Em mais um furo do Poder Aéreo, publicamos as fotos da chegada a Salvador-BA nesta tarde do último P-3AM da FAB, vindo da Espanha, do lote de 8 aeronaves.
A aeronave, que trouxe 10 tripulantes a bordo, fez o trecho Sevilha – Las Palmas ontem e hoje, Las Palmas-Salvador.
..seja bem vindo 7206, que possamos desenvolver a doutrina de emprego, operar de maneira segura e satisfatória e que a Fab e a MB possam compartilhar os novos conhecimentos trabalhando em conjunto. Espero que venham mesmo os mísseis e que opere também com torpedos, enfim que seja mesmo operacional…
Carlos Alberto Soares
Visitante
10 anos atrás
Com bom mísseis Ar-Mar e torpedos serão importantíssimos.
Mas …. não temos ou teremos grana para tal, uma pena.
Serviram na FAB do início dos anos 1960 até meados dos anos 1990, principalmente na função antissubmarino, a partir de bases em terra e embarcados no NAeL Minas Gerais.
Bandeirulha é P-95
Para ver imagens de Tracker da FAB e saber mais, procure aqui mesmo, no campo busca, a matéria “o dono do primeiro catrapo”, sem falar no artigo da Guerra da Lagosta da revista Forças de Defesa número 8.
Carlos Alberto Soares
Visitante
10 anos atrás
Caro Poggio
desde a escolha do P-3 Orion procuro acompanhar o tema.
Já comentei no PA ou no PN que em minha opinião foi uma ótima decisão da FAB, a escolha da aeronave, do “recheio”, o retrofit na España etc ….
Ótima relação custo/orçamentária x benefício.
Bem armado, impõe medo e respeito em minha opinião.
Simplesmente gosto desse “garoto”.
Voei muito na ponte aérea com Electra na época do pool,
eita “aviãozinho”(MO) adorável e seguro.
Essa variante/plataforma para fins militares deve ser muito melhor.
“Não é um avião para assustar, mas impõe respeito”. rs
Alguém aí sabe se já existe projeto na FAB para avaliar o P-8 Poseidon no futuro?
Vassili
Visitante
10 anos atrás
Edgar,
Imagino que o futuro substituto do P-3 venha à ser o KC-390 modificado para a função de patrulha marítima, tal como aconteceu com a família ERJ-145, que vestiu a farda e tornousse excelente vetor de alerta aéreo antecipado (E-99), reconhecimento eletrônico de sinais(R-99) e patrulha marítima (P-99).
Com a diferença que o KC-390 já nasceu vestindo a farda.
Até o momento não foi visto nada de oficial sobre um futuro P-390 ou mesmo uma versão AEW&C, mais creio que o caminho natural seja racionalizar cada vez mais a variedade de vetores em operação.
A logística agradece……………….
Abraços.
joseboscojr
Visitante
10 anos atrás
Há sim um projeto para adquirirmos o P-8 para além de 2050.
rsrsrss
Brincadeirinha!
Mauricio R.
Visitante
10 anos atrás
Enfim uma aeronave digna para a defesa de nosso litoral e nossas águas territoriais!!! Uma aeronave de verdade extremamente capaz, e não aquelas trapaças toscas da Embraer. “…foi uma ótima decisão da FAB, a escolha da aeronave, do “recheio”, o retrofit na España etc ….” Exceto pela aeronave, a escolha do “recheio” foi absolutamente infeliz, pois poderíamos ter uma versão do SICONTA, ao invés de privilegiar um produto importado. O mesmo se aplica ao retrofit da aviônica, que poderia ser Thales como nos C-105, ou Aeronautics como nos C-130 ex-italianos. Mas é a tal história, se não for Elbit, outra… Read more »
Deve-se sempre ter em mente, também, que aeronaves de operação embarcada como o Tracker só operavam embarcadas em algumas comissões por ano (alguns anos com mum monte de comissões, outros menos).
