Gripen com ESTL - foto3 Saab

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 18 de junho, a Saab informou que seu novo sistema de autoproteção ESTL já realizou seu primeiro voo, o que aconteceu no início de junho, carregado por um caça Gripen.

Segundo a empresa, o ESTL é um sistema de autoproteção para praticamente qualquer aeronave de asa fixa em que ele possa ser instalado, sendo necessária apenas uma interface padrão para mísseis AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM na aeronave. Assim, o equipamento pode ser compartilhado por várias aeronaves de uma frota. Tanto a massa quanto a aerodinâmica são compatíveis com mísseis Sidewinder e AMRAAM, o que simplifica bastante a integração e a certificação.

Conforme o perfil da missão, o ESTL pode ser configurado para diferentes cenários de ameaça, lançando despistadores e alertando contra lançamento de mísseis.

Gripen com ESTL - primeiro voo - foto 2 Saab

O sistema pode lançar flares (despistadores para mísseis guiados por infravermelho) à frente da aeronave, o que, combinadoa sensores de aproximação de mísseis e capacidade opcional de lançamento de chaff (despistadores para mísseis guiados por radar), confere proteção contra os mais novos  mísseis ar-ar e terra-ar, segundo o chefe da unidade de negócios de sistemas de guerra eletrônica da Saab, Carl-Johan Bergholm.

ESTL - esquema - imagem Saab ESTL  em pilone de Gripen foto Saab

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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