aeroportohavana - foto bloomberg

Aeroportos cubanos receberão US$ 150 milhões do BNDES. Financiamento é para que a Odebrecht faça a modernização dos terminais

Henrique Gomes Batista

ClippingNEWS-PA  O BNDES aprovou um financiamento para a modernização de aeroportos cubanos, que será feita pela Construtora Odebrecht. Embora o banco não forneça o valor, a data de aprovação e quais aeroportos serão beneficiados, fontes do negócio confirmam que serão destinados US$ 150 milhões (cerca de R$ 336 milhões) e que o acordo foi fechado há cerca de 30 dias. O banco confirma, apenas, que o financiamento está em fase de contratação. É provável, segundo fontes do mercado, que os valores comecem a ser liberados ainda neste ano.

O financiamento para a melhoria dos aeroportos cubanos está dentro da linha de exportações brasileiras de bens e serviços de engenharia. O banco afirma que isso é uma tendência internacional e que beneficia empresas brasileiras, com o BNDES auxiliando a competitividade das companhias nacionais. “Os desembolsos de recursos são efetuados em reais, no Brasil, diretamente ao exportador brasileiro, com base nas exportações efetivamente realizadas e comprovadas”, informou o banco.

O modelo de financiamento aprovado pelo BNDES é o mesmo utilizado pelo banco para que a Odebrecht modernizasse o porto de Mariel, também em Cuba. Na época, o financiamento foi de US$ 802 milhões (cerca de R$ 1,796 bilhão pelo câmbio atual). A primeira parte do dinheiro foi liberada em 2009. Em sua recente visita à ilha, em janeiro, a presidente Dilma Rousseff anunciou outro financiamento de US$ 290 milhões (cerca de R$ 650 milhões) para a criação de uma área especial industrial junto ao porto.

Na ocasião, a presidente lembrou que esse tipo de operação beneficia empresas brasileiras, é estratégico e gera uma relação “ganha-ganha”, lembrando que esse financiamento não significa que o país não está investindo em portos no Brasil. O BNDES não informou o valor total dos financiamentos em empreendimentos de empresas brasileiras em Cuba.

O governo brasileiro também está apoiando a construção de um grande porto no Uruguai, que poderá, até, concorrer com terminais do Sul do Brasil, conforme noticiou O GLOBO em maio. Embora esse apoio ainda esteja em fase inicial, a operação pode significar mais um empréstimo do BNDES para alguma construtora brasileira, e, segundo fontes, o valor do negócio pode chegar a US$ 1 bilhão (R$ 2,24 bilhões).

No momento, o Brasil está apoiando o país vizinho com informações técnicas, mas operadores portuários brasileiros reclamam dessa parceria, por se tratar de um concorrente direto dos portos brasileiros, que terá uma capacidade maior e menos custos burocráticos.

A Odebrecht confirma as negociações para o Projeto de Ampliação e Modernização da Infraestrutura Aeroportuária de Cuba, mas a empresa não conseguiu, até o fechamento desta edição, informar detalhes do projeto e quando as obras devem começar. A empresa divide a liderança no ranking de financiamento do BNDES nessa modalidade de crédito com a Embraer desde 2009.

Em 2013, a construtora obteve financiamentos que somam US$ 908 milhões, abaixo do US$ 1,072 bilhão da Embraer, sendo que esta linha somou, no total, US$ 2,5 bilhões. No primeiro trimestre de 2014, dos US$ 367,2 milhões liberados nesse tipo de financiamento, a Odebrecht recebeu US$ 153 milhões, contra US$ 142 milhões da fabricante de aviões.

A reforma dos aeroportos cubanos é importante para a economia combalida do país. No ano passado, o setor gerou US$ 1,8 bilhão (R$ 4 bilhões) para a ilha de 11 milhões de habitantes. No total, entraram no país 2,851 milhões de turistas, número 0,5% acima do registrado no ano anterior, mas ainda distante da meta de 3 milhões de turistas por ano. Os canadenses são o principal grupo de turistas do país – com mais de um milhão de viajantes –, seguidos de residentes do Reino Unido, Alemanha, França, Argentina, Itália, México, Espanha, Rússia e Venezuela.

