F-80C da FAB encontrado no pátio do Yanks Air Museum, nos EUA
Nosso colaborador Roberto F. Santana encontrou um caça F-80 desmontado que pertenceu à Força Aérea Brasileira, no pátio do Yanks Air Museum, que fica em Chino – Califórnia, nos EUA.
Os primeiros F-80C chegaram ao Brasil em 17 de janeiro de 1958. Foram recebidas 32 aeronaves do tipo, as quais receberam as matrículas FAB 4200 a FAB 4232. Os F-80C foram usados exclusivamente pelo 1º/4º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Fortaleza, na missão de conversão operacional de caça.
Os F-80C foram empregados pela FAB até o ano de 1967, quando foram substituídos pelos Lockheed T-33A.
Nas fotos, o emblema do 1º/4º Grupo de Aviação aparece desgastado no nariz da aeronave.
FOTOS: Roberto F. Santana
VEJA OUTRAS MATÉRIAS E REPORTAGENS DE BOB SANTANA:
- Nunca chegue cedo demais
- Oshkosh 2013 – para o Oeste, meu jovem!
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do primeiro dia
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do segundo dia
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do terceiro dia
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do quarto dia
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do quinto dia
- Bob Santana no Airventure Oshkosh – fotos do sexto dia
- Inferno sobre Tóquio
- Interceptação: uma questão de coordenação, doutrina e treinamento
- Quando MiGs encontram Sukhois
- Um difícil começo
- Canhões ou mísseis?
- O último voo da Águia da África
- Yankee Papa 13
- Bob Hoover, brigando com o F-100
- Vietnã, a vitória final
- Foi de Mustang e voltou de Fw190
- A perda dos ases iraquianos
Será que foi objeto de troca por outra aeronave? Eu sou da opinião que a FAB poderia ajudar o Musal trocando Mirages por alguns modelos americanos nos museus dos EUA. F-4, F-104, A-7, F-8, A-6, etc. Imagino que os caças franceses não sejam muitos comuns por lá e que poderia interessar os museus.
Agora eu quero ver que vai adivinhar primeiro qual é o avião (ou melhor, a fuselagem) que está ao lado do F-80.
Ao lado parece a fuselagem do F9F – Panther…
Mestre Ozawa está certo: PANTHER.
Panther… Essa linda aeronave sempre me lembra “As Pontes de Toko-Ri…”, onde, mais belo que o Panther só a Grace Kelly…
Que época essa de 40/50… Lindos e glamurosos aviões nos céus, e na terra também… Não há nada nos dias de hoje que me impediria de voltar no tempo para vê-los(las) ao vivo e a cores…, se pudesse…
Ozawa – Veja https://www.youtube.com/watch?v=DHZ8HrVqrWE
Parabéns a matéria, as fotos estão muito bem “tiradas e focadas”.
Clésio Luiz
Gostei da idéia, como vc é o mentor e reitero ser muito boa sua proposição, o MUSAL tem canal de comunicação internet, poderia enviar para eles.
Sds
Prezadíssimo Franco Ferreira
Linda lembrança… Por conta desse filme resgatei o ‘209’ do Golden Dragons para mim… Está na prateleira de meu escritório junto de minhas dezenas de clássicos da IIGM e Guerra da Coréia…
Os Golden Dragons foram usados na filmagem de outro clássico da guerra da coréia, “Esquadrão Heróico” com o Van Johnson… Mas prefiro “As Pontes de Toko-Ri…”
http://www.flyingmule.com/products/FA-FA721006
para mim, o incrível, o inacreditável , é que a FAB jamais operou este avião – o F-80 era de uma total e absoluta obsolência,em 1949 um dinossauro, uma enciclopédia de tudo aquilo que foi descartado quando o F-86A voou. Que a FAB nao conseguiu obter nem o F-86 ou o F-84 , que na época ja nem contavam como avioes de segunda linha demonstra que algo estava profundamente errado com o Brasil da epoca. e em 1967, trocamos o nada pelo absurdo – o T-33. um pesadelo que so acabou com a chegada do Mirage IIIE, que nem era… Read more »
Thomas, Só um pequeno reparo num engano de cronologia que é bastante comum: Quando o Brasil encomendou o Mirage IIIE, em maio de 1970, o Mirage F-1 não estava disponível nem na Força Aérea Francesa. Ainda estava para voar o primeiro protótipo na configuração completa de equipamentos eletrônicos (o quarto protótipo do programa). Quando as entregas brasileiras terminaram e o Mirage IIIE iniciou operação na FAB, no início de 1973, o recém-desenvolvido Mirage F1 mal começava a ser entregue a esquadrões do Armée de l’air, entrando em operação no primeiro esquadrão só no final daquele ano. O Mirage F1 só… Read more »
Bom saber – Obrigado 🙂
Save Roberto F. Santana!
O F-80 e o irmão F-84 eram belíssimos. Sendo que o Mig-15 terminou mandando muito forte contra eles.
Encontrei eles tambem no Google Maps.
Esse museu tem uma infinidades de sucatas heim!
Osawa – Sobre o Panther Jet, em Venturas aventuras e desventura: “… O trem era um Lionel, de grandes detalhes. Com o Erector set #6 montava-se pontes e outros artefatos. A mesa era levantada, a fiação por baixo, e o comando era centralizado. Era completo e exato. Perfeito. Logo nos primeiros dias de permanência, me deram um caixinha contendo as partes de um F-9F (Panther Jet – Grumman) fabricado pela Aurora (se não me engano). Naquele 1953, montei o aviãozinho em um movimento só. E era com cola Duco (não havia Super Bonder e estas coisas). Evidentemente ficou uma porcaria.… Read more »