Força Aérea Argentina celebra o voo de quatro novos pilotos de A-4AR
Cerimônia realizada em 8 de maio, à qual compareceu a cúpula de brigadeiros da FAA, celebrou o voo solo no A-4AR de três pilotos argentinos e um espanhol
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Na manhã de 8 de maio, nas instalações da V Brigada Aérea de Villa Reynolds (província de San Luis – Argentina), foi realizada a cerimônia de voo solo em aeronaves de combate, correspondente ao curso básico operacional, para quatro novos pilotos do sistema de armas A-4AR da Força Aérea Argentina (FAA).
A cerimônia foi presidida pelo chefe do Estado Maior da Força Aérea Argentina, brigadeiro general VGM* Mario Miguel Callejo, que recebeu a escolta de dois A-4AR em sua chegada à unidade, em um Lear Jet. Também estiveram presentes o comandante de Adestramento e Alistamento, brigadeiro VGM Mario Roca, o chefe da V Brigada, brigadeiro Andrés Bellocq, além da cúpula de brigadeiros da FAA e os comodoros chefes de unidades.
Como um dos pilotos formados é de nacionalidade espanhola, a banda de música da brigada interpretou tanto as estrofes do Hino Nacional Argentino quanto do Espanhol. Os jovens pilotos agora são considerados “halcones”. O capelão da unidade benzeu as “bolachas” do Grupo 5 de Caça e lenços recebidos pelos pilotos.
O piloto espanhol é o capitão da Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) Alvaro Garcia Galán, e os três pilotos argentinos são os primeiros tenentes Gustavo Haplce, Juan Guinle e Pablo Keilis.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
*NOTA DO EDITOR 1: VGM significa “Veterano de la Guerra de Malvinas” (Veterano da Guerra das Malvinas)
NOTA DO EDITOR 2: a imagem do alto é meramente ilustrativa. As demais são da cerimônia de 8 de maio.
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Esta barba está fora do padrão. Anota este elemento com um FO.
Nos estamos mal das canetas, mas este pessoal está no fundo do poço mesmo.
Caro Colombelli, trata-se justamente do espanhol.
Vendo a foto do capelão (padre?) benzendo, eu lembrei dessa cerimônia de entrega dos Su-35:
http://dementievskiy.livejournal.com/298383.html
Tem uma padre benzendo o Su-35 na penúltima foto.
Na sexta foto de cima pra baixo, fica evidente o porque de o Flanker não se preocupar com uma rampa tampando a tomada de ar como o MiG-29 (ele usa uma grade vazada como proteção). Apesar da tomada de ar ventral, a altura desta para o solo é semelhante a do F-15, que tem tomada de ar lateral.
Das 36 aeronaves, a última informação é que somente 12 estão com capacidade de operar.
Fundo do poço geral.
Aviões velhos, a maioria parada, falta de dinheiro para manutenção e horas de voo.
Piloto barbudo e gordo.
Tá ruim pra eles, a Força Aérea deles está em extinção.
De uma maneira geral, o que foi que fizeram com a Argentina? Outrora “Europa” da AL, hoje vive na penúria, ruas sujas, sistema de transportes decadente, recionamento de energia, forças armadas sucateadas.
Deus Salve a Argentina!
“ruas sujas, sistema de transportes decadente, recionamento de energia, forças armadas sucateadas…” E o Brasil esta melhor aonde???
rsrsrs!!!
O que é Brigadeiro ¨VGM¨?
A Argentina é, realmente, um País bem católico. Antigamente, era religião oficial nas FFAA argentinas. Para ser oficial, tinha que ser católico.
O A-4AR é um bom avião. Pena que estão sucateado o que sobrou de bom. Tanta pompa para formar 4 pilotos, sendo um estrangeiro. Imaginem se aqui fosse assim…
Mas, de qualquer forma, parabéns à FAA!
Prezado Rinaldo.
Tentei descobrir quando traduzia e editava o texto original mas, na pressa, desisti.
Mas fiz nova tentativa agora e consegui.
