Bomba da II Guerra é encontrada e fecha pista do aeroporto de Frankfurt
Outro artefato também foi encontrado próximo à Berlim
Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada na tarde desta terça-feira (19/08) nas proximidades do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e obrigou o fechamento de uma das pistas para pousos. Uma rodovia também precisou ser fechada e provocou a interrupção do tráfego.
O artefato, de 500 kg, é de fabricação britânica e foi achado durante um trabalho de obras na rodovia A3, que liga Frankfurt à cidade de Wurzburg. De acordo com a polícia local, a remoção da bomba, enterrada a cerca de 1,5 metro de profundidade, é complicada, pois se trata de um artefato com retardamento químico de disparo, tal como uma bomba-relógio.
A pista sul do aeroporto de Frankfurt foi fechada e os aviões que se aproximavam do local ficaram proibidos de voar a menos de mil metros de altitude. Há registros de atrasos e pelo menos um voo da companhia Lufthansa, procedente de Florença (Itália), foi desviado para o aeroporto de Colônia-Bonn.
Berlim
Ainda nesta terça, outra bomba, de 100 kg, foi encontrada em Neuenhagen bei Berlin, cidade que fica nos limites da capital alemã. O artefato foi achado próximo a uma estação de trens regionais (conhecidos como S-Bahn) que servem, inclusive, Berlim, e obrigou o isolamento da área.
Como medida de prevenção, mais de mil pessoas precisaram sair de casa na região.
FONTE: Opera Mundi
Resquícios.
Praticamente todos os exércitos europeus envolvidos na IGM e na IIGM possuem atualmente unidades especializadas em limpeza e desativação de bombas antigas.
Não é incomum nos campos do Somme e de Verdun uma colheitadeira ou um arado mecânico voar pelos ares após golpear um obus lá esquecido há 100 anos.