FONTE: O Globo

COLABOROU: R. Costa

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jura_gol

Gente ,sai de casa hoje logo cedinho para ir ao aeroporto de Guarulhos, eram mais ou menos 05:30 da manhã quando me pus a caminho , geralmente levo uns 40 minutos de minha casa até o mesmo, hoje por causa de um acidente que teve em uma das rodovias de acesso ao aeroporto eu fiquei quase 03:00 hora a mais no mesmo percusso , bom o resto já da para imaginar, perdi o voo e tive que desembolsar uma grana para ir ao meu destino, e agora vem a turma do PT dizer que vão investir milhões no aeroporto de… Read more »

Bogaz

Mas claro que é uma relação ganha-ganha. Ganham as construtoras que são as principais patrocinadoras desse governo fajuto e ganha o governo que ajuda amiguinho ideológico e ainda esconde seu “suado” dinheiro lá. Não ganha o povo brasileiro. Mas ninguém consegue agradar todo mundo tb né?

Agora me perguno o que isso beneficiaria o
Brasil. Cuba seria um ponto final de esportação, ou um ponto de abastecimento para os EUA? Os aviões brasileiros não devem ter autonomia suficiente…quem sabe não comecemos a importar mojitos e charutos via aérea. Ai tudo bem.

Só rindo mesmo…

Bogaz

ops..exportação…essa doeu…hehehe

Rinaldo Nery

O povo brasileiro é passivo e tocado quem nem gado. Indignação? Só aqui no site. Essa é a diferença entre a tourada portuguesa e a espanhola: na espanhola se mata o touro! Se fosse num dos vizinhos (exceto Venezuela), o povo ia pra rua protestar.
Aqui, quando fomos, vieram os black blocs, financiados pelo PSOL, pra avacalhar tudo.
E o pior, quem vota no PT não lê jornal, limpa a b____ com ele!
Desculpem editores, mas esse notícia é completamente política. Não há como fugir desse tipo de comentário. Eu, que sou anti-PT de carteirinha, não perderia a oportunidade.

Rinaldo Nery

Complementando: o povo do bolsa esmola não sabe onde fica Cuba, nem nunca pisou num aeroporto.

Blind Man's Bluff

Sera que a ODEBRECHT eh a unica empresa brasileira capaz de realizar obras? Nao eh possivel isso, esses Petralhas encontraram uma mina de ouro sujo ali, ate em CUba tao fazendo obra superfaturada….

Blind Man's Bluff

…com a Odebrecht, pois se n eh ela, eh a Embraer…

Rinaldo Nery

Errei lá em cima: ¨que nem gado¨.

Marcelo Pamplona

Boa noite! Não entendo a revolta dos colegas… sinceramente! Só porque fazemos grandes investimentos, com dinheiro do Erário, num país governado por uma monarquia ditatorial comunista e que sofre embargo econômico há décadas e cujo retorno financeiro e diplomático salta aos olhos? Só porque apoiamos (me incluam fora dessa, por favor) um país que derruba aviões civis e que tem uma democracia de fachada? Só porque apoiamos um regime islâmico radical no OM que massacra a própria população quando a mesma se manifesta por maior abertura? Só porque apoiamos e ajudamos países que cometem default da sua dívida, reiteradas vezes… Read more »

juarezmartinez

Resposta: Porque os Chineses são comunas, mas não são idiotas em colocar seu $$$$ em um negócio sem retorno e ainda por cima tem boa parte de suas infraestrutura na china, já aqui em Banarnia todo mundo sabe que está tudo as mil maravilhas, teve copa, não vai faltar luz, não vai faltar agua e etc…isto aí segundo um dos debilóides esquerdopatas que escreve nos “brógui di difesa” é tudo coisa do PIG. Agora falando sério, esta gente perdeu toda e qualquer vergonha na cara, o vagabundo doo “mulla” viaja num jato de US$ 30.000.000,00 de dólaers para cima e… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro Poggio

“Metade” de Moçambique já é da China.

