Imagens inéditas mostram pela 1ª vez a queda do avião que matou Campos
Vídeo foi registrado por câmeras de prédio em construção em Santos, SP. Desastre aéreo ocorreu no dia 13 de agosto e matou mais seis pessoas.
Imagens feitas por câmeras de monitoramento de um prédio em construção em Santos, no litoral de São Paulo, obtidas com exclusividade pela TV Tribuna nesta terça-feira (19), mostram pela primeira vez o momento exato da queda do avião que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas no dia 13 de agosto. Assista no site do G1.
Constatações:
1 – não há sinal de incêndio a bordo;
2 – a aeronave caiu praticamente em ângulo reto;
CONCLUSÃO: perda total do controle.
O que é que pode ocasionar esta situação? Trem de pouso e flaps recolhidos…
Sem incêndio, sem “fumacinha”, velocidade …..
Com a palavra os pilotos e especialistas.
Cadê a bola de fogo?
Perda total de controle (pane elétrica ou hidráulica grave ou ainda, pane nos softwares de controle de voo); Erro humano (piloto achou que estava no automático e foi colocar a conversa em dia, por exemplo); Suicídio.
Barrigada de entusiasta, é claro.
Save Ferris!
Hipótese de erro humano cada vez mais forte.
Uma lástima.
– O vídeo prova, de uma vez por todas, que a aeronave não estava em chamas;
– Passa a impressão que a aeronave estava com uma boa velocidade, muito acima de velocidade de estol;
– Talvez seja efeito da lente, que obviamente possui efeito “olho de peixe”, mas parece que a aeronave está invertida, o que seria uma grande descoberta.
Para um citation mergulhando a pelo menos 60 graus, não estava tão rápido. Porém não estolou porque a aeronave mergulha alinhada no plano horizontal, e acho que isso deve ser um bom indicativo de quando há stoll, correto?
Save Ferris!
Obviamente esta conta não é precisa mas:
1- Considerando que aquele prédio tem uns 12 andares (aprox. 40 metros de altura).
2- Considerando que o ponto onde o avião aparece na imagem até o prédio tenha uns 30 metros.
3 – Considerando o tempo decorrido de menos de 1 segundo entre o avião aparecer na imagem e o impacto no solo.
4- Considerando 10m/s = 36km/h.
Então esse avião estava com velocidade superior a 250km/h.
Clésio Luiz matou a pau, tava invertida.
Postei uma imagem ampliada com algumas ilustrações bem simples lá no Grupo Forças de Defesa.
https://www.facebook.com/groups/fordefesa/
Save Ferris!
Phacsantos, não sei se você levou isso em consideração, mas logo no começo do vídeo, quando mostra o Cessna passando, a velocidade do vídeo foi reduzida. Preste atenção no relógio e no movimento dos carros.
Clésio, levei em consideração sim. Assim como não da pra ver com clareza o momento do impacto e nem precisar a altitude no momento.
De qualquer forma é uma conta bem precária apenas para ilustrar.
Nem sei qual deveria ser a velocidade do avião naquele momento pós arremetida…
Só sei que está estranho e foi uma tragédia que pode mudar os rumos deste país….
Sim, o avião parece que estava invertido na queda.
Boa tarde a todos!
Rapaaazzz… se o avião estava invertido, aparentemente estava, reforça a idéia de que foi muita sorte este avião não ter caído numa rua movimentada ou num empreendimento de grande fluxo de pessoas (edifício comercial ou residencial)…
Sds.
Ficar invertido não é difícil depois de um stoll, geralmente o stoll causa a perda de sustentação de uma das asas e a aeronave fica (como em um voo faca), ai, dependendo da reação do piloto, pode-se ficar invertido.
Mas tratava-se de um procedimento comum, é difícil acreditar que um piloto experiente levaria um jato destes ao stoll em uma aremetida simples do dia a dia!
E um stoll na altitude de aproximação é como perder os motores logo após decolar, as chances são mínimas de sair vivo!
(Sem Caixas pretas, somente achismos).
Bem, um enigma a menos. Não foi abatido por mísseis. Mas essa caixa preta tá muito estranha, nunca ouvi falar de um caso desses.
Boa noite a todos! Uma dúvida que me surgiu e que os colegas com mais experiência técnica e operacional poderiam me tirar: Sobre a questão colocada pelo colega Ivany mais acima, do gravador da conversa na cabine, li em outros sites que a última gravação registrada era da equipe de manutenção da derradeira revisão da aeronave ou algo do gênero, e não de um vôo, salvo engano. Isto se confirmando, pergunto: é possível que por conta de algum erro/desatenção da equipe de manutenção, no transcurso dos trabalhos de checagem, tenha ocorrido um desligamento do sistema de forma acidental, levando à… Read more »
Corrigindo o post anterior, por favor, desconsiderem o meu devaneio:
“As causas técnicas da falha do gravador ainda não foram esclarecidas pela FAB. O conteúdo que ficou gravado se refere a uma conversa durante abastecimento no solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.”
http://oglobo.globo.com/brasil/especialistas-dos-eua-vao-investigar-acidente-com-aviao-que-matou-eduardo-campos-13627900
Peço desculpas por ter compreendido mal, assim sendo, persiste o “mistério”.
Desviando de alguma coisa acho que tem risco de perder o controle.
A “fumacinha” que alguns viram pode ser trilha de condensação com o piloto puxando muitos g´s .
Acabou de passar no JN.
Ângulo de 45 graus e velocidade estimada de 314 km/h.
Vi acontecer isso em dois acidentes aéreos onde houve problema de travamento na servo válvula hidráulica do leme. Não recordo onde foram nas foram objeto da série desastres aéreos.
Srs, um off-topic interessante. Alguém pode confirmar as informações ? http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1896 Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistencia de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018. O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.… Read more »
Colombelli:
Houve na verdade uma inversão de funcionamento das servo-válvulas, que ocorreram em B. 737, mas não é o
presente caso.
Roberto F Santana 20 de agosto de 2014 at 20:24
Então você também descarta a “estolada” correto?
Save Ferris!
“…segundo últimas informações, Marina diz sofrer mais do que a viúva…” 😳
Ninguém economiza no acelerador em uma arremetida!
Vlw pela resposta, completa por sinal.
Save Ferris!
Vídeo interessante: simulador do B.737, onde o mesmo é levado ao extremo e entra em stol. Situações diferentes, mas que mostra o comportamento da aeronave. Segue :
https://www.youtube.com/watch?v=kkYXhLwlHrg
Ganha força a probabilidade de ele ter recolhido os flaps acima de 200 KIAS, criando um pitch down acentuado, como diz o manual da aeronave. Justifica o mergulho quase na vertical. O trem e flaps estavam recolhidos no impacto . A Vap do Excell deve ficar em torno de 115 KIAS, no máximo. Arremeteu com essa velocidade, acelerando e subindo pra 4000 ft. O avião tem muito motor pro peso. Acelera muito rápido. Pode ter havido, também, desorientação espacial. A MDA do Echo 1 é muito alta (700 ft), proporcionando um VDP de 2,3 NM. Se não enxergar a pista… Read more »
Vlw Rinaldo.
Save Ferris, always learning!