Dilma autoriza Aeronáutica a abater aviões hostis durante a Copa
Autorização foi concedida por meio de decreto publicado nesta quinta (12). Medida passa a valer imediatamente e vigora até o dia 17 de julho
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O governo federal publicou nesta quinta-feira (12) no “Diário Oficial da União” um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff que autoriza o comandante da Aeronáutica a abater aeronaves que ameacem a segurança do espaço aéreo brasileiro durante o período da Copa do Mundo.
A possibilidade de o Comando da Aeronáutica autorizar a destruição de aviões considerados hostis está prevista no Código Brasileiro da força armada desde 1986. No entanto, para que o comandante possa exercer essa medida, precisa ser autorizado via decreto pela Presidência da República.
O decreto publicado no “Diário Oficial” começa a valer a partir desta quinta e vigora até depois do final da Copa do Mundo, no dia 17 de julho. O ministro da Defesa, Celso Amorim, também assina a autorização.
FAB na Copa
Cerca de 12,7 mil militares e 77 aeronaves formam a estrutura responsável por garantir a segurança do espaço aéreo do Brasil durante a Copa do Mundo, segundo informações do governo federal.
O plano é semelhante ao de eventos anteriores, como na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), são três zonas de exclusão do espaço nas 12 cidades-sede dos jogos: a área “branca”, reservada, que começa a cerca de 100 km dos estádios; a “amarela”, restrita (12,6 km); e a “vermelha”, proibida (7,2 km).
O Governo Federal investiu, desde 2012, R$ 709 milhões na modernização e no preparo do aparato militar da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
FONTE: G1
NOTA DO EDITOR 1: leia, abaixo, a íntegra do decreto, com data de 11 de junho (clique aqui para acessar original, no site JusBrasil).
Decreto 8265/14 | Decreto nº 8.265, de 11 de junho de 2014
Regulamenta a Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Código Brasileiro de Aeronáutica, no tocante às aeronaves sujeitas à medida de destruição, no período de 12 de junho a 17 de julho de 2014. Ver tópico (3 documentos)
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea a, da Constituição, e tendo em vista o disposto no § 2o do art. 303 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Código Brasileiro de Aeronáutica, DECRETA:
Art. 1o Fica delegada ao Comandante da Aeronáutica a competência de que trata o § 2o do art. 303 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Código Brasileiro de Aeronáutica. Ver tópico (1 documento)
Parágrafo único. Portaria do Comandante da Aeronáutica, a ser publicada no prazo de dois dias, contado da data de entrada em vigor deste Decreto, estabelecerá os procedimentos a serem adotados para a hipótese do caput. Ver tópico (1 documento)
Art. 2o O Decreto no 5.144, de 16 de julho de 2004, permanece aplicável para a hipótese nele prevista. Ver tópico
Art. 3o Este Decreto vigorará do dia 12 de junho ao dia 17 de julho de 2014. Ver tópico (1 documento)
Brasília, 11 de junho de 2014; 193o da Independência e 126o da República.
DILMA ROUSSEFF
Celso Luiz Nunes Amorim
Luís Inácio Lucena Adams
Este texto não substitui o publicado no DOU de 12.6.2014
NOTA DO EDITOR 2: leia, abaixo, a portaria do Comandante da Aeronáutica publicada hoje em edição especial do Diário Oficial da União, à qual faz referência o decreto acima (clique aqui para acessar original, no site do DOU)
COMANDO DA AERONÁUTICA GABINETE DO COMANDANTE
PORTARIA Nº 941-T/GC3, DE 12 DE JUNHO DE 2014
Aprova os mecanismos necessários à aplicação da medida de destruição de aeronave a que refere o § 2º do art. 303 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica), em conformidade com o disposto no Decreto nº 8.265, de 11 de junho de 2014.
O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 1º do Decreto nº 8.265, de 11 de junho de 2014, e considerando o que consta do Processo nº 67050.007722/2014-84, resolve:
Art. 1º Aprovar, na forma do parágrafo único do art. 1º do Decreto nº 8.265, de 11 de junho de 2014, os mecanismos necessários à aplicação da medida a que se refere o § 2º do art. 303 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986.
Art. 2º Esta Portaria estabelece os procedimentos a serem seguidos com relação às aeronaves suspeitas ou hostis, levando em conta que possam apresentar ameaça à segurança nacional.
Art. 3º Para fins desta Portaria, é considerada aeronave suspeita aquela que, voando no espaço aéreo brasileiro, se enquadre em uma das seguintes situações:
I – voar no espaço aéreo brasileiro com infração das convenções ou atos internacionais, ou das autorizações para tal fim;
II – adentrar o território nacional, sem plano de voo aprovado;
III – omitir aos órgãos de controle de tráfego aéreo informações necessárias à sua identificação, ou não cumprir as regras ou as determinações do controle de tráfego aéreo ou das autoridades de defesa aeroespacial;
IV – não exibir marcas de nacionalidade, matrícula, bandeira ou insígnia;
V – adentrar sem autorização o espaço aéreo segregado, áreas restritas ou proibidas estabelecidos pelos órgãos de controle de trá fego aéreo;
VI – manter, em voo noturno, as luzes externas apagadas;
VII – sob falsa identidade;
VIII – comportar-se de maneira a deixar dúvidas quanto à intenção de cometer ato hostil;
IX – efetuar manobras que evidenciem a intenção de se evadir do interceptador;
X – estar sequestrada ou sob suspeita de sequestro;
XI – estar furtada ou roubada, ou sob suspeita de furto ou roubo;
XII – interferir no uso do espectro eletromagnético sem a devida autorização; ou
XIII – realizar reconhecimento aéreo ou sensoriamento remoto, sem a devida autorização.