Quem não conhece o que tem lá, pesquise e entenderá.

Somente um exemplo, há outros.

Sds

Vader

Não entendo a revolta dos coleguinhas.

A cambada está apenas fazendo um pezinho de meia na Ilha-Prisão dos irmãos Castro, pra quando forem enxotados do poder o que, se Deus é pai, vai acontecer em breve.

Nada de mais. E a financiadora do PT, a Odebrecht dos cumpanhero, agradece.

Vader

Ah sim, esqueci de falar: nossos aeroportos são uma “maravilha” mesmo, então porque não exportar essa tecnologia pra Ilha-Esgoto?

Pra falar a verdade, se os aeroportos deles forem ser como os nossos, chego a ter pena dos escravos dos Castro…

Rinaldo Nery

Vamos ver como vai ficar o de Viracopos. Poe fora tá bonito. Inaugura em dezembro.

Edgar

Poggio, quando falei Aeroclube estava me referindo ao vulgo Aeroporto Internacional Eurico Salles mesmo 😀

O link mostra o histórico de promessas.

juarezmartinez

Cel, só fato de não ter a “infraerro” lá dentro acertando preço dos espaços de lanchonetes e praça de alimentação a peso de ouro para depois fazer a extorçãozinha padrão em cima dos dos donos eos estabelecimentos já é um boa.
Talvez lá não precisaremos pagar R$ 6,00 por uma garrafinha de agua mineral de 350 ml e nem fazer xixi em banheiros que mais parecem rodoviária do interior da Argentina.

Grande abraço

Vader

Amigos, quanto a Viracopos, já melhorou muuuuito desde que a Infrazero foi escorraçada de lá.

Isto posto, e de alguém que uma vez por mês passa por lá, não tenham tanta esperança assim: não vai ser nenhum JFK… Até a construção de uma segunda pista (e ao menos mais dois terminais) vai continuar sendo um aeroporto “abortado”, bem aquém do que poderia ser se o Maluf não tivesse enterrado os tubos em “Nuvem Baixa” (um lugar meteorologicamente brilhante pra se construir um aeroporto)…

Rinaldo Nery

A segunda pista só em 2018.

Carlos Alberto Soares

Caro Vader Não foi em Ibiúna-SP por questões ambientais. “Nuvem Baixa” …. Nessa ai eu estava desde o ante projeto até o corte da fita. Brig. Délio Jardim de Mattos – Ministro COPASP Cel Froes Cap Turmina Cap Bandeira Consórcio Camargo Correa/Constran Etc …. etc …. Muito profissionalismo de todos envolvidos, em off todos nós falávamos a mesma coisa: “Quem foi o louco que escolheu esse lugar, conversa de bastidor na época do inverno então …. O varjão, brejo, pântano …. chame do que quiser onde está o Aeroporto hoje, dá para escrever um livro com o que eu conheço.… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo com os amigos quanto ao local. Porém, já está na hora de começarmos a implantar o ILS CAT3 aonde for necessário. O CAT2 foi implantado no Salgado Filho só agora. Se fosse por nebulosidade, na Europa ninguém voava. Quanto ao Salgado Filho, o CINDACTA 2 enviou um ofício à prefeitura de Porto Alegre, em 2007, para que um viaduto não fosse construído, a fim de não interferir no gabarito de aproximação da pista 11. A obra foi feita, atrasando a instalação do ILS CAT2. A cabeceira teve que ser deslocada. Noutros locais, aonde o DECEA fez a sua parte… Read more »

juarezmartinez

Cel Nery, o senhor lembra a BACO na decada de oitenta aquele famoso pouso com piloff na vertical dos moinhos Rio Grandense vetorado PAR pela Coruja???

Grande abraço

Rinaldo Nery

Bem interessante. Faz dois meses que não vou lá. Estava em Ground Scholl e simulador.

