Mais um operador do Gripen a caminho: a Eslováquia
Ministro da Defesa Martin Glvác confirmou que há um acordo para alugar os jatos suecos, segundo a Rádio Slovakia International
–
Na segunda-feira, 28 de julho, o site da Rádio Slovakia International noticiou em sua edição em espanhol que o ministro da Defesa da Eslováquia, Martin Glváč, afirmou que os caças Gripen JAS-39 da empresa sueca Saab definitivamente farão parte das Forças Aéreas Eslovacas. A declaração que confirma a existência de um acordo para alugar os jatos suecos foi dada ao diário econômico Hospodárske noviny.
O acordo entre o Ministério da Defesa e o consórcio sueco, um dos maiores negócios do país nos últimos anos, será assinado antes do final do ano, segundo a Slovakia International.
Sobre o assunto, o site Airheadsfly também informou que o país tem pressa em fazer “leasing” de oito a doze caças Gripen C/D, com validade entre 10 a 15 anos. As conversações já ocorrem há algum tempo, e o objetivo do Governo Eslovaco é que os caças entrem em serviço a partir de 2016. Os eslovacos também têm se aproximado dos tchecos, com os quais formaram um único país entre 1918 e 1992, lembrando que a República Tcheca tem se mostrado satisfeita com a operação dos caças Gripen desde 2004.
O Gripen sueco foi considerado pela Governo Eslovaco como o único real candidato a substituir a envelhecida frota composta de seis caças MiG-29AS (monopostos) e dois MiG-29 UBS (bipostos) que operam em Sliač, programados para desativação a partir de 2016 e dos quais apenas dois são mantidos em condições de voo a qualquer tempo, segundo fontes. Na Suécia, fontes ligadas à Saab e à organização de exportação de material militar sueca (FXM) confirmaram que conversam com a Eslováquia sobre o assunto, mas não revelaram em que fase essas conversações estão.
Os planos do Ministério da Defesa da Eslováquia são aprofundar a cooperação com a Força Aérea da República Tcheca, que voa 14 caças Gripen no Esquadrão 211, baseado em Čáslav. Pilotos eslovacos já realizam visitas regulares ao Centro de Simulação Tática no país vizinho, segundo o site. O objetivo dos dois países é deixar os dois espaços aéreos semi-integrados, com surtidas transfronteiriças e pousos em bases de um ou outro país. Haveria até discussões sobre uma base aérea conjunta, mas esta é apenas uma de várias opções sendo examinadas.
A Força Aérea Sueca teria 88 caças Gripen em operação, com outros 24 estocados, dos quais 10 a 12 estariam reservados ao Brasil. Isso deixaria 14 disponíveis para operações de “leasing” a países como a Eslováquia. O Gripen é operado hoje, além da Suécia, pelas forças aéreas da República Tcheca, Hungria, Tailândia e África do Sul, sendo que pilotos brasileiros e suecos deverão operar a nova versão E/F.
FONTES: Rádio Slovakia International e Airheadsfly (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em espanhol e inglês)
FOTOS: Saab (em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- Eslováquia cogita substituir MiG-29 por um ‘leasing’ de caças Gripen
- Ministro das Relações Exteriores da Suécia diz, pelo Twitter, que Eslováquia tem interesse no Gripen
- Gripen teria preferência na Eslováquia, segundo jornal local
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Na Suécia, Parlamento autoriza Governo a adquirir caças Gripen E novos de fábrica
- Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Programa de compensação do Gripen na República Tcheca é um sucesso
- Primeiro reabastecimento em voo dos caças Gripen da República Tcheca
- Brigadeiro Juniti Saito visita base dos caças Gripen na República Tcheca
Mais um. Excelente notícia pra SAAB.
Escolha baseada na cultura comum dos dois países, na boa qualidade do equipamento e no bom histórico de operações do Gripen na República Tcheca, resultado da soma de uma boa aeronave e pós-venda.
E dale Grifo !!!
Vou ser sucinto: deu a lógica!
O melhor avião pelo melhor custo.
Logo logo vai ter rafale em leasing baratinho.
Saito, fica esperto …. corre lá e garanta os nossos ….
G NG/BR entregas somente a partir de 2022, quem viver verá ….
É bom que os 10/12 estejam reservados se não tamofu….. 🙂
E resta torcer para que a Dilmona reeleita ou não, assine esse contrato ainda esse ano.
[]’s
Cada cliente a mais do Gripen C é um cliente em potencial a mais para o Gripen E, logo, um cliente em potencial a mais para o Brasil.
Nick, conforme consta nesse link, a assinatura do contrato é esperada, segundo o MD, para Dezembro desse ano.
Pilotos eslovacos já realizam visitas regulares ao Centro de Simulação Tática no país vizinho, segundo o site.
É. Não dá para dizer que os eslovacos vão comprar o avião “no escuro”. Já devem conhecer bem a máquina.
Com esta popularização do leasing do fusca dos ares, acho que está mais que na hora da SAAB considerar seriamente a reativar a atualização dos airframes ainda disponíveis dos Gripen A/B para um novo padrão C+/E+ uma vez que hoje não é mais possível fazer a atualização para o padrão C pois alguns elementos originais não estão mais disponíveis e teriam que ser substituídos. O Roadmap apresentado pela SAAB em Farnborough, na parte de desenvolvimentos futuros, incluía uma versão Gripen D+ mas não uma Gripen C+, eu entendi que a previsão de desenvolvimento só da versão D+ seria para atender… Read more »
Belas fotos!
Interessante como não se vê, aqui no site, nenhuma notícia sobre o conflito, digo, matança de palestinos por parte de israelenses. É uma matança comparável ao holocausto de tantas mortes de palestinos por carrascos judeus.
Suspeito até que os 3 jovens israelenses mortos possam ter sido bodes expiatórios apenas para os israelenses terem uma desculpa para invadir com tudo as áreas palestinas.
cristiano.gr,
Há diversas matérias publicadas sobre o conflito entre o Hamas e Israel no blog das Forças Terrestres, é só ir lá para ver.
http://www.forte.jor.br/
Pedimos a gentileza de se manterem no tópico e deixarem essas discussões para o Forte.
Caso alguma ação aérea de maior relevância ocorrer no dito conflito, poderá ser objeto de matéria aqui.
Assinar contrato é um passo e imprescindível.
Já os outros 999 passos são outros quinhentos. (rsrs).
2022 este é o ano do inicio das entregas ao GDA.
Meu Deus
mais um pra aguentar ….
Caro Carlos Alberto! O tempo é senhor de todas as vendades, quero ver o que estes “`martires banarnicos do MAG” vão dizer na hora em que o Putin por as mãos nos primos muçulmanos deles, os chechenos, passar na máquina de moer carne e depois pegar os outros “brimos” os kazeques e transformar o kazaquistão num gulag, que vai fazer Guantanamo parecer um parque da Disney
Grande abraço
@Gilberto: Na apresentação da Saab em Farnborough 2014 consta que as tecnologias oriundas do programa NG podem ser aplicadas no desenvolvimento de:
Gripen E/F
Gripen C+/D+
E antecipa a possibilidade de futuros denvolvimentos do E/F: E+/F+.