Eduardo Campos estava em avião que caiu em Santos, diz fonte do PSB
O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) estava a bordo do avião que caiu em Santos na manhã desta quarta-feira, por volta das 10 horas, em área residencial nas imediações do Canal 3, em Santos. A assessoria do partido confirmou a informação. O avião saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de janeiro, em direção ao Guarujá. A aeronave não aterrissou por conta do mau tempo, segundo a assessoria do candidato.
Segundo a fonte, que falou à Reuters sob condição de anonimato, a candidata à vice na chapa do PSB, Marina Silva, não estava na aeronave. De acordo com a agenda de Campos, divulgada pela assessoria, Marina passaria o “dia gravando em São Paulo”.
A Aeronáutica confirmou, em comunicado, que a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que partiu do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto de Guarujá (SP), caiu em Santos. “Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, disse a Aeronáutica em nota, acrescentando que já iniciou investigações sobre o acidente.
Alexandre Rande, assessor de Eduardo Campos que participava de um evento na capital paulista, confirmou que o candidato à presidência estava no avião que caiu em Santos. Eduardo Campos participaria hoje de seminário internacional sobre o Porto de Santos.
A aeronave caiu no fundo de uma casa na Rua Vahia de Abreu, ao lado da academia Mahatma. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santos, o avião atingiu uma casa de fundos, aparentemente vazia, e atingiu parcialmente outras cinco residências. A aeronave ficou totalmente destruída. No local estão equipe das Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU.
Feridos já estariam sendo tratados em hospitais de Santos.
FOTOS DO AFA
Uma tragédia !
Ouvindo pelo rádio aqui, parece não haver sobreviventes. A aeronave teria caído de bico em 65º.
http://oglobo.globo.com/brasil/eduardo-campos-morre-em-acidente-aereo-em-santos-13586260
Que tristeza. Espero que os outros candidatos não sejam oportunistas neste triste momento.
vendo pela Band, especulam que o avião teria batido num helicóptero, por isso a queda. Por isso a informação inicial de queda de um helicóptero e não de avião.
Um morador relatou à Globo há pouco que sua esposa viu do banheiro uma “bola de fogo” passando entre os dois prédios de seu condomínio, num vão de 10 a 12 metros.
TRAGÉDIA GREGA, ou melhor BRASILEIRA!
O candidato da oposição MORREU.
Os membros da _________________
COMENTÁRIO EDITADO
NOTA DOS EDITORES:
SENHORES, ESTE NÃO É O ESPAÇO PARA SE FALAR DE CAMPANHA ELEITORAL, JÁ AVISAMOS ISSO INÚMERAS VEZES E ESTÁ NAS REGRAS PARA OS COMENTÁRIOS, NA COLUNA DIREITA DA PÁGINA.
RESPEITEM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO ACIDENTE E O FOCO DE DISCUSSÃO DESSE ESPAÇO, QUE NÃO PODERIA SE FURTAR A REPRODUZIR UMA NOTÍCIA DESSA IMPORTÂNCIA, MAS NÃO TEM ENTRE SEUS OBJETIVOS A DISCUSSÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA.
LEIAM E SIGAM AS REGRAS. SÃO POUCAS, SIMPLES E FÁCEIS DE OBEDECER.
CONTENHAM-SE OU FECHAREMOS A MATÉRIA PARA COMENTÁRIOS.
Que tragédia…Que Deus conforte a família
Depoimento de moradores no GLobo News e Jornal Hoje afirmam que a Aeronave estava pegando fogo antes de cair no chão!
Roberto Bozzo,
As primeiras noticias falavam de um helicóptero.
É apenas especulação, mas uma colisão não deve ser descartada. Se não foi um heli, talvez alguma outra coisa que tenha levado a aeronave ao colapso.
De qualquer forma meus sinceros pêsames aos familiares e amigos.
Sds.,
Ivan.
Falaram que houve colisão com heli. Mas há nas filmagens apenas um foco de fumaça.
Na BAND, agora a pouco, foi informado que houve uma colisão de um helicóptero com o avião do Eduardo Campos, quando este arremetia o pouso na Base Aérea de Santos.
Se houve colisão com helicóptero, onde raios está o heli?