Colombelli

O problema não é o investimento no estrangeiro em si, o que as vezes pode trazer retorno político e econômico. A questão é que este governozinho de meia pataca não faz investimentos com base em critérios técnicos e pensando em ganhos estratégicos. O único pensamento deste governo do PT é beneficiar-se do poder e beneficiar seus comparsas de esquerda. Não pensam nunca em Brasil. Que ganhamos com Cuba? Nada. Não nos acresce nada. Enquanto isso os chineses nos põe de lado na África, onde tinhamos meio caminho andado.para conseguir ótimas vantagens no saliente oeste africano. Juntando isso ao saliente nordestino,… Read more »

wilton feitosa

Caros editores, me causa surpresa o viés político e o cunho de oposição deliberadamente estimulado pelos senhores, pois vai na contramão o que os senhores mesmo pregam aos participantes do fórum… Mas enfim, vejo que alguns colegas esquecem que a contrapartida deste empréstimo esta justamente no fato de uma empresa brasileira tocar a obra, trazendo assim diversos benefícios para o pais, estimulando a internacionalização de empresas de capital nacional, melhoras nas contas internacionais, geração de empregos de alto nível, entre outros ganhos indiretos … Outra questão é que nos aqui, nas terras tupiniquins, carecemos de competência para tocar múltiplas frentes… Read more »

Edgar

wilton feitosa, o senhor por acaso conhece o Aeroporto de Vitória? Fazem exatos 09 anos que recebemos promessas e mais promessas de conclusão da obra. O senhor realmente acha mais sensato investir em território cubano do que no próprio território nacional? Dinheiro esse que bastaria o default de Cuba para nunca mais vermos nem a sombra! Que o BNDES financie obras de infraestrutura privadas NO BRASIL, afinal, não é este o Banco NACIONAL de Desenvolvimento Econômico e Social? Por que a “empresa” não investe na construção de um aeroporto em áreas brasileiras que precisam e darão muito mais retorno que… Read more »

Baschera

O que eles não falam é sobre as cláusulas secretas que envolvem o financiamento do aeroporto em Cuba e as outras obras em Angola. O que deve ter de maracutaia e comissão por baixo dos panos …. não está no gibi.

Qualquer modo….. eu tenho que me dobrar a capacidade deste former braziliam president… que de analfa virou um dos mais bem pagos lobistas do hemisfério ocidental.

Há última é que ele está negociando a concessão do governo daquela ilha caribenha para a sua empreiteira…. com financiamento do BNDES, é claro rsssssss !!

Sds.

Gilberto Rezende

Todos falando de um tom claramente político, chamando o governo de tudo que é qualificativo de petralha (que é uma presunção de PT LADRÃO) e por aí vai Bolsa-Esmola (do impoluto e imparcial Rinaldo) e coisas de nível ainda inferior do Vader, Colombelli e etc. Ai quando se manda alguém “vai catar” se é editado e advertido… Dois pesos e duas medidas… no mínimo. Relembro aos “indignados” acima que Cuba é um pais soberano que está sob embargo contínuo por mais de 60 anos pelos EUA. Se não fosse por isso TODAS as obras de infra-estrutura de Cuba seriam realizadas… Read more »

Baschera

Bem como disse um fulano em uma rede social:

“Inspiram-se em Marx, governam como Stalin e vivem como Rockfeller”.

Sds.

Vader

“O Governo brasileiro fica credor de Cuba através do BNDES” Esse é o ponto tigrento. Quem é credor de um falido e pária internacional é credor de que exatamente? R: de NADA! Porque você acha que outros bancos não financiam obras na Ilha-Cadeia dos comunas? Mais ainda: porque será que NENHUM banco CHINÊS financia nada na Ilha-dos-Escravos? R: porque nem chinês vermelho é tão BURRO ou tão PERDULÁRIO com o dinheiro PÚBLICO como o governo PeTralha! Ou será que no futuro um hipotético e felizmente cada vez mais remoto governo PeTralha dará perdão à dívida cubana, como fizeram com dívidas… Read more »

juarezmartinez

Perfeito Basca, irretocável. Sobre a vida nababesca de Impérius Moluscos I e Maria Varna , nós aqui nos mordendo de raiva porque falta din din para reformar Tucano, reformar T 25(tudo merreca), falta din din para o andamento do refit do AMX, en,quanto isto, o GSI, nos tempos do Molusco I, o imperador de “Banárnia”, este mandava sua força aéra buscar carne no municipio de Bage no RS, conhecido pela qualidade de seu rebanho bovino, de avião militar, é óbvio para fazer um “churrasquinho” para seus copadres na sexta feira, tudo na conta dos s[uditos da coroa, bonito né. Esta… Read more »

