Comandante do GEIV confirma contrato para a compra de jatos Legacy 500
Discurso ocorreu no último dia 9, durante a celebração dos 41 anos da unidade
–
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) comemorou na última sexta-feira (09/05) seu aniversário de 41 anos. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho. Nesses 41 anos de atividade, o GEIV teve à disposição equipamentos modernos e capazes de cumprir sua missão. Além disso, o aumento do volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional vem impulsionando a evolução da atividade de inspeção em voo.
Durante a cerimônia, foram homenageados os ex-comandantes do GEIV. Em seguida, o Suboficial Básico em Mecânica de Aeronaves Alexandre Gomes da Silva e o Cabo Jair Gregório Reis (da mesma especialidade) receberam do Diretor-Geral do DECEA os prêmios de graduado e praça padrão de 2013, respectivamente. A medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho ao Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, comandante do GEIV.
Em seu discurso, o Tenente-Coronel Miguel citou as atuais ações do GEIV, como a recente assinatura do contrato do Comando da Aeronáutica e a Embraer, que beneficia a Unidade com as modernas aeronaves Legacy 500, proporcionando um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil.
Novos desafios apresentam-se constantemente, o que leva o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo assim a crescente demanda dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. Tanto é que, para a Copa do Mundo de 2014, o GEIV modificou sua dinâmica no planejamento das missões especiais e disponibilizou auxílios para garantir a operacionalidade dos centros de operações militares durante o evento.
“Face à implantação do Projeto Sirius, o GEIV, com seus novos vetores, será de fundamental importância para a verificação e a consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA”, finalizou o Tenente-Coronel Miguel, parabenizando todos os integrantes do GEIV pelo aniversário.
VEJA TAMBÉM:
Boa compra, que renovem todos nossos vetores que estão no final de suas vidas úteis.
FAB renovando vetores de cabo a rabo.
Já tive o prazer de estar numa aeronave do GEIV, muito legal. Agora com Legact 500 então 😉
Não vejo motivo p/ tanta alegria. Além do aspecto legal, da falta de concorrência, ausência de licitação, passa a ideia de falta de transparência, E a aeronave em sí tb não ajuda, teve o desenvolvimento atribulado, um ano inteiro de atraso justamente por algo que é central em aeronaves de inspeção a auxílio a navegação, manobridade em baixa altitude e a baixa velocidade; o FCS. Além do que é uma aeronave mto nova, pouco voada, então carece de massa crítica a respeito de seu comportamento cinemático. Até parece que se busca aprovação, uma chancela, um selo, não parece nem um… Read more »