Belgas enviam RFI para cinco concorrentes à substituição do F-16
Pedido de informações foi enviado para agências estatais responsáveis pelos programas de cinco caças: F-35, F/A-18 Super Hornet, Rafale, Gripen e Eurofighter Typhoon
Segundo reportagem de quarta-feira, 4 de junho, publicada pelo jornal belga Le Vif, o Ministério da Defesa da Bélgica enviou a cinco agências estatais de cinco nações pedidos de informação (RFI – Request for Information) referentes a aviões de combates que poderão substituir os atuais caças F-16 do componente aéreo da defesa do país.
Das cinco agências, duas são dos Estados Unidos, o Joint Program Office (JPO), responsável pelo programa do F-35 Lightning II fabricado pela Lockheed Martin, e o Navy Integrated Program Office (Nipo), do programa F/A-18F Super Hornet da Boeing.
Outras três agências são europeias: a Direction générale de l’Armement (DGA) do Ministério da Defesa Francês, responsável pelo caça Rafale da Dassault, a Swedish Defence and Security Export Agency (FXM), do JAS-39 Gripen da Saab, e o Ministério da Defesa Britânico para o Eurofighter, do consórcio europeu homônimo. As informações foram dadas por um porta-voz da Defesa da Bélgica à agência BELGA.
A publicação do RFI é a primeira etapa de um longo processo de aquisição, que prevê o início de entregas de um novo caça a partir de 2023, quando estão programadas as primeiras baixas dos jatos F-16, conforme chegam ao final da vida útil.
FONTE: Le Vif (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
FOTOS: Componente Aéreo da Defesa da Bélgica
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Por que o F-16E/F também não entrou no páreo? É o cliente ou o fabricante quem escolhe o modelo a entrar na concorrência?
Caro Grievous,
Talvez a LM já tenha entendido que não existirá mais F-16 em produção por volta de 2020. Só F-35.
Na minha opinião vai dar F-35 ou Gripen E.
[]’s
Nick escreveu:
Talvez a LM já tenha entendido que não existirá mais F-16 em produção por volta de 2020. Só F-35.
Bingo!
http://www.aereo.jor.br/2013/12/15/segundo-a-lockheed-producao-do-f-16-vai-ate-2020/
É isso mesmo. Só até 2020. A produção já anda baixa. Na casa de um avião por mês (para quem chegou a produzir 30 por mês)
Grievous, nesse caso quem escolheu a quem pedir informações foi o cliente. Trata-se de um RFI, ou seja, pedido de informações (Request for Information). O potencial cliente está pedindo informações de caças para uma lista que ele selecionou. O que pode acontecer é, na resposta ao RFI o fornecedor sugerir outra aeronave, ou algo do gênero. Mas acho difícil isso no caso da Lockheed Martin, pois o pedido está sendo específico para o F-35, via Joint Program Office, que cuida do Lightning II e não do Fighting Falcon, até onde sei. Por fim, é a oportunidade da França ir à… Read more »
Na torcida para comprarem o “nosso” caça 😀
Considerando o que o Nunão disse, se eles quiserem fabricar sob licença, creio que as chances do F-35 diminuem (puro chute).
Eles poderiam levar o SH. Daqui a pouco podem ficar com a linha de produção toda pra eles! Exclusiva. rs
Lembrei agora, olhando um post mais velho, de uma vantagem interessante da Dassault e que pode ser explorada nessa competição.
A Dassault tem 53,28% das ações da belga SABCA.
http://www.sabca.be/pages/0114/The-SABCA-Group.en.php
“A vast majority of the 2.400.000 shares belong since 1968 to two important players in the aerospace world : the French Dassault Group on one side and the Dutch Stork Group on the other side.”
De qualquer forma, isso não impediu em meados dos anos 70 a vitória do F-16 para ser montado ali.
Eu acho que na onda brochante de “Euro num sei o que” das europas(se der uma analisada na historia é umas das conclusões que se chega, capaz de sair um Eurofighter…
“Joker 5 de junho de 2014 at 19:44 #
capaz de sair um Eurofighter…”
.
.
Pensei q só eu tinha pensado assim… rs
Com a crise q o bloco enfrenta, o dinheiro não pode sair dali..
… Com a crise q o bloco enfrenta, o dinheiro não pode sair dali..
Também acho que a coisa possa estar por aí… Talvez tenhamos uma briga entre os dois delta canards da zona do Euro, os mais caros por sinal!
Olá.
“É isso mesmo. Só até 2020. A produção já anda baixa. Na casa de um avião por mês (para quem chegou a produzir 30 por mês)”.
Acho que estão “matando” o F-16 antes do tempo. O modelo, se “voltasse as origens” poderia ser uma excelente opção para um caça supersônico “pé de boi”. Como é um modelo amortizado, daqui para frente tudo poderia ser lucro. Em fim…
SDS.