Rafael Oliveira

Vamos aos fatos: A China é o segundo maior parceiro comercial de Cuba. Ela também financia a ilha-prisão. Os EUA são o quarto maior parceiro, mas, nesse caso, se tratam de vendas de alimentos e remédios “à vista”. O embargo não é tudo isso que falam. O Brasil só tem condições de financiar países de 5ª categoria, pois países melhorzinhos conseguem financiamentos com taxas de juros melhores que a do BNDES. Por isso a Odebrecht empresta dinheiro do BNDES para reformar um aeroporto em Cuba, mas não precisa disso numa obra de reforma de aeroporto em Miami. Enfim, ou se… Read more »

Gilberto Rezende

Como eu disse Cuba é um pária por causa dos EUA, mas apesar disso começa a melhorar sua situação com as rendas de turismo. O plano é melhorar os aeroportos e portos para poder aumentar as rendas auferidas podendo receber mais renda com melhores aeroportos para receber turistas internacionais e melhorar os portos para melhor exportar seu produto tradicional açúcar e com a ajuda do Brasil passar a exportar álcool. Estes empréstimos brasileiros ao aumentar a renda do governo cubano possibilita mais adiante que os estas infraestruturas financiadas gerem (no todo ou em boa parte) os recursos para os pagamentos… Read more »

Edgar

Gilberto Rezende
5 de agosto de 2014 at 15:19

“O plano é melhorar os aeroportos e portos para poder aumentar as rendas auferidas podendo receber mais renda com melhores aeroportos para receber turistas internacionais e melhorar os portos para melhor exportar seu produto tradicional…”

Gilberto, não seria interessante esta sua frase valer primeiramente para o Brasil e depois, apenas depois, para outros países? Acaso já temos investimentos em infraestrutura suficientes no Brasil que justifiquem investir em infraestrutura estrangeira?

Justin Case

Amigos, boa tarde. No meu entender, “financiar” não é pagar. É emprestar, com juros de mercado ou, às vezes, subsidiados. Quase todos os países têm bancos de “fomento” ou incentivo, seja para a industrialização local ou para gerar exportações. Esses bancos ou agências de fomento financiam projetos no exterior, quando deles participam prioritariamente empresas brasileiras. Por exemplo, o Gripen terá financiamento amparado por agência sueca, um projeto francês usa financiamento conforme as regras estabelecidas pela COFACE, um projeto brasileiro no exterior usa recursos do BNDES. Problema seria emprestar para projetos que não gerem resultados para o Brasil, utilizar subsídios exagerados… Read more »

Rafael Oliveira

Caro Justin,

O problema é que o BNDES empresta dinheiro com juros menores do que o Tesouro capta para ele. Ou seja, o Tesouro gasta dinheiro quando o BNDES faz um empréstimo.

O Brasil capta recursos a 11% ao ano. A Suécia a 0,25%.

Pode ser que mesmo assim compense (impostos e geração de renda interna), mas não temos como avaliar isso com contratos sigilosos.