Duvido muito. Só se caiu no canal do porto.
Acredito em falha no motor no momento da arremetida ou alguma ave.
Obs.: Sem querer parecer do grupo das conspirações, mas as teorias com o número 13 são bem bizarras e até dariam um roteiro de filme.
Abraço!
Essa teoria de conspiração mencionada pelo Ricardo Cascaldi também me passou pela cabeça.
Por mais absurdo que seja, dá medo!
O cara estava subindo nas pesquisas…
Com sua morte, a bolsa de valores despencou.
As esperanças de mudança estão se esvaindo.
Vamos aguardar a investigação do acidente.
Que Deus conforte a família
Não acredito como Homem, Pai, Esposo e chefe de Família que os Editores tiveram que editar e advertir um frequentador deste espaço, por sinal bem democrático.
Pêsames ao infeliz !
Famílias Arraes & Campos
A Esposa e Filhos, familiares meus pêsames e dos meus entes queridos.
תנחומים
Numa tragédia dessas, menos mal, por assim dizer:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1499760-mulher-de-campos-pegou-voo-comercial-e-esta-com-os-filhos-no-recife.shtml
Senhores editores, Em um momento como este, de COMOÇÃO NACIONAL, em uma matéria destas nem se pode esperar comentários de outro tipo que não políticos. Até porque, se não fosse a morte de um candidato à presidência, os comentários à nota seriam tendentes a zero. De qualquer forma, meus pêsames à família e ao BRASIL, pois com certeza perdemos um futuro presidente da república. NOTA DOS EDITORES: SEU COMENTÁRIO NÃO ESTAVA DISCUTINDO POLÍTICA, MAS APROVEITANDO O ASSUNTO PARA FAZER EXPLÍCITA PROPAGANDA POLÍTICO-PARTIDÁRIA (NO CASO, CONTRAPROPAGANDA, COM O AGRAVANTE DE USO DE TERMOS OFENSIVOS). E POR ISSO FOI EDITADO, ANTES QUE… Read more »
“….. por sinal bem democrático.”
O espaço na Trilogia, óbvio.
Amigos, achei estranha a destruição dos telhados ao redor sem pedaços de fuselagem que as teriam causado. Será que somente o deslocamento do ar devido ao impacto ou estilhaços causaria tanta destruição assim? Aliás, não achei nenhum grande pedaço de fuselagem nas fotos. Devia estar rápido…
Realmente lamentável e para uma família simplesmente devastador. Ficam meus pêsames a eles. Independente da crença política o país também perde. Agora, um problema desses eventos é que a imprensa (não estou colocando os sites da Trilogia nesse grupo) parece se preocupar mais em dizer primeiro do que conferir o que realmente está acontecendo. Já ouvi que a esposa dele morreu, que um dos filhos, tem essa do helicóptero, que foi o mal tempo. Parece que o importante é dizer, mesmo que seja para se contradizer depois. O que a meu ver faz as coisas parecerem ainda piores que já… Read more »
A primeira coisa que checaria seria a “qualidade” dos condutos de combustível. O fogo estava em todo o avião… Diferente quando uma turbina explode com a arremetida. Engraçado que ontem proibiram as divulgação dos laudos de acidentes aéreos
Que chato e eu que acabava de vir de um velório (ambiente normalmente pesado) e me deparo com tamanha tragédia. Deus abençoe e conforte os familiares e amigos de todas as vítimas .
Obs. :chato é que isso vai dar o que falar ainda em meio às campanhas eleitorais .
Renato.B
“….Independente da crença política o país também perde.”
Concordo.
Não votaria nele, mas era uma opção.
Pernambuco deu um grande salto nas mãos dele, certamente uma perda.
Mdanton, eu olharia a parte elétrica. Os casos de fogo generalizado em aeronave que me lembro terem ocorrido em aviões maiores tinham origem elétrica. Tens razão ao afirmar que não haveria fogo generalizado por conta de problema em turbina. A colisão com outra aeronave, no caso helicoptero parece pouco provável. Se tivesse ocorrido ambas as aeronaves teriam destroços espalhados por uma área maior e o avião não teria caido pegando fogo como ocorreu. Não se esqueça ademais o estrondo que deveria ter sido ouvido. De outo lado, onde esta dito helicóptero? Por fim, não é de se descartar a probabilidade… Read more »
Colombelli. Como “paranóico” que sou ..já estou pensando em sabotagem mesmo. Muito estranho isso. 2 pilotos, o modo como o jato caiu, bem. Aguardemos! Espero que não envolvam isso numa nuvem de intrigas e SEGREDOS.
