Acidente com Eurofighter Typhoon espanhol em Morón
Piloto faleceu na queda, ocorrida a um quilômetro da pista da base
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Segundo o jornal espanhol El País, um caça-bombardeiro modelo Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola sofreu um acidente nesta segunda-feira às 14h (hora local da Espanha), próximo à Base Aérea de Morón de la Frontera (Sevilha). O ministério da Defesa da Espanha confirmou que o piloto, um capitão casado e com um filho, faleceu no acidente.
O caça caiu a um quilômetro da pista, quando se aproximava para o pouso, regressando à base após um voo de rotina. Não houve aviso de avarias por parte do piloto. Segundo testemunhas, o caça começou a realizar evoluções quando, repentinamente, mergulhou (picou) e atingiu o solo. Não se viu ejeção do assento. A imagem abaixo foi tirada por uma testemunha, Jorge Gargallo, e divulgada pela BBC News.
Segundo o jornal, trata-se do terceiro acidente com um Eurofighter espanhol (designado C.16 na Espanha) desde 2005. O primeiro foi um com um protótipo e o segundo foi durante um voo de instrução com um militar saudita. O Eurofighter serve, na Espanha, na Ala 11 baseada em Morón e na Ala 14 baseada em Albacete.
FONTE: El País (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
FOTO DO ALTO (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Espanhola
FOTO DE BAIXO (de testemunha do acidente) via BBC News
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O Typhoon está com uma taxa de acidentes na Espanha maior que o F-104.
Não que isso queira dizer que o Delta é menos seguro que o Fazedor de Viúvas, mas não deixa de ser um dado interessante.
E meus pêsames à família do piloto.
Clésio,
Realmente interessante e talvez preocupante, essa informação.
Já houve acidentes com outros operadores do Typhoon?
Claudio Calabria,
O Clésio, pelo que entendi, se referiu à taxa de acidentes que o F-104 teve na Espanha.
Aí, não escapa Hornet, Typhoon, ou qualquer caça que tenha um único acidente em sua história de serviço na Espanha.
Simplesmente porque a taxa de acidentes do F-104 na Espanha foi ZERO… (veja terceiro link da lista ao final da matéria)
Ou seja, desde o primeiro dos três acidentes com Typhoon na Espanha, em 2005, o Typhoon já tem uma taxa de acidentes maior que o F-104 teve por lá…
Se muito me engano, o Starfighter ganhou o apelido de “fazedor de viúvas” na Luftwaffe, em virtude de uma alta taxa de acidentes nos primeiros anos de operação naquela força, o que foi minimizado nos anos seguintes, como atesta o artigo abaixo:
http://www.aereo.jor.br/2009/12/04/por-que-os-starfighter-alemaes-caiam-tanto/
Complementando a postagem anterior:
http://www.aereo.jor.br/2013/10/16/de-cada-tres-f-104-espanhois-um-estava-parado-por-falta-de-pecas/
É um acidente completamente anormal. Provavelmente a análise vai apontar o erro, que neste caso, parece não ter sido do piloto.
O f-104 é um dos piores caças de todos os tempos, verdadeiro lixo. Juntando todos os acidentes do Typhoon em todas as forças não dá a quantidade de acidentes do lixo voador (f-104 garbage) apenas na Alemanha.
Outra da boeing: A Lockheed vai modernizar os f-15 da Arábia Saudita! Acredito que a única esperança da boeing é mais um atraso de f-35 e uma encomenda curta de Silent Eagles. Claro que o Vader lembrou bem do T-x, que pode gerar um bom caça leve, mas, se a orquinha funcionar dentro dos requisitos, vai fechar todas as forças americanas com ela. Quanto aos aviões, mantenho o eagle como melhor que o super lobby porque, apesar do eagle suportar em tese “apenas” 9g, os pilotos já fizeram manobras de ataque em guerra (primeira do golfo) de 12g e com… Read more »
Er, esse coment seu está meio q fora de tópico não? Tem post sobre a Boeing logo abaixo…
http://www.aereo.jor.br/2013/10/16/de-cada-tres-f-104-espanhois-um-estava-parado-por-falta-de-pecas/
O Marcelo Pamplona lembrou muito deste post do F-104 também aqui do PA.
O F-104 voou pouco na Espanha e isso colaborou para que não ocorressem acidentes por lá. Quem não voa, não cai.
Tendo formação técnica, eu não gosto de chamar nada que foi fruto do estudo e trabalho dos outros de lixo. A existência de soluções mais eficientes não torna o seu trabalho em lixo, na minha opinião. Dito isso, eu acho que o F-104 foi sim uma aeronave difícil, mas seus conteporâneos não eram muito diferentes. O Mirage III na FAB teve perdas semelhantes aos do F-104 na Luftwaffe, e nem por isso o delta é uma aeronave ruim; O F-101, por exemplo, tinha um sério problema de controle de arfagem, por causa da cauda em T; O Draken sueco, admirado… Read more »
No tópico, nota oficial da Força Aérea Espanhola. O piloto, capitão Fernando Lluna Carrascosa, de 30 anos (e deixamos aqui nossas condolências à família e aos amigos) tinha mais de 600 horas em Eurofighter. Fallece el piloto del Eurofighter accidentado en la Base Aérea de Morón Un avión de combate Eurofighter perteneciente al Ala 11 de la Base Aérea de Morón de la Frontera (Sevilla) ha sufrido un accidente esta mañana alrededor de las 14:00 horas en su aproximación para aterrizar en dicha base aérea. El piloto, capitán Fernando Lluna Carrascosa, ha fallecido al precipitarse al suelo el caza que… Read more »
Pessoal, o comentário sobre a boeing tá fora do tópico. Era lá na sobrevida do super lobby.
Roberto Santana, como sempre muito polido. Estamos aqui para descordar com respeito, o que você sempre fez. Em meu argumento, utilizo os números da mesma guerra que você mencionou, quanto aos Mig-21 x f-104, e, a quantidade de acidentes destes na própria força aérea paquistanesa.
Entendi corretamente ? Só há desastres com Español ?
http://politica.elpais.com/politica/2014/06/09/actualidad/1402317487_045639.html
Bem Roberto, são pontos de vista. Os Harriers são uma segurança para o USMC, tanto que compraram todo o estoque da Inglaterra. Dentre todas as versões, eu considero todas muito boas, sem momentos ruins apesar de uma taxa de acidentes alta, fruto do seu modo de operação. O USMC simplesmente entende que é uma característica operacional. O Mirage III foi muito bom nas mãos de pilotos israelenses, absolutamente acima da média dos inimigos no T.O. Quando em operação nas republiquetas muçulmanas, os números foram o que foram. No combate entre f-104 x Mig-23 que você mencionou, só estaria em vantagem… Read more »