Aero Vodochody apresenta o treinador a jato L-39NG
Empresa pretende apresentar protótipo em 2016 e iniciar entregas em 2018
–
Em nota divulgada na quarta-feira, 16 de julho, a empresa aeronáutica tcheca Aero Vodochody apresentou a nova geração do treinador a jato L-39 produzido desde a década de 1960, denominada agora L-39NG. O novo modelo da aeronave incorpora características avançadas para as necessidades do século XXI, como o motor Williams International FJ44-4M, leve e eficiente quanto ao consumo de combustível, proporcionando mais velocidade, alcance e autonomia (estas últimas aprimoradas também devido à nova asa “molhada”, ou seja, com combustível internamente), além de painel modular com telas digitais (glass cockpit) e novos materiais que reduzem o peso e aumentam o tempo de serviço da célula.
Essas características se somam a outras que já eram apresentadas pelo L-39 Albatros original, como a manobrabilidade, facilidade de manutenção e projeto robusto, comprovadas em mais de 5 milhões de horas de voo, várias das quais em condições climáticas extremas. A empresa espera atender a um mercado que deverá dar baixa em cerca de 60% da frota mundial, ao longo dos próximos 15 anos, desde jatos L-39 originais até outros modelos.
A Aero Vodochody pretende apresentar o protótipo do L-39 NG em 2016 e começar as entregas da aeronave em 2018. O programa foi anunciado neste ano pela empresa.
FONTE / IMAGEM: Aero Vodochody (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: