Embraer conclui revisão preliminar de projeto do E190-E2
Na terça-feira, 24 de junho, a Embraer informou que concluiu no final de maio a fase de definição conjunta (Joint Definition Phase, ou JDP, na sigla em inglês) do jato E190-E2 com a execução da revisão preliminar do projeto. A Empresa também finalizou os ensaios em túnel de vento do E190-E2, que será o primeiro modelo da segunda geração da família E-Jets de aviões comerciais para o segmento de 70 a 130 assentos, denominada E-Jets E2, planejada para entrar em operação a partir de 2018.
O próximo passo no desenvolvimento do E190-E2 será a revisão crítica do projeto, em que deverá ser comprovada a maturidade do produto, permitindo em seguida o início da fabricação dos protótipos. Além disso, a equipe de engenharia da Embraer já voou o avião virtualmente pela primeira vez, o que permite avaliar as características da aeronave e oferecer aos engenheiros muitas horas de voo virtuais antes mesmo de a aeronave deixar o solo pela primeira vez.
Derivado do E190-E2, o E195-E2, cuja entrada em serviço está programada para 2019, iniciou a fase de definição conjunta em maio de 2014.
Paralelamente a esses desenvolvimentos, a Embraer concluiu os estudos conceituais do E175-E2, que deverá entrar em operação em 2020, dando início aos estudos preliminares e à campanha de ensaios aerodinâmicos em túnel de vento. O modelo E175-E2 terá asa e motor otimizados para o tamanho da aeronave, distintos da configuração adotada para o E190-E2 e o E195-E2.
Com os E-Jets E2, a Embraer reforça o compromisso com a melhoria contínua de sua linha de jatos comerciais e a manutenção da liderança no segmento de aviões a jato de 70 a 130 assentos. Os três novos aviões (E175-E2, E190-E2 e E195-E2) têm motores de última geração da Pratt & Whitney, novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas que resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões de CO2 e do ruído externo em comparação à atual geração de E-Jets.
DIVULGAÇÃO: Embraer (imagens meramente ilustrativas)
VEJA TAMBÉM:
- Air Costa, da Índia, faz pedido firme para 50 E-Jets E2
- Embraer lança ‘E2′, segunda geração de E-Jets, e anuncia contratos e intenções
- Embraer vai renovar seus E-Jets até 2018
- Jatos da Embraer ganham segunda geração
- Embraer deve lançar novo jato durante a Le Bourget 2013
- Novo E-175 deverá voar no ano que vem
- Embraer deve lançar novo jato durante a Le Bourget 2013
- Segunda geração de E-Jets terá aviônica Primus Epic 2 da Honeywell
- Embraer escolhe turbinas da Pratt & Whitney
- O mundo dá voltas: a jato!
[OFF-TOPIC]
Azul recebe primeiro A330:
http://www.flightglobal.com/news/articles/PICTURES-Azul-receives-first-A330-400763/
Espero estar voando-o daqui a dois anos!