Pitch Black 2014: hora dos caças posarem para as câmeras
Nas belas fotos disponibilizadas pelo Ministério da Defesa da Austrália, vemos várias formaturas dos caças que participaram do exercício “Pitch Black 2014”, no país. Clique nas imagens para ampliar e comparar o design e porte dos caças.
Caças F/A-18A Hornet e F/A-18F Super Hornet da Força Aérea Real Australiana, JAS-39D Gripen da Força Aérea Real Tailandesa, Mirage 2000-9 da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos e F-15 da Força Aérea da República de Cingapura posaram para as fotos do exercício que começou no dia 1º e acabou nesta sexta-feira, 22 de agosto.
As tripulações de voo exercitaram missões ofensivas denominadas OCA (Offensive Counter Air) e defensivas denominadas DCA (Defensive Counter Air), operando a partir das bases aéreas de Tindal e Darwin, localizadas no norte da Austrália.
FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália
VEJA TAMBÉM:
Belas imagens.
Adorei a pintura do Mirage, quase branco…
Bonitas imagens! Força de coalizão pra impor respeito.
Estas imagens são incrivelmente didáticas! Não apenas como uma lição de como forças aéreas de países aliados que podem formar uma força de coalizão devem treinar, como bem lembrou Rinaldo Nery, mas também para “VER” as diferenas e semelhanças nas dimensões dos diversos caças reunidos. A diferença de dimensões entre Hornet e Super Hornet é clara, mas se percebe que se colocar as aeronaves em altitudes diferentes esta pode ser mascarada, em face da semelhança entre as aeronaves. Por outro lado, é incrível a proximidade das dimensões do Mirage 2000-9 e do Gripen D. Aparentemente o meu pequeno Gripen não… Read more »
Ivan,
De fato, o Gripen D (biposto) tem fuselagem cerca de meio metro mais comprida que a do Mirage 2000. Já a diferença de envergadura é uns 60cm, pra menos.