Baschera

Enquanto financiamos construções de portos e aeroportos em Cuba….. o GF destinou três vezes menos as obras do porto de Suape em Pernambuco, isto se contando os valores investidos em Suape desde 1983 ! Mariel terá 30% mais capacidade de movimentação do que Suape. Não é verdade que a construtora que manda no GF vá apenas receber o valor equivalente em reais…. etc… A verdade, amplamente divulgada: O BNDES pediu apenas a garantia de abertura de uma conta nos (adivinhem onde ???) ……nos EUA …. onde Cuba deve depositar ou manter de saldo três vezes o valor de uma parcela… Read more »

lynx

O pragmatismo em matéria econômica é uma lei quase que universal. Vide as relações econômicas entre Venezuela e EUA. Nesse sentindo, o BNDES financiar obras em Cuba, tocadas por uma empreiteira brasileira, não poderia ser tratado, em primeira análise, como uma ação de cunho ideológico. O problema da relação do atual governo com Cuba é a maneira como os negócios são conduzidos. E não é só nos negócios. A recente hospedagem de Raul Castro na Granja do Torto foi motivo de uma explicação baseada na reciprocidade de tratamento. Isso não é verdade. Dilma, quando lá esteve, ficou no hotel Meliá.… Read more »

Vader

Pra finalizar, eu só acho o seguinte: é da essência do capitalismo gerar LUCRO. Inclusive para um banco. Inclusive para o BNDES. Quero saber é se o lucro das obras na Ilha-dos-Escravos vai gerar LUCRO para o DONO do BNDES, ou seja, para o TESOURO NACIONAL, ou seja para NÓS CIDADÃOS BRASILEIROS, ou vai gerar lucro pra uma empreiteira desavergonhada que financia campanhas PeTralhas, pra meia dúzia de LADRÕES de dinheiro público atualmente no poder, pros Irmãos Genocidas de Cuba, ou pra FORASTEIROS de qualquer outro país. E sabem quando eu saberei? NUNCA! Porque esse é o procedimento do atual… Read more »

Carlos Alberto Soares

Rolem as fotos,

recomendo com un pañuelo en las manos, para enxugar …. ou a bába ou as lágrimas ….

http://viagem.uol.com.br/album/guia/2014/05/28/conheca-o-aeroporto-de-r-34-bilhoes-da-copa-de-2022.htm#fotoNav=1

Carlos Alberto Soares

Lembram há uns anos o aerolula saindo de Portugal com malas e mais malas de money ? PARA ONDE ELE FOI DEPOIS ….. Lembram recentemente o aerotiaeny saindo de Portugal numa escala de um dia não programada, com direito a um baita jantar etc ….com malas e mais malas e depois foi direto para a ilha de los hermanos ? Inauguraram o porto ou sua ampliação modernização etc …. É lá que está uma montanha de dinheiro vivo, dólares e euros, mais barras de ouro da quadrilha …. lá é o paraíso fiscal deles …., Do Maduro idem …. do… Read more »

Carlos Alberto Soares

Ah, agora que sabemos que Deus não é mais brasileiro(chuvas, secas, GF e a quadrilha) e o Papa é argentino, mais nosso dinheiro jogado fora …. pergunto:

onde é a por…. da fila para pegar a senha, quero cair fora desta zona baralho …..

Rinaldo Nery

Brilhante o comentário do Baschera. O nosso outro amigo usa camiseta do Che Guevara…

Carlos Alberto Soares

Detalhe:

A dívida líquida do grupo NO é de cerca de R$ 60 bi, sim bilhões, sem levar em consideração o pagamento que terão que fazer a família GRADIN.

A NO ofereceu R$ 2,5 bi, sim bi …. e não deu acordo.

Dizem que por menos de R$ 6 bi, sim bi …. não sai o tal acordo.

O assunto rola na justiça a anos.

Não há provisão nos balanços para tal.

Entenderam tal proximidade sempre com o poder atual ?

Carlos Alberto Soares

Uma parte “do porquê” ficamos para traz, falta de pragmatismo, “comunista” dando de 7 x 1 na gente: 10. CHINA OCUPA ESPAÇO DO BRASIL NA ARGENTINA Valor Econômico, 06/08/2014 O mau desempenho das exportações brasileiras aos argentinos tem sido creditado à situação econômica do país vizinho, mas estatísticas oficiais do governo argentino indicam que a queda também pode ser resultado de perda de participação de mercado. Os dados mostram que as importações argentinas originadas do Mercado Comum do Sul (Mercosul) caíram 18% no primeiro semestre de 2014, na comparação com igual período de 2013. As importações vindas da China cresceram… Read more »