Teste de novo jato da Bombardier é interrompido após falha
Novo CSeries sofreu um “incidente de motor” enquanto estava estacionado durante testes de manutenção
O novo jato CSeries da Bombardier sofreu um “incidente de motor” enquanto estava estacionado durante testes de manutenção, o que fez com que a companhia tivesse que interromper voos de teste, em mais um revés para sua entrada no mercado de jatos menores.
A Bombardier disse nesta sexta-feira que está investigando o incidente com as autoridades e a fabricante de motores Pratt & Whitney, uma unidade da United Technologies.
“A Pratt & Whitney está trabalhando de perto com a Bombardier para entender o incidente. Não há mais detalhes”, disse a porta-voz da Pratt & Whitney Sara Banda em comunicado.
A Bombardier está gastando bilhões para desenvolver o CSeries, um jato de menor porte destinado a competir com os aviões menores de passageiros da Boeing e da Airbus. A empresa revelou o avião mais de um ano atrás com expectativa, mas está tendo dificuldades com atrasos.
Em janeiro, a Bombardier atrasou a data de lançamento do CSeries para a segunda metade de 2015. A empresa esperava originalmente o lançamento para o fim de 2013.
FONTE: Exame
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Olá.
Parece que os cronogramas dos novos aviões estão sendo feito pelo pessoal de marketing em vez de engenheiros. Por mais que seja o foco, uma empresa não pode “somente jogar para o mercado”. E dois mais dois dá quatro, não adianta dizer que é “perto de três”.
SDS.
Novos motores, novos problemas.
Estão usando grande quantidade de compósitos nas pás dos ventiladores: parte frontal em titânio, com o restante em material composto. As carcaças, idem: alumínio e compósitos. As saídas dos motores utilizarão cerâmicas em grandes quantidades. Além de uso de caixa de engrenagens que serão submetidas a grandes pressões.
Na minha modesta opinião o CSeries está pagando o mesmo preço do Dreamliner. São muitas inovações ao mesmo tempo em uma aeronave comercial.
Se e quando as tecnologias desses aviões estiverem maduras, tornar-se-ão referência no mercado. Mas até lá o caminho tende a ser árduo.
https://www.youtube.com/watch?v=S1ahHWXGx5Y
E do desenho para a realidade
https://www.youtube.com/watch?v=sv5C5I67SNA
Olá Poggio. Mais ou menos… Toda tecnologia tem seu tempo de maturação/implementação. Boas idéias podem (ou não) virar boas tecnologias. O problema é que o tempo de maturação é sempre uma incógnita. Pode ser curto, pode ser extremamente longo, pode ser inviável (pelo menos no atual horizonte). Exemplo clássico: reator de fusão nuclear. Apregoado como a solução definitiva para a geração de energia elétrica (na teoria) até o momento não foi implementado de forma funcional/massificada. E tal “produto” já está sendo previsto desde a década de 1940. O uso de materiais compostos de alta resistência e baixo peso não é… Read more »
E a culpa é da engenharia, que não conseguiu implementar um projeto que ficou tão lindo e realista na simulação gráfica.
Caro Mauricio Silva
Acredito que se você jogar esta frase no google ele retornará com a seguinte pergunta: “você quis dizer F-35”
Off Topic interessante e importante
TAM vai comprar 20 jatos para aviação regional
http://www.valor.com.br/empresas/3571076/tam-vai-comprar-20-jatos-para-aviacao-regional
O modelo de negócio da TAM e GOL já esgotou. Os Cueto já se arrependeram da compra da TAM. Agora as duas estão de olho no mercado regional, para concorrer com a Azul. Acho difícil se darem bem. A Azul atende 103 destinos, contra pouco mais de 35/40 das duas, TAM e GOL. A TAM já andou rondando a Passaredo, para compra-la.
Concordo com o Rinaldo Ney.
Aliás é um prazer ver quase todos os dias os ATR-72-600 sobrevoando Vera Cruz; onde moro, cidade vizinha a Marília; em que trabalho.
Inclusive programando uma ida à Campinas para que meu filho conheça o “meio aéreo”.
NE-RY