Caros, o avião tentou pousar e logo depois caiu. Não é um lapso de tempo muito pequeno entre a arremetida e a queda para que um incêndio tomasse conta do avião? Se houvesse incêndio antes o piloto certamente teria notificado o controle de tráfego aéreo.
Creio que se fosse sabotagem já teria produzido efeitos antes, pois o avião já tinha decolado e se preparava para pousar… O problema se deu após arremeter.
Se foi após arremeter, não é de se descartar ter o incendio como causa superaquecimento oriundo do trem de pouso, inclusive justificaria o fogo na frente.
Mdanton, me vem à memória o misterioso caso do helicóptero de Ulisses Guimarães
Caixa preta é opção do comprador, ninguém sabe se ele tinha.
Tô na GN direto e ninguém consegue essa informação.
Sabotagem ?
Esquece ….
Na BBC BR um ex-oficial do CENIPA disse que a fragmentação na opinião dele no evento é normal pelas imagens e relatos que ele ouviu.
Bomba ?
Esquece ….
Senhores, Não houve colisão com nenhum outro aparelho ou objeto. O piloto, segundo a imprensa, pouco ou nada conhecia do aeroporto (Base Aérea de Santos). O Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, arremeteu, abortando o pouso…algum motivo o piloto deve ter. A base não tem radar, somente comunicação via rádio. O tempo estava ruim, com pouca visibilidade, mas não estava péssimo. Segundo informação recente, de minutos atrás (Rede Record) esta aeronave já havia apresentado pelo menos um problema em abril passado no estado do Paraná, durante voo da candidata a vice na chapa do Sr. Eduardo Campos, Marina Silva. Segundo o Corpo… Read more »
A caixa preta com as gravações de áudio dos últimos 30 minutos antes da queda, já foi encontrada pelo CENIPA.
Embora não seja muito usual haver “caixa-preta” em uma aeronave de uso particular, o Cesna acidentado as tinha.
Sds.
O Candidato perecido morreu no mesmo dia em que seu avô, também politico,morreu…..
Outra possibilidade é que o piloto estivesse fazendo um pouso manual, até porque a base não tem equipamentos para pouso por instrumentos.
Provavelmente as condições climáticas pudessem ter piorado no instante do pouso… e ele teve problemas em controlar a aeronave. Algum tipo de problema posterior piorou as condições de estabilidade … além da suposta explosão antes da queda… o que poderia ter várias causas, entre elas o choque com algum objeto, uma ave por exemplo, ou uma explosão de uma das turbinas…etc.
Sds.
Será que este fator pode dificultar as investigações?
http://rederecord.r7.com/video/dilma-aprova-lei-que-torna-sigilosa-a-investigacao-de-acidentes-aereos-no-brasil-536e210f0cf224b8c99bfd8e/
Baschera, seguindo teu raciocínio, se as testemunhas interpretaram o fogo na traseira, ou seja, nas turbinas, como sendo uma “bola de fogo” ( e não em todo o avião o fogo, como o termo usado sugere), é possivel até que o incêndio tenha começado como no célebre caso do Concorde, vale dizer, um detrito na pista captado na arremetida. Aves não costumam causar incêndios em turbinas. Pelo menos não recordo de nenhum caso agora. Sobre os detritos, ao que se vê são compatíveis com o impacto da aeronave inteira no local, ainda que incendiada. Por outras palavras, não houve, a… Read more »
Faz muitos anos que fui à BAST pela última vez. Não sei se houve grandes alterações. Pelo que vi na imprensa, o avião aproximou vindo do litoral. Por esse setor, há uma pequena serra no Guarujá que precisa ser ultrapassada, o que retarda a descida na aproximação final. O procedimento NDB era por sobre essa serra. Não sei se há outro atualmente. Um jato que aproxime por ali e tenha uma pane de motor na descida, pode assumir uma velocidade de descida muito acentuada. Se o piloto precisar reduzir essa rate de descida dando potência no motor restante, poderá aumentar… Read more »
O JN acabou de confirmar que o avião fez o procedimento NDB que mencionei. Também disse que o vento era de cauda, o que acelera a veloc de aproximação, fazendo que seja comum a arremetida nessa situação.
