e lenda. Quando se fala de Malvinas, sempre alguém se recordará deste A-4.”
Em seguida, o capitão reformado Carlos Varela, veterano das Malvinas e piloto da última missão com a aeronave, juntamente com os restauradores da Área de Material Rio IV, descobriram o avião, numa apresentação que culminou com o voo de dois jatos A-4AR da V Brigada Aérea, além de saltos da Equipe Militar de Paraquedismo da Força Aérea (EMPARFA), carregando bandeiras da Argentina e da FAA e o encerramento com uma passagem de avião Twin Otter.
A organização que comemorou seus 70 anos é uma das mais importantes instalações logísticas de manutenção dos meios de combate da Força Aérea Argentina.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
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Esse ainda não tinha os conformais atrás da cabine? O A-4 sem estes conformais é até bonito. Com eles, parece uma tartaruga ninja.
Isso ai é o que sobrou da F.A. Argentina.
Se não nos cuidarmos, vamos para o mesmo caminho, até porque o contrato do Gripen não foi assinado.
http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/a-4-fms.htm
https://www.google.com.br/search?q=IAI+A-4B+Skyhawk&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=i0v6U52PHYG5ogSS4YGgCw&ved=0CB8QsAQ&biw=1280&bih=699
“Marcos
24 de agosto de 2014 at 17:30 #”
Contrato assinado não significa vetor entregue e operacional.
Tem a venda ainda:
http://www.defenseindustrydaily.com/israels-skyhawk-scandal-05105/
Aliás qual empresa faria/integraria hoje um overhaul completo do A 4 ?
Há um livro muito bom, chamado Dios y los Halcones, escrito pelo Cap Pablo Marcos Carballo (hoje Comodoro R1) , piloto de A-4 durante o conflito. Se encontrarem nas livrarias em alguma viagem à Argentina comprem.
Marcos Um colega do blog, postou uma nota sobre um site de pesquisa sobre compras/ vendas/ negociações de materiais bélicos realizadas pelo mundo – veja não é algo oficial – e naveguei pelo site : http://armstrade.sipri.org/armstrade/page/trade_register.php onde completando o Step1 Supplier(s) – Fornecedores, selecionando United States, e ainda em Recipient(s) – “Compradores”, selecionando Brazil. No Step 2 selecionei o período 2011 a 2013 -período máximo- e efetuado o dawnload, aparecem uma listagem das negociações efetuadas e qual a surpresa em um dos itens mencionados, constando como “Year of order/license 2013 – 36 F414 – A turbina do JAS39E. Não sei… Read more »
Sergio Cintra, Esses 36 motores aparecem no site do sipri, provavelmente, porque no final de 2013(exatamente antes de fechar a janela de data máxima que eles fornecem dados) veio o anúncio da seleção do Gripen no F-X2, mas não significa que alguma compra tenha sido feita, pois as negociações do próprio contrato do caça estão em andamento e nada foi assinado ainda. Os dados do Sipri (que é uma organização independente, até onde sei) dão uma noção geral muito interessante de fornecedores e compradores de equipamento bélico, mas é preciso sempre procurar cruzá-los com outras fontes, pois muitos anúncios de… Read more »
Nunão
Sim Nunão, mas o que chamou minha atenção foi a menção e correlacionei com a situação que o Franco passou na encomenda das turbinas do F-5, ou seja, tinha que ter uma certa antecedência e de certa forma reserva para o tempo de produção e entrega. Como mencionado no site “Ano da compra/ licença”, PODE ser até essa segunda.
A menção é qto. ao caminho a que estamos seguindo. Mas concordo contigo, não afirmação de compra, que aí pareceria antecipar algo que ainda não sabemos.
Sim, de fato, Sergio.
Há diversos itens do tipo “advance long lead acquisition” que precisam ser encomendados com antecedência em relação a outros, e motores geralmente estão entre eles. Mas encomendá-los antes de assinar um contrato (e haverá quatro anos para que sejam entregues) eu creio que seria um pouco avançado demais.