42 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional

19

No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o início do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base Aérea de Edwards. Exibindo a matrícula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano.

Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões “Aggressors “.

Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil, o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856.

O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.

Para saber mais sobre os caças F-5, clique nos links da lista abaixo. O primeiro deles, em especial, dá acesso a mais de 50 matérias publicadas aqui no Poder Aéreo, muitas delas tratando de detalhes bastante específicos do caça e de sua manutenção na FAB.

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto 3 Nunão - Poder Aéreo

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto Nunão - Poder Aéreo

FOTOS: Northrop, FAB e Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments