Nas fotos divulgadas no Twitter, o “mockup” do Saab Gripen E exposto no tradicional Farnborough International Airshow, que ocorrerá de 14 a 20 de julho, em Hampshire, na Inglaterra. O Gripen E é apresentado com uma camuflagem digital e armado com 5 mísseis Meteor.
Eis aí nosso futuro “bicudo”, nossa espinha dorsal de com
bate e defesa aérea……………
Tomara mesmo que os custos de hora/voo sejam menos proibitivos, tal qual é o preço dos atuais eurocanards Rafale e Typhoon………… ou então a função diária de treinamento vai ficar ainda mais complicada de ser realizada.
Ficou diferente. A parte de trás da carlinga é unida á fuselagem como no F-5.
A camuflagem é linda.
Clésio Luiz
Visitante
10 anos atrás
Além do que o Vader disse, tem um volume à frente de cada canard e me parece que o pilone do casulo está deslocado mais para o lado.
Alguém consegue perceber mais alguma diferença?
Darkman
Visitante
10 anos atrás
Caro Vader,
Concordo contigo neste seu comentário a camuflagem deveria ser esta que está nesta exposição.
E Gripen é realmente não só parecido como é um F5 moderno
🙂
Grievous
Visitante
10 anos atrás
As entradas de ar não seriam aumentadas? Essas me parecem iguais às do C
Sei lá, posso até estar falando besteira, mas o Gripen NG ficou com “cara de mau”.
Legal…
Klesson
Visitante
10 anos atrás
Realmente ficou muito bonito
Vader
cara de mau = personalidade
Darkman
O Gripen é muito diferente do F5, apesar do desenho convencional, e, embora seja comparado ao F5, seu desempenho e tecnologias lhe garantem evolução entre os caças 4.5.
Não podemos mais é perder esta chance de desenvolvimento do projeto. Não só desenvolver este como outros, com novas especializações para nossas necessidades.
Reparem também que a carenagem do IRST não cobre parte do windshield como aconteceu com o protótipo do IRST instalado no demonstrador (Gripen Demo). Ou seja, pelo menos no monoposto segue o que estava inicialmente previsto.
Inegável a diferença do Gripen para o F5 caro Klesson. Mas vale ressaltar que ainda falta bastante para o Gripen chegar a um nível superior aos outros vetores como o Super Hornet. Estaremos ainda defasados em relação a outros vetores.
Nick
Visitante
10 anos atrás
Ta ficando “baum”. 🙂
Mas gostaria de um pouco mais de ousadia… As entradas de ar poderiam semelhantes ao do F-35, mas tudo bem.
Mas tem mais fotos, gostaria de ver alguns outros detalhes. 🙂
[]’s
Clésio Luiz
Visitante
10 anos atrás
Outro detalhe óbvio que não está no protótipo NG é a tomada de ar na base da deriva, como no F-20.
Augusto
Visitante
10 anos atrás
A SAAB havia anunciado que haveria um mockup em tamanho real do Gripen E e eu estava ansioso para vê-lo. A única coisa que me desagrada no avião é o seu pequeno tamanho que, consequentemente, o limita em outros aspectos.
“Vader 13 de julho de 2014 at 15:17 Ficou diferente. A parte de trás da carlinga é unida á fuselagem como no F-5.” “Clésio Luiz 13 de julho de 2014 at 15:25 Além do que o Vader disse, tem um volume à frente de cada canard e me parece que o pilone do casulo está deslocado mais para o lado.” Senhores, Cliquei na imagem, vi em tamanho maior e, sinceramente, não encontrei qualquer mudança na parte de trás da carlinga. Olhando com atenção, o pequeno ressalto / corte das versões anteriores, formado pelas duas saídas de ar do sistema de… Read more »
“Guilherme Poggio 13 de julho de 2014 at 19:30
Reparem também que a carenagem do IRST não cobre parte do windshield como aconteceu com o protótipo do IRST instalado no demonstrador (Gripen Demo).”
