Aeronáutica fez alerta a piloto sobre VANT próximo à Base Aérea de Santos
A possibilidade de choque entre a aeronave que conduzia o candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), com outro veículo aéreo não tripulado, foi levantada em matéria do jornal Estado de S.Paulo como hipótese para a queda do avião em Santos, na manhã da última quarta-feira. O acidente deixou os sete ocupantes do avião mortos e outros 11 feridos em solo.
A área ativada para voos de veículos aéreos não tripulados, chamados Vant ou drone, está a aproximadamente a 19,5 km da pista de pouso na Base Aérea de Santos. A área é distante do aeroporto, mas não se pode descartar a hipótese de que um destes equipamentos possa ter se deslocado.
Segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, o piloto do jato que conduzia o ex-governador de Pernambuco recebeu um informe com alerta antes do acidente. O documento diz que no período entre 11 e 31 de agosto havia uma área de voo de Vant nas proximidades da Base Aérea de Santos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), da Aeronáutica, também estuda a possibilidade de fogo em turbina após colisão com algum pássaro e a perda de desorientação do piloto, em razão da difícil visibilidade no momento do acidente.
FAB rebate
A Força Aérea Brasileira esclarece que emitiu NOTAM (aviso aos aeronavegantes) informando que havia uma área reservada para voo de Veículo Aéreo Não Tripulado entre os dias 11 e 31 de agosto. Porém, este aviso não afirma que haveria um Vant voando no momento.
A área ativada fica a cerca de 20 quilômetros de separação da pista de pouso do aeródromo de Santos, bem distante da possível trajetória realizada pelo PR-AFA no dia 13 de agosto.
A equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) prossegue na investigação, analisando todas as informações recebidas.
FONTE: A Tribuna
COLABOROU: Marcelo Pamplona
#foiaDilma
🙂
OFF TOPIC;
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/08/14/contas-de-passageiros-do-mh370-movimentam-r-79-mil-apos-acidente-policia-investiga.htm
Como diria a personagem Perpétua: Miiisssstério!
“… e a perda de desorientação do piloto…”
Sem comentários.
Erro pra lá de comum, que geralmente ocorre quando se resolve mexer num texto.
Posso apostar que, inicialmente, estava escrito “…e a desorientação do piloto…”
Aí a pessoa não gostou muito da frase e quis trocar por “…e a perda de orientação do piloto…”
Na pressa, não fez a mudança direito e ficou uma mistura das duas coisas.
A aeronáutica já emitiu nota que não havia atividades de drones no dia do acidente.
Deu no JG e GN tarde da noite.
Vader, seus comentários são objeto de atenta leitura por mim, que sempre aprendo um pouco com suas observações ácidas e pertinentes. Creio que boa parte dos comentaristas da Trilogia também o têm como referência. Neste caso, entretanto, vou ousar discordar de você e, assim, oferecer meu telhado de vidro para as pedradas inevitáveis. Não acredito que a Dilma tenha provocado o acidente do Eduardo Campos, porque ela seria quem mais teria a perder (depois, obviamente, das vítimas). Apesar das qualidades do Eduardo Campos, ou mesmo por causa delas, suas chances na disputa eleitoral não eram muito promissoras. Não o via… Read more »
Boa tarde a todos!
Link interessante:
http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/08/110877-quebra-cabeca-da-tragedia.shtml
Carlos Alberto Soares;
Também achava difícil, mas face o comunicado da Aeronáutica sobre atividades de VANTs nas “proximidades” e a colocação de alguns colegas do PA, creio que foi de valia a discussão a respeito, vez que é uma hipótese, nada mais que isso, claro.
Pangloss;
Não tenho procuração para defender o Vader, e também não concordo com alguns dos comentários dele, mas desta vez, penso eu, que ele teceu um comentário em tom de brincadeira/ironia, nada mais.
Sds.
Marcelo Pamplona, eu percebi a ironia do Vader (ele até colocou um “smiley” ao final do comentário). Só quis aproveitar a oportunidade para discorrer, com toda a sapiência que me falta, sobre o que tem sido especulado sobre o impacto da tragédia nas perspectivas eleitorais. Obrigado pela atenção, e aquele abraço! NOTA DOS EDITORES: SENHORES (E VALE PARA TODOS, NÃO PARA ESTE COMENTÁRIO APENAS): PERSPECTIVAS ELEITORAIS NÃO SÃO O FOCO DESTE SITE, POIS É UM ASSUNTO QUE DESCAMBA FACILMENTE PARA A PROPAGANDA POLÍTICO-PARTIDÁRIA, QUE NÃO DESEJAMOS QUE SEJA FEITA AQUI. AINDA ONTEM UM COMENTARISTA FICOU RESSENTIDO POR RECEBER ADVERTÊNCIAS POR… Read more »
Senhores, isto mais uma vez me faz lembrar alguns textos escritos lá no FBM(aqui eu peço vênia aos editores da trilogia para fazer a citação) eu fui dos que comentou sobre o perigo da operação de VANTs no Brasil virar a casa mãe Joana, e citei o caso específico na época da teimosia da “gestapo Federal” comandanda por “”Herr Genro em efetuar vôos com Heron sem termos ainda uma regulamentação do setor. s Não preciso dizer aos senhore que as” sapiências aéreas” coordenadas pelos esquerdopatas doentis cairam em cima de mim, alegando que eu estava defendendo o mnipólio da FAB… Read more »
Juarez,
“Jesuizzzzzzzzz” é testemunha que vc avisou.
E ‘nossoutros’ também.
Sds.