Se o motor tiver perdido potência, a coisa fica preta…
Mas Mace…. opss….. Lynx,
A aeronave não poderia realizar as manobras restantes, após a possível pane… com apenas um “motor” ou turbina ??
Sds.
Não só poderia como deveria, senão não poderia ter sido homologada para a capacidade que supostamente possuiria. Porém, o fogo no motor, não devidamente combatido (seja lá por qual motivo), pode afetar atuadores aerodinâmicos da região da cauda, onde ficam os motores.
Certa vez, em um treinamento em simulador, demorei a combater o fogo em um dos motores e o He ficou totalmente descontrolado. Durante a descida em curva, o instrutor da Royal Navy simulou que os cabos de comando do rotor de cauda foram rompidos pelo fogo. No Lynx, eles passam próximo aos motores.
Sem falar em uma possível explosão da câmara de combustão do motor.
Também não são incomuns as rupturas de dutos hidráulicos por conta de estilhaçamento de explosão ou mesmo de componente do motor lançados pela alta rotação. Lembro de ao menos um caso de adicente aéreo onde isso ocorreu.
Entendo que bastava a censura pura e simples de meus comentários, mas em consideração das duas notas dos editores, resolvi poupá-los da difícil e chata tarefa de bancarem o bedel de escola comigo. Estou encerrando DEFINITIVAMENTE minha participação nos três blogs da trilogia, o que inclui até mesmo a sua leitura. Realmente perdi o tesão. Tchau para quem fica. NOTA DOS EDITORES: A MENÇÃO AOS EDITORES TEREM QUE FAZER, MUITAS VEZES, PAPEL DE “BEDEL DE ESCOLA” NÃO ESTAVA DIRECIONADA ESPECIFICAMENTE AO SEU COMENTÁRIO, POIS ERA ACOMPANHADA DO PEDIDO PARA CONTAR COM A COLABORAÇÃO DE “TODOS”, PARA QUE A DISCUSSÃO NESTE… Read more »
A ausência de destroços maiores e a imagem que o jornal do sbt mostrou agora, estão muito estranhos. Não aparece um avião caindo com um motor pegando fogo; é uma bola de fogo cainho rápido.
Somado a isso, a ausência de peças grandes, em um avião que arremeteu para circular e tentar novo pouso. Muito estranho, extremamente estranho.
Ivany, talvez esta diferença possa ser explicada em ista de a maioria dos acidentes ocorrer com a aeronave não estando em chamas.
Se houve um incêndio generalizado ou explosão de tanques, a temperatura pode atingir centenas de grais em segundos, debilitando a resistência do material o que justificaria, em tese, destroços menores, pois a estrutura atinge o solo ja comprometida. .
“Observador
13 de agosto de 2014 at 23:58 #”
COMENTÁRIO EDITADO
NOTA DOS EDITORES: SOLICITAMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS PARA MANTERMOS O FOCO DAS DISCUSSÕES, O QUE JÁ SOLICITAMOS CLARAMENTE. COMENTÁRIOS QUE PODEM SER ENTENDIDOS COMO PROVOCAÇÃO, NESSE CONTEXTO DA RECENTE ADVERTÊNCIA, NÃO COLABORAM.
Meus dois cents:
Dada a pequenez dos destroços, a aeronave teve uma queda em ângulo muito forte, o que é estranho, se ela estava em processo de abortar o pouso e tivesse já colocado o mante em full e curvando.
Olhando as imagens parece que ele caiu praticamente na vertical.
Grande abraço
Concordo com Juarez e acrescento que pode ser que o piloto após a arremetida, tenha se esquecido de reverter o procedimento para pouso, o que teria levado a aeronave a um estol.
Câmera de Segurança Flagra o Momento Da Queda Do Avião Que Matou Eduardo Campos – 13/08/14