E gostei do resultado:
VGM = Veterano de la Guerra de Malvinas.
Vale colocar agora um asterisco no texto!
Quanto à pompa, acho que é o que segura as pontas (com o perdão da rima…) Periodicamente entro no site da Força Aérea Argentina em busca de alguma notícia como esta, mas a imensa maioria é de cerimônias, de pessoal marchando, homenageando etc. Pouquíssima atividade operativa pra mostrar. O site da Força Aérea do Chile também passou a caminhar nesse sentido desde aquele grande terremoto / tsunami de 2010. Antes, havia muita notícia operativa. Depois, muita marcha, celebração, condecorações, visitas de escolas, aniversários de unidades, ajuda humanitária e desfiles, com uma ou outra exceção de notícias sobre a aviação de… Read more »
Não é uma situação para tripudiar. Mas tá muito ruim mesmo.
Imagine treinar missões ar-ar em A4… o que a nossa Marinha vai fazer, claro, mas com intenção de desenvolver o Sea Gripen posteriormente. Los argentinos não têm perspectivas.
Os sucessivos governos argentinos fizeram uma limpa nos Alto Comandos das tres Forças, e, hoje, os Brigadeiros argentinos são bem jovens, comparados com os nossos.
Lembro de uma visita do Comandante da FAA à BAAN, em 2007, Brig Rhode (piloto de DAGGER nas Malvinas), que caiu logo depois que voltou a Buenos Aires, por conta de tráfico de drogas em Ezeiza. Ele não estava envolvido, mas caiu como responsável. Com ele, cairam um monte.
Então, pelo jeito, boa parte dos brigadeiros da ativa já deve ser pessoal mais moderno que os “VGM”.
De fato os espanhóis são talvez os únicos ocidentais que usam barba. Ainda assim vai levar o um FO negativo ( fato observado). Fica muito estranho e a aparência não é das melhores. Nunão, tocou em um ponto que há muito estava bem saliente. A completa falta de informações sobre operações e treinamentos operacionais nas demais Forças Aéreas da AL. Também dava uma especulada nos sites e até mesmo a FACH sempre teve pouca coisa perto da FAB ao que me pareceu. A situação é feia mesmo lá. A marinha não tem perspectiva de renovação e esta com meios em… Read more »
Soldados Alemães e Italianos também usam barba especialmente lá no Afeganistão.
Soldat, em campo vale tudo ainda mais em uma área onde uma barba pode valer a vida.
Mas aqui se o sujeito entra em uma OM com uma barba destas vai ter que fazer ela “a seco” como certa feita vi o aluno Rabelo (acabou desistindo co curso) fazer a comando do sargento instrutor R. Flávio. Uma experiência assaz dolorosa, tanto que lhe corriam lágrimas dos olhos.
Roberto,
Lembrando que na FAB ainda se faz a benção de aeronaves. Certamente com muito menos pompa do que a forma que você descreve mas, ainda assim, se faz.
http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/21263/i14516142808141829.jpg
“O dia também contou com a “Benção das Aeronaves” realizada pelo Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, da Academia da Força Aérea. Na benção, estiveram presentes todos os militares que compõem o efetivo da Esquadrilha da Fumaça, prestigiando o momento solene de reflexão dos 62 anos de história do Esquadrão.”
http://fab.mil.br/noticias/mostra/18697/ANIVERS%C3%81RIO—Esquadrilha-da-Fuma%C3%A7a-completa-62-anos-de-demonstra%C3%A7%C3%B5es-no-Brasil-e-no-Mundo
Lá na Rússia também se faz isso. Vejam essa cerimônia de entrega do Su-35:
http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=225412&d=1392248038
Com relação a barba, lembre-me de uma do squadron leader Nigel Ward, piloto de Sea Harrier no conflito das Falklands/Malvinas:
http://www.aereo.jor.br/2010/04/28/combates-aereos-sobre-as-malvinas-1/
Mas, como o Colombeli disse, na guerra vale tudo.