Na maior parte do tempo, cumpriam suas missões a partir de sua base em terra (BASC). E, em pelo menos dois períodos longos (de vários anos) de manutenção geral e modernização do NAeL Minas Gerais, os P-16 cumpriram suas missões somente a partir de terra.
sergiocintra
Visitante
10 anos atrás
Conforme contrato o P-95 levará um radar AESA Selex Seasprey 5000E (total de 8) sendo menores, será que o bicão do Bandeirulha voltará a seu contorno original, alguem viu algo a respeito?
Mauricio Silva
Visitante
10 anos atrás
Olá. Normalmente os aviões patrulheiros marítimos são derivados de modelos comerciais civis. Um transporte militar (como o KC-390) é considerado muito “pesadão” para a missão de patrulha. Dos aparelhos da Embraer, o EMB-190 E-2 parece ser a opção mais razoável para servir de base par um futuro modelo nacional de patrulheiro naval. Mas… Mas o modelo teria de sofrer muitas alterações e o custo do desenvolvimento provavelmente seria bancado exclusivamente pelo Brasil (salvo interesses extrangeiros, coisa de difícil confirmação), resultando numa aeronave com desempenho (quase certamente) inferior ao do P-8 Poseidon. Se a aviação de patrulha marítima realmente se consolidar… Read more »
Até um ano atrás, o foco da Embraer quanto a soluções para o futuro, para patrulha marítima, ainda era a plataforma do ERJ145. Para a plataforma dos novos E-Jets, havia um conceito de AEW&C.
Outras plataformas menores também eram cotadas para esclarecedores marítimos para necessidades menos exigentes, como a família Phenom (mesmo link).
Rinaldo Nery
Visitante
10 anos atrás
A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso.
Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda.
Rinaldo Nery
Visitante
10 anos atrás
Outra correção: o R-99 é uma aeronave de reconhecimento por imagens. E também, juntamente com o E-99, com capacidade de reconhecimento de sinais de comunicações e não-comunicações.
juarezmartinez
Visitante
10 anos atrás
Rinaldo Nery 27 de julho de 2014 at 20:13 #
A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso.
Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda.
Ainda bem que não é somente eu que acha isto….pegou bem em Cel….
Realmente franceses e norte-americanos possuem conceitos diferentes. Toma-se como exemplo alguns helicópteros. Geralmente nos helicópteros americanos aperta-se os botões que ficam no painel do teto. Já no helicóptero francês o botão que faz a mesma função é uma chave que se empurra para frente ou para trás.
Gilberto Rezende
Visitante
10 anos atrás
Off topic
E o RFI da mordenização do T-27 que teria sido emitido na semana passada não vamos comentar ?
O não houve RFI ???
Carlos Alberto Soares
Visitante
10 anos atrás
Mudar de assunto ? NÃO Este tema não comporta T 27 “juarezmartinez 27 de julho de 2014 at 20:51 # Rinaldo Nery 27 de julho de 2014 at 20:13 # A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso. Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda. Ainda bem que não é somente eu que acha isto….pegou bem em Cel…. Grande abraço” É quem conhece …. conhece.… Read more »
Aos colegas, uma pergunta.
A “família” C-295 é tão ruim, que nenhum dos colegas acima citou a versão marítima para o nosso litoral?
Pergunta de quem aprender, conhecer mais sobre o assunto.
Clésio Luiz
Visitante
10 anos atrás
Eber, acho que o motivo é que o C-295 é uma aeronave menor que o P-3 e sua autonomia é bem menor que o Orion, coisa que é muito importante nesse tipo de missão.
Rinaldo Nery
Visitante
10 anos atrás
A capacidade de atingir o paralelo 10 (é isso?), limite Este da nossa área de responsabilidade de busca, foi um dos critérios críticos.
..seja bem vindo 7206, que possamos desenvolver a doutrina de emprego, operar de maneira segura e satisfatória e que a Fab e a MB possam compartilhar os novos conhecimentos trabalhando em conjunto. Espero que venham mesmo os mísseis e que opere também com torpedos, enfim que seja mesmo operacional…
Com bom mísseis Ar-Mar e torpedos serão importantíssimos.
Mas …. não temos ou teremos grana para tal, uma pena.
Prezado Carlos Alberto Soares
O P-3 é uma daquelas aeronaves que mesmo sem armas possui uma suíte de sensores importantíssima para o campo de batalha moderno e vem provando isso.
