Pentágono: ‘não faz sentido reviver projeto de motor alternativo para o F-35’

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Mas o Senado não pensa assim

 

F135 CTOL cutaway - imagem Pratt & Whitney

O Programa de motor da Pratt & Whitney “está 90% desenvolvido e por mais que nós gostaríamos de ter fontes competitivas em cada programa, isso não faria sentido neste momento para reviver um projeto antigo de outro motor para o F-35 “, disse o coronel do Exército Steve Warren, em comunicado.

O Pentágono encerrou em 2011 um esforço de 14 anos da GE para desenvolver um outro motor, orçado em 68.600 milhões dólares.

NOTA: o painel do Senado norte-americano na semana passada informou no relatório sobre o orçamento para o ano fiscal de 2015 que os líderes do Pentágono devem “reavaliar o valor” da retomada de alternativa aos motores P&W porque eles têm “enfrentado numerosos problemas, incluindo a falha de uma válvula de admissão de óleo e incêndio antes da decolagem”, que em junho que causou o groudeamento de 97 jatos.

NOTA: o relatório do Comitê informa que se o programa do motor alternativo tivesse continuado após 2011, a “competição teria incentivado a Pratt e Whitney a encontrar métodos criativos para fazer os custos baixarem e garantir a entrega de um produto de alta qualidade”.

FONTE: Bloomberg (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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