Art. 4º As aeronaves classificadas como suspeitas, nos termos do art. 2º, estarão sujeitas às medidas coercitivas de averiguação,intervenção e persuasão, de forma progressiva e sempre que a medida anterior não obtiver êxito.
§ 1º As medidas de averiguação visam a determinar ou a confirmar a identidade de uma aeronave, ou, ainda, a vigiar o seu comportamento, consistindo na aproximação ostensiva da aeronave de interceptação à aeronave suspeita, com a finalidade de interrogá-la, por intermédio de comunicação via rádio ou sinais visuais convencionados em legislação internacional e de conhecimento obrigatório de todos os aeronavegantes.
§ 2º As medidas de intervenção, que serão executadas após as medidas de averiguação, consistem na determinação à aeronave suspeita para que modifique sua rota com o objetivo de forçar o seu pouso em aeródromo que lhe for determinado, para ser submetida a medidas de controle no solo.
§ 3º As medidas de persuasão, que serão executadas após as medidas de intervenção, consistem no disparo de tiros de aviso, com munição traçante, pela aeronave interceptadora, de maneira que possam ser observados pela tripulação da aeronave suspeita, com o objetivo de persuadi-la a obedecer às ordens transmitidas.
§ 4º Se as medidas coercitivas previstas neste artigo se mostrarem impraticáveis, em razão do contexto e da ameaça, a aeronave será reclassificada como hostil, nos termos do art. 6º.
Art. 5º As medidas referidas no artigo 4º deverão ser executadas por aeronaves de interceptação, com o objetivo de compelir aeronave suspeita a efetuar o pouso em aeródromo que lhe for indicado e ser submetida a medidas de controle de solo pelas autoridades competentes.
Art. 6º Para fins desta Portaria, é considerada aeronave hostil, e estará sujeita à medida de destruição, aquela que se enquadre em, pelo menos, uma das seguintes situações, quando voando no espaço aéreo brasileiro:
I – não cumprir as determinações emanadas das autoridades de defesa aeroespacial, após ter sido classificada como suspeita;
II – atacar, manobrar ou portar-se de maneira a evidenciar uma agressão, colocando-se em condição de ataque a outras aeronaves;
III – atacar ou preparar-se para atacar qualquer instalação militar ou civil ou aglomeração pública;
IV – lançar ou preparar-se para lançar, em território nacional, sem a devida autorização, quaisquer artefatos bélicos ou materiais que possam provocar danos, morte ou destruição; ou
V – lançar paraquedistas, desembarcar tropas ou materiais de uso militar no território nacional, sem a devida autorização.
Art. 7º° A medida de destruição, que somente poderá ser utilizada como último recurso, consiste no emprego de armamento com a finalidade de impedir o prosseguimento do voo da aeronave hostil.
Art. 8º A medida de destruição terá que obedecer às seguintes condições:
I – emprego dos meios aéreos e antiaéreos sob controle operacional do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro – COMDABRA; e
II – registro em gravação das comunicações ou imagens da aplicação dos procedimentos, sempre que possível; e
III – autorização do Comandante da Aeronáutica.
Art. 9º Para os fins desta Portaria, são consideradas aeronaves: aviões de asas fixas ou rotativas, balões, dirigíveis, planadores, ultraleves, aeronaves experimentais, aeromodelos, aeronaves remotamente pilotadas (ARP), asas-delta, parapentes e afins.
Art. 10 Esta Portaria vigorará do dia 12 de junho ao dia 17 de julho de 2014, conforme art. 3º do Decreto nº 8.265, de 11 de junho de 2014.
Ten Brig Ar JUNITI SAITO
É um grande avanço para o SISDABRA, facilitando sobremaneira o trabalho do COMDABRA. Pena que só valha até 17 de julho. Deveria ser permanente.
E finalmente alguém lembrou que a antiaérea existe e seu emprego precisava ser regulamentado em lei. Pena que tem data para vencer…
Cel Nery, diga aos nossos amigos, porque saiu este decreto as pressas, acho que o senhor também sabe porque.
Grande abraço
d
off topic but not too much!!!
http://www.nydailynews.com/news/national/nuclear-capable-russian-bombers-intercepted-50-miles-calif-coast-article-1.1826944
sds
GC
Também fora do tópico.
Memória jogada no lixo:
http://noticias.uol.com.br/album/2014/06/13/fotografo-mostra-cemiterio-de-avioes-da-2-guerra-de-colecionador-nos-eua.htm#fotoNav=15
Juarez, até aonde eu sei é porque o decreto anterior só permitia abater aeronaves ¨em rotas conhecidas de narcotráfico¨, se é que isso existe. Se voce souber de algo diferente nos conte.
Foi às pressas por conta da Copa, a fim de amparar juridicamente as CAAD para lançar um IGLA num maluco que resolva pousar um Aero Boero no estádio.
Vale para o VC1A ?