As aeronaves que servirã ode fonte de peças, já estão por aqui?
Foram as primeiras a chegar. Estão lá no Galeão. (Pelo menos o que sobrou delas)
Esta aeronave estava pronta a um bom tempo, agora apareceu $$$ e finalmente aconteceu o translado.
Vamos aguardar agora os Harpoons.
Grande abraço
PBY-2 Catalina de 1943 a 1958
PV-1 Ventura de 1944 a 1960
P-2 Neptune de 1958 a 1976
E agora, o P-3 Orion.
Rafael M.F não esqueça dos P-16.
e em que consistiria os P-16? Os Bandeirulhas?
P-16 = Tracker.
Serviram na FAB do início dos anos 1960 até meados dos anos 1990, principalmente na função antissubmarino, a partir de bases em terra e embarcados no NAeL Minas Gerais.
Bandeirulha é P-95
Para ver imagens de Tracker da FAB e saber mais, procure aqui mesmo, no campo busca, a matéria “o dono do primeiro catrapo”, sem falar no artigo da Guerra da Lagosta da revista Forças de Defesa número 8.
Caro Poggio
desde a escolha do P-3 Orion procuro acompanhar o tema.
Já comentei no PA ou no PN que em minha opinião foi uma ótima decisão da FAB, a escolha da aeronave, do “recheio”, o retrofit na España etc ….
Ótima relação custo/orçamentária x benefício.
Bem armado, impõe medo e respeito em minha opinião.
Simplesmente gosto desse “garoto”.
Voei muito na ponte aérea com Electra na época do pool,
eita “aviãozinho”(MO) adorável e seguro.
Essa variante/plataforma para fins militares deve ser muito melhor.
“Não é um avião para assustar, mas impõe respeito”. rs
http://www.aereo.jor.br/tag/lockheed-p-3-orion/
http://www.aereo.jor.br/2011/07/31/as-armas-do-p-3-orion/
Foi isto que comentei, bem armados ….
Alguém aí sabe se já existe projeto na FAB para avaliar o P-8 Poseidon no futuro?
Edgar,
Imagino que o futuro substituto do P-3 venha à ser o KC-390 modificado para a função de patrulha marítima, tal como aconteceu com a família ERJ-145, que vestiu a farda e tornousse excelente vetor de alerta aéreo antecipado (E-99), reconhecimento eletrônico de sinais(R-99) e patrulha marítima (P-99).
Com a diferença que o KC-390 já nasceu vestindo a farda.
Até o momento não foi visto nada de oficial sobre um futuro P-390 ou mesmo uma versão AEW&C, mais creio que o caminho natural seja racionalizar cada vez mais a variedade de vetores em operação.
A logística agradece……………….
Abraços.
Há sim um projeto para adquirirmos o P-8 para além de 2050.
rsrsrss
Brincadeirinha!
Enfim uma aeronave digna para a defesa de nosso litoral e nossas águas territoriais!!! Uma aeronave de verdade extremamente capaz, e não aquelas trapaças toscas da Embraer. “…foi uma ótima decisão da FAB, a escolha da aeronave, do “recheio”, o retrofit na España etc ….” Exceto pela aeronave, a escolha do “recheio” foi absolutamente infeliz, pois poderíamos ter uma versão do SICONTA, ao invés de privilegiar um produto importado. O mesmo se aplica ao retrofit da aviônica, que poderia ser Thales como nos C-105, ou Aeronautics como nos C-130 ex-italianos. Mas é a tal história, se não for Elbit, outra… Read more »
galante,8 aeronaves? Não foram mordenizadas 9?
Oito modernizadas para emprego operacional e uma com modernização menos abrangente, para treinamento. Pelo que me lembro, é isso.
Guilherme, sei do Tracker, falei especialmente dos esquadrões em terra, acabei esquecendo de especificar.
Mal minha…
Rafael,
Deve-se sempre ter em mente, também, que aeronaves de operação embarcada como o Tracker só operavam embarcadas em algumas comissões por ano (alguns anos com mum monte de comissões, outros menos).