Acho que estão “matando” o F-16 antes do tempo.
Caro Mauricio Silva
O dilema da LM é parecido com o problema da Dassault dez anos atrás. O F-16 pode sim concorrer no mesmo mercado do F-35 em um ambiente totalmente desfavorável à venda de caças.
Poggio e Mauricio Silva, De fato podem estar terminando a produção do F-16 um pouco antes do tempo que o mercado ainda o absorveria, pois ele ainda poderia encontrar saída, com algum esforço. Mas estes estão canalizados para o F-35, e não para manter a produção do F-16 por mais um tempinho, coisa para a qual deve ter gente trabalhando, mas longe de ser prioridade na Lockheed Martin, creio eu. Mas vale lembrar que a fabricação do caça já é algo pra lá de longevo, está fazendo 40 anos! Chega uma hora que não dá mais. Ainda assim, é um… Read more »
É isso mesmo, acontece:
“O que pode acontecer é, na resposta ao RFI o fornecedor sugerir outra aeronave, ou algo do gênero.”
Já aconteceu por essas bandas, inclusive…
A escolha é bem simples.
Custo-beneficio= Gripen NG;
Melhor absoluto = Eurofighter;
Propaganda enganosa= orquinha.
Também acho que o F-16 poderia assumir o nicho pé de boi que está ficando vago no ocidente. Fico imaginando se o F-16 já tivesse saído de linha (falta pouco) e os americanos só tivessem o F-35. Será que venderiam para um país como o Iraque? Dado a instabilidade de alguns países, eles teriam a opção de embargar a venda – deixando de ganhar $$$ – ou correr o risco de acabar tendo que enfrentar seu caça top de linha numa das muitas guerras que se metem. Sem o Mirage 2000 e um F-16 básico, quem não tiver grana pra… Read more »
“Fico imaginando se o F-16 já tivesse saído de linha (falta pouco) e os americanos só tivessem o F-35. Será que venderiam para um país como o Iraque?”
Não, tentariam vender o F/A-18 Super Hornet, como tentaram para um país como o Brasil.
Eu sei Nunão, ainda tem o SH, mas este sairá de linha até antes do F-16, se ninguém mais comprar (o que lamento, pois sou fã avião).
O raciocínio que quis propor era sobre a aposta que está se fazendo no F-35, o velho e batido argumento da cesta única para todos os ovos.
Não seria interessante deixar um de seus atuais aviões para cobrir a lacuna do F-5 e MiG-21? O Um F-16 simplificado seria o ideal e poderia vender bem, até para países bagunçados
Então Grievous, concordo contigo.
Mas quando acabar a produção dos F-16 e F-18 ainda restará uma esperança para os que quiserem caças “baratos” de fabricação americana: o AMARG.
http://www.aereo.jor.br/2011/10/05/indonesia-vai-as-compras-no-deserto-do-arizona-em-busca-de-30-cacas-f-16/
Nunão,
Comparar Brasil e Iraque?
O F-35A Lightning II foi oferecido para o Brasil, mas o então Ministro da Defesa, Nelson Jobim, recusou:
““Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”.
Já o Brigadeiro Saito:
“Bem… O Brasil teria uma capacidade dissuasória maravilhosa…”
Certamente vc lembra:
http://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/
Abç.,
Ivan, o Terrível.
Grievous, Vc está alertando para um problema que os fabricantes ocidentais de caça, com exceção talvez da SAAB, insistem em ignorar solenemente. Será que todos os aliados ocidentais terão orçamento suficiente para operar caças de 5ª geração? Será que todas as missões de combate e polícia aérea exigem uma aeronave sofisticada e de alto custo como os novíssimos caças stealth? Uma possibilidade concreta em um futuro não muito distante será os 2 (dois) dos grandes conglomerados de defesa americano apresentarem produtos novos, partindo de plataformas de terceiros, para o mercado de caças leves. Boeing já está mantendo entendimentos com a… Read more »
“Ivan 6 de junho de 2014 at 18:04” Sim, Ivan, eu lembro, rsrsrs Mas meu comentário tem que ser visto no contexto da resposta ao Grievous, sobre ter opção a ser oferecida ao F-16 e ao F-35, e ela se chama F-18. Só isso. Ao menos enquanto durar a linha do caça. E não faltam concorrências por aí onde o F-18 participa, e contra o próprio F-35. Longe de mim comparar Brasil com Iraque. Afinal, não fomos invadidos pelos EUA, embora não falte gente, por um lado, que sonhe com isso ou que, por outro, tenha pesadelos com isso. 🙂… Read more »
Nem eu… 🙂
Prezado Ivan,
“Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”.
Na verdade o F-35 não foi oferecido pela Locheed…
Não me pergunte a fonte, pq não direi…