De fato. Dá a impressão de que ou ocorrerá um rearranjo de instalação dos componentes internos dessa seção ou que o comprimento do nariz do caça tenha sido ligeiramente aumentado para instalar o IRST com mais espaço, sem interferência de sua carenagem no parabrisa. Mas isso é só suposição minha.
alexandre.bagatini
Visitante
10 anos atrás
Vamos esperar que o novo presidente, seja ele quem for, não cancele tudo de novo
Eis aí nosso futuro “bicudo”, nossa espinha dorsal de com
bate e defesa aérea……………
Tomara mesmo que os custos de hora/voo sejam menos proibitivos, tal qual é o preço dos atuais eurocanards Rafale e Typhoon………… ou então a função diária de treinamento vai ficar ainda mais complicada de ser realizada.
abraços
Ficou diferente. A parte de trás da carlinga é unida á fuselagem como no F-5.
A camuflagem é linda.
Além do que o Vader disse, tem um volume à frente de cada canard e me parece que o pilone do casulo está deslocado mais para o lado.
Alguém consegue perceber mais alguma diferença?
Caro Vader,
Concordo contigo neste seu comentário a camuflagem deveria ser esta que está nesta exposição.
E Gripen é realmente não só parecido como é um F5 moderno
🙂
As entradas de ar não seriam aumentadas? Essas me parecem iguais às do C
Sei lá, posso até estar falando besteira, mas o Gripen NG ficou com “cara de mau”.
Legal…
Realmente ficou muito bonito
Vader
cara de mau = personalidade
Darkman
O Gripen é muito diferente do F5, apesar do desenho convencional, e, embora seja comparado ao F5, seu desempenho e tecnologias lhe garantem evolução entre os caças 4.5.
Não podemos mais é perder esta chance de desenvolvimento do projeto. Não só desenvolver este como outros, com novas especializações para nossas necessidades.
Abraços.
E começou a final !!!
Typhoon x A4.
Reparem também que a carenagem do IRST não cobre parte do windshield como aconteceu com o protótipo do IRST instalado no demonstrador (Gripen Demo). Ou seja, pelo menos no monoposto segue o que estava inicialmente previsto.
Comparar com as fotos abaixo.
http://www.aereo.jor.br/2014/04/04/voa-primeiro-gripen-com-irst/
Inegável a diferença do Gripen para o F5 caro Klesson. Mas vale ressaltar que ainda falta bastante para o Gripen chegar a um nível superior aos outros vetores como o Super Hornet. Estaremos ainda defasados em relação a outros vetores.
Ta ficando “baum”. 🙂
Mas gostaria de um pouco mais de ousadia… As entradas de ar poderiam semelhantes ao do F-35, mas tudo bem.
Mas tem mais fotos, gostaria de ver alguns outros detalhes. 🙂
[]’s
Outro detalhe óbvio que não está no protótipo NG é a tomada de ar na base da deriva, como no F-20.
A SAAB havia anunciado que haveria um mockup em tamanho real do Gripen E e eu estava ansioso para vê-lo. A única coisa que me desagrada no avião é o seu pequeno tamanho que, consequentemente, o limita em outros aspectos.
https://www.youtube.com/watch?v=ZVNe80mfI-A
OFF-TOPIC (ou nem tanto):
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2014/07/14/embraer-anuncia-contrato-para-vender-50-jatos-e175-aos-eua-por-us-24-bi.htm
Será que essa aqui é “requentada”, também?
🙂
Sds.
“Vader 13 de julho de 2014 at 15:17 Ficou diferente. A parte de trás da carlinga é unida á fuselagem como no F-5.” “Clésio Luiz 13 de julho de 2014 at 15:25 Além do que o Vader disse, tem um volume à frente de cada canard e me parece que o pilone do casulo está deslocado mais para o lado.” Senhores, Cliquei na imagem, vi em tamanho maior e, sinceramente, não encontrei qualquer mudança na parte de trás da carlinga. Olhando com atenção, o pequeno ressalto / corte das versões anteriores, formado pelas duas saídas de ar do sistema de… Read more »
“Guilherme Poggio 13 de julho de 2014 at 19:30
Reparem também que a carenagem do IRST não cobre parte do windshield como aconteceu com o protótipo do IRST instalado no demonstrador (Gripen Demo).”
De fato. Dá a impressão de que ou ocorrerá um rearranjo de instalação dos componentes internos dessa seção ou que o comprimento do nariz do caça tenha sido ligeiramente aumentado para instalar o IRST com mais espaço, sem interferência de sua carenagem no parabrisa. Mas isso é só suposição minha.
Vamos esperar que o novo presidente, seja ele quem for, não cancele tudo de novo
Gripen NG um F16 melhorado e nada mas.
E precisamos de mais que um “F-16 melhorado”?