Na maior parte do tempo, cumpriam suas missões a partir de sua base em terra (BASC). E, em pelo menos dois períodos longos (de vários anos) de manutenção geral e modernização do NAeL Minas Gerais, os P-16 cumpriram suas missões somente a partir de terra.
Conforme contrato o P-95 levará um radar AESA Selex Seasprey 5000E (total de 8) sendo menores, será que o bicão do Bandeirulha voltará a seu contorno original, alguem viu algo a respeito?
Olá. Normalmente os aviões patrulheiros marítimos são derivados de modelos comerciais civis. Um transporte militar (como o KC-390) é considerado muito “pesadão” para a missão de patrulha. Dos aparelhos da Embraer, o EMB-190 E-2 parece ser a opção mais razoável para servir de base par um futuro modelo nacional de patrulheiro naval. Mas… Mas o modelo teria de sofrer muitas alterações e o custo do desenvolvimento provavelmente seria bancado exclusivamente pelo Brasil (salvo interesses extrangeiros, coisa de difícil confirmação), resultando numa aeronave com desempenho (quase certamente) inferior ao do P-8 Poseidon. Se a aviação de patrulha marítima realmente se consolidar… Read more »
Senhores,
Até um ano atrás, o foco da Embraer quanto a soluções para o futuro, para patrulha marítima, ainda era a plataforma do ERJ145. Para a plataforma dos novos E-Jets, havia um conceito de AEW&C.
http://www.aereo.jor.br/2013/04/05/plataformas-isr-da-embraer-novidades-a-atualizacoes/
Outras plataformas menores também eram cotadas para esclarecedores marítimos para necessidades menos exigentes, como a família Phenom (mesmo link).
A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso.
Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda.
Outra correção: o R-99 é uma aeronave de reconhecimento por imagens. E também, juntamente com o E-99, com capacidade de reconhecimento de sinais de comunicações e não-comunicações.
Rinaldo Nery 27 de julho de 2014 at 20:13 #
A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso.
Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda.
Ainda bem que não é somente eu que acha isto….pegou bem em Cel….
Grande abraço
Realmente franceses e norte-americanos possuem conceitos diferentes. Toma-se como exemplo alguns helicópteros. Geralmente nos helicópteros americanos aperta-se os botões que ficam no painel do teto. Já no helicóptero francês o botão que faz a mesma função é uma chave que se empurra para frente ou para trás.
Off topic
E o RFI da mordenização do T-27 que teria sido emitido na semana passada não vamos comentar ?
O não houve RFI ???
Mudar de assunto ? NÃO Este tema não comporta T 27 “juarezmartinez 27 de julho de 2014 at 20:51 # Rinaldo Nery 27 de julho de 2014 at 20:13 # A FAB não cogita comprar P-8. Tão cedo não se falará disso. Alguém aí falou que tinha que ser empregada avionica Thales. Eu sou instrutor de ATR72-600, que usa essa avionica, e digo que a avionica Thales é uma bosta. Os franceses, para serem anti americanos, querem reinventar a roda. Ainda bem que não é somente eu que acha isto….pegou bem em Cel…. Grande abraço” É quem conhece …. conhece.… Read more »
AEL/Elbit
http://www.aereo.jor.br/2009/04/17/com-modernizacao-bandeirantes-ganharao-mais-25-anos/
Interessante, creio que acrescenta ao tópico:
http://www.defenseindustrydaily.com/brazils-maritime-patrol-aircraft-023994/
[OFF-TOPIC]:
http://www.flightglobal.com/news/articles/brazil-signs-for-three-sar-roled-c295s-402064/
Aos colegas, uma pergunta.
A “família” C-295 é tão ruim, que nenhum dos colegas acima citou a versão marítima para o nosso litoral?
Pergunta de quem aprender, conhecer mais sobre o assunto.
Eber, acho que o motivo é que o C-295 é uma aeronave menor que o P-3 e sua autonomia é bem menor que o Orion, coisa que é muito importante nesse tipo de missão.
A capacidade de atingir o paralelo 10 (é isso?), limite Este da nossa área de responsabilidade de busca, foi